Turismo em Minas Gerais | Itamonte

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 19/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Parque Nacional do Itatiaia

O primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937, está situado na Serra da Mantiqueira e abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais. Com mais de 30 mil hectares, chega próximo a divisa com São Paulo. Dividido em Parte Baixa e Planalto (Parte Alta), o Parque é um dos destinos mais procurados por praticantes de trekking e montanhismo, já que é caracterizado por montanhas e elevações rochosas com altitude variando de 600 a 2.791m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro. Já a parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho, além do Centro de Visitantes, o Mirante do Último Adeus e os Três Picos.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Parque Nacional do Itatiaia, - Centro

    CEP 27.580-000 - Itamonte - MG

  • Pontos de Referência

    O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Na região Sul Fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) abrange municípios de Itatiaia e Resende. Já no sul de Minas Gerais, abrange parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas. Situa-se geograficamente entre os paralelos 22º19' e 22º45' latitude sul e os medianos 44º15' e 44º50' de longitude W.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    E na parte alta, o horário para ingresso é das 07h00 às 14h00. A permanência estende-se até às 17h00, impreterivelmente.

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Paga

    25,00

  • Atividades Realizadas

    Caminhada, escalada, banhos de cachoeira, contemplação: Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Cachoeira do Aiuruoca, Pedra do Altar.

  • Acessibilidade