Turismo em Minas Gerais | Grão Mogol

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 15/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Casa da Cultura

O casarão de mais de 200 anos está sendo reformado para se tornar a casa de cultura de Grão Mogol. Construindo assim um espaço que reúna a pluralidade étnica do Município de Grão Mogol, do/no norte de minas, por meio das expressões como imagens, a música, vestimentas características, artefatos históricos e outros mais sinais identitários/diacríticos é o objetivo da Prefeitura Municipal de Grão Mogol por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.A casa de cultura de Grão Mogol está circunscrita para ser um espaço expressivo da cultura local, divulgando por meio das artes todo o conteúdo histórico e atual. Este projeto pretende-se enquadrar num acesso a um público variado o patrimônio material e imaterial da cidade da cidade e região. Existirá um espaço para exposições visuais, demonstrações de artes cênicas, e exposições de áudio-vídeo, podendo assim resgatar e expressar a cultura local de múltiplas formas. O local reservado para o teatro e cinema servirá para as apresentações de grupo de teatro e dança da cidade e das regiões vizinhas, além de servir como área para transmissão de vários filmes culturais. Neste local poderão funcionar também para realização de seminários, palestras, cursos, encontros, etc. A exposição de artefatos históricos da região é também um dos objetivos, neste espaço serão resguardados os principais objetos e documentos antigos que retratam a história de Grão Mogol. Também servirá como área de exposição artístico-cultural de vários artistas locais e regionais. A população e os turistas poderão visitar este espaço conforme agendamento de visitas. A área de dança e música servirá como local para ministrar as aulas de coreografia e músicas para a população, disseminando conhecimentos e proporcionando uma movimentação cultural para centenas de pessoas. Na parte baixa da casa existirá uma Biblioteca com serviços de café e acesso computadores: Este local será reservado para o publico de leitores interessados nas mais diversas obras bibliográficas (inclusive digitalizadas) e pela busca em adquirir novos conhecimentos. O cibercafé complementará os serviços oferecidos não só pela Biblioteca, como também os outros setores existentes na casa. Visitantes da casa de cultura terão acesso simultâneo à cultura, lazer e conhecimentos, proporcionando um ambiente acolhedor. Na estrutura da edificação serão mantidas as paredes de pedras, o telhado colonial, piso de madeira, janelas e portas de madeira, porão secreto para visitação.O lugar já foi colégio, enfermaria e hoje será transformado em um espaço cultural de uso da população e dos turistas que retrata perfeitamente o passado histórico de Grão Mogol.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Rua Hilário Marinho, 91 - Centro

    CEP 39.570-000 - Grão Mogol - MG

  • Pontos de Referência

    A partir da Secretaria de Turismo, segue pela rua Cristiano Relo, continua seguindo reto até a rua Hilário Marinho até chegar ao nº 91, pouco antes do Presépio Maos de Deus

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    No atrativo podem ser realizadas atividades como pesquisa histórico- cultural, escolar, aulas de dança, de musica, de teatro, apresentações culturais e a observação do bem cultural.

  • Acessibilidade