Turismo em Minas Gerais | Itabirito

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 17/01/2022

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Capela de São Gonçalo do Monte

Construída no século XVIII, na época de exploração do ouro. A Igreja de São Gonçalo do Monte é pequena, simples, porém de grande significado histórico. Anexo à Igreja há um antigo cemitério. A igreja estava em estado de ruínas, até que no ano de 2011 a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem iniciou um processo de reforma, que posteriormente foi transferida a responsabilidade à Paróquia de São Sebastião. A igreja recebeu pisos de mármore, reboco em cimento e telhas novas, além de acréscimo de instalações sanitárias, o que descaracterizou um pouco o seu estilo original, mas o resguardou de ruir por completo. Atualmente a Igreja de São Gonçalo do Monte e seu pequeno acervo estão sob a guarda da Paróquia de São Sebastião. Todo segundo domingo do mês é realizado missa no horário de 15:00 às 17:00. Hoje só há um túmulo em todo o cemitério, datado de 1956. Segundo o ex-pároco, padre Edmar José da Silva: "A igreja de São Gonçalo do Monte é datada de 1720, completos então 300 anos de existência, e o primeiro batizado realizado neste templo foi em 1721. Só por causa da sua importância histórica, já merecia esta atenção especial. Mas além disso, é um local sagrado que estava deteriorado pelo tempo e que faz parte da experiência de fé de muitas pessoas”, disse.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Praça da Matriz, s/n - Distrito de São Gonçalo do Monte

    CEP 35.452-000 - Itabirito - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo do ponto zero, Praça da Estação, seguir pela Rua Raul Soares e cruzar a linha férrea. Continuar pela Rua João Pinheiro até o semáforo. Permanecer na Rua João Pinheiro até o Bairro Novo Itabirito, virar á esquerda na Rua Laudicena Silva de Oliveira, virar à direita na Avenida Tiradentes, à esquerda na Rua Manoel Bandeira, à direita na Rua Érico Veríssimo, à direita no Condomínio Caquende, e entrar em estrada não-pavimentada (única) e seguir direto para São Gonçalo do Monte.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    A capela permanece fechada durante os dias de semana e o sábado. Aos domingos, abre para a realização de Celebração da Palavra ou Missa conforme a programação da Paróquia de São Sebastião. A visitação ao seu exterior pode ser feita 24h.

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Missas: 1°, 3°, 4° e (5° se houver) domingo Celebração da Palavra: 15h 2° domingo Missa: 15h

  • Acessibilidade