Turismo em Minas Gerais | Januária

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 05/04/2021

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros

Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros foi criado através do Decreto nº 43.910 de 05 de novembro de 2004 e está localizado no interior da Área de Proteção Ambiental Pandeiros, no município de Januária. Possui uma área de 6.102,7526 hectares de Cerrado e de Mata Seca, num perímetro de 79.356,12 m, destinado à unidade de conservação de Proteção Integral, conforme definido pelo SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Tem como objetivo proteger e conservar a Ictiofauna da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais como um todo, e em especial na região considerada e contribuir na proteção do rio Pandeiros, de sua área alagável e lagoas marginais, bem como das espécies migradoras no trecho da bacia delimitado pelas barragens de Três Marias, no Estado de Minas Gerais e Sobradinho, no Estado da Bahia. Patrimônio natural O Refúgio Pandeiros tem a maior porção da sua área inserida predominantemente no bioma Cerrado, apesar de conter no seu interior fragmentos de Mata Seca, caracterizado pelo complexo de vegetação da floresta estacional decidual, caatinga arbórea, caatinga arbustiva arbórea, caatinga hiperxerófila, florestas associadas com afloramentos cársticos e outros, mata ciliar, vazante e seus estágios sucessionais. Porém, destaca-se como principal expressão do seu valor natural e ambiental o “Pantanal Mineiro” e ou Pântano de Pandeiros, com extensas áreas alagadas tidas como um berçário natural, responsável pela reprodução de aproximadamente 70% dos peixes do rio São Francisco, além, de abrigar no seu emaranhado de belas lagoas, uma enorme diversidade de aves, anfíbios, repteis e mamíferos. A unidade de conservação abriga ainda três belas cachoeiras, localizadas seqüencialmente próximas a sede administrativa da unidade de conservação no rio Pandeiros.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Distrito de Pandeiros, -

    CEP - Januária - MG

  • Pontos de Referência

    MG 135 em direção ao Bonito de Minas, seguindo por estrada de chão até a comunidade de Raizama, daí segue para o balneário, que fica a 1,5 km da comunidade.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Visitação das cachoeiras e do pantanal, também é possível a pratica de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como tirolesas, rapel, escalada, canoagem e slack linne, além de trilhas ecológicas.

  • Acessibilidade