Turismo em Minas Gerais | Itacarambi

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 23/02/2021

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal. A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais. O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego.

Ver mais

  • Localização

    Rururbana

    BR 135, Km 155 - Comunidade do Fabião I

    CEP 39.447-000 - Itacarambi - MG

  • Pontos de Referência

    O acesso até a entrada do Parque pode ser feito de ônibus ou carro, sendo que para acessar os roteiros do Parque é necessário veículo motorizado, próprio ou alugado. - De avião O aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há vôos regulares partindo do Aeroporto de Confins para Montes Claros, sendo que a partir de lá, é possível ir de ônibus de linha até Januária ou Itacarambi. - De ônibus É possível chegar a Januária ou Itacarambi, vindo de Brasília, Belo Horizonte ou Montes Claros. - De carro A sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, km 155. Partindo de Itacarambi, são 15 km.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode ser visitado de segunda a domingo, de 8 às 18 horas, sendo que por motivos de segurança, a entrada nos atrativos é permitida até as 15 horas, e sempre com guia.

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres e, nas proximidades, localiza-se a Reserva Indígena Xacriabá. trilha Caminho da Gruta do Janelão;Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio;Caminho da Lapa do Caminho da Lapa dos Desenhos boquete;Caminho da Lapa do Rezar;Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio.Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

  • Acessibilidade