Turismo em Minas Gerais | Itacarambi

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 23/02/2021

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu

A UC insere-se na Bacia do Peruaçu, a qual delimita os limites da APA Cavernas do Peruaçu, vizinha em sua porção leste. O Parque tem como principal corpo d’água o Rio Peruaçu, cujo leito principal o atravessa no sentido Noroeste-Sudeste, bem como seus braços. É importante relevar a extremidade Sudeste, às margens do Rio São Francisco, onde localiza-se a comunidade Retiro. O relevo apresenta uma variedade de formações, com regiões de campo limpo ou pastagem cultivada próximos a encostas, cavernas e margens dos corpos d’água presentes na UC. Isso requer o uso de diferentes técnicas de combate às vezes em uma área relativamente pequena. Criado há apenas seis anos, o Parque conta com seus trâmites de regularização fundiária em andamento, embora ainda longe de uma solução. Levantamento constante no Plano de Manejo indica que toda a área do PNCP e seu entorno imediato são de domínio privado. A existência de moradores sem comprovação de propriedade da terra bem como a presença de invasores na área do Parque torna a situação fundiária problemática – embora a relação entre equipe de administração e proprietários dentro e circunvizinhos à UC seja pacífica. Estes não manifestam retaliações graves ao Ibama, o que caracteriza uma situação estável e que pouco obstrui a rotina da Unidade. Há um grande número de pequenas propriedades rurais no limite próximo do PNCP, bem como latifúndios e uma terra indígena. Todos estes atores utilizam o fogo em alguma etapa de sua produção rural, em razão de uma cultura já tradicional dessa técnica de manejo agrícola. Garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional; - proteger e preservar as cavernas e demais formações cársticas, sítios arqueopaleontológicos; - proteger a cobertura vegetal e a fauna silvestre; - disciplinar o processo de ocupação; - assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Rodovia MGt 135, km 155, Comunidade de Fabião I, -

    CEP 39.480-000 - Itacarambi - MG

  • Pontos de Referência

    A UC situa-se entre as coordenadas geográficas 14º54’ e 15º15’S / 44º03’ e 44º22’W. Por transporte terrestre, o PNCP localiza-se a 45km de Januária, 42km de São João das Missões e aproximadamente 400km de Brasília. Por via aérea, há vôos regionais para Montes Claros (a 210km do Parque) e vôos internacionais para Belo Horizonte (650km). De maneira geral, o Parque apresenta boas condições de acessibilidade, por meio de estradas pavimentadas.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Atividades de educação ambiental vinculadas ao ensino formal a UC Atividades interpretativas/educativas oferecidas aos visitantes Campanha de educação ambiental para usuários dos recursos naturais Campanha de educação ambiental no entorno Outros programa de educação ambiental

  • Acessibilidade