Turismo em Minas Gerais | Itacarambi

Gruta do Janelão

A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    BR 135, Km 155 - Comunidade do Fabião I

    CEP 39.470-000 - Itacarambi - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo do futuro Centro de apoio ao Visitante Janelão (antiga fazenda Terra Brava) localizada a aproximadamente 36 km de Itacarambi, são cerca de 500 metros por uma trilha na floresta até o sítio arqueológico próximo a entrada da Gruta do Janelão, onde poderemos apreciar um pouco da arte rupestres do Vale do Peruaçu, daí seguiremos até o mirante na entrada da Gruta de onde veremos o grande portal de entrada da caverna com aproximadamente 100m de altura, em seguida caminharemos por uma trilha no interior da caverna com alguns trechos íngremes, o tempo todo iluminada por grandes claraboias (aberturas que permitem a entrada de luz) no teto, até o segundo mirante da gruta de onde veremos os grandes espeleotemas (formações rochosas) e seus diversos contrastes de cores, formas e tamanhos.Continuaremos pela trilha até e primeira travessia do rio Peruaçu, seguiremos margeando o rio até a segunda e terceira travessia e faremos nossa ultima parada na prainha do Buraco dos Macacos onde avistaremos a Perna da Bailarina, considerada a maior estalactite do mundo. Em seguida retornaremos pelo mesmo caminho.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Contemplação da caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

  • Acessibilidade