Turismo em Minas Gerais | Luminárias

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 20/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

ATRATIVOS PARA CURTIR NESTE LOCAL

Casa da Cultura

No dia 03 de Julho de 1857, o Distrito que formou a cidade de Luminárias foi abrangido pela lei 805, que no parágrafo único do artigo 5º dizia que a Freguesia seria instalada logo que seus habitantes apresentassem prédio para a escola. A referida escola foi criada em 1875, com a doação de uma casa à província pelos cidadãos Manoel Ferreira Martins, Tenente Coronel Francisco Inácio de Melo e Souza, Francisco Diniz Junqueira, José Antônio Barbosa e Firmiano Antônio da Silveira. Essa foi nomeada como Escola de Instrução Primária do Sexo Masculino. Assim passou a existir a casa da “Instrução”, com o imóvel dividido ao meio, contando com dois salões que não possuíam ligação entre si, onde funcionavam as duas salas de aula, sendo uma do sexo masculino e a outra do sexo feminino, com cerca de 80 a 90 alunos em cada sala. Lecionava-se do 1° ao 3º ano. Cada sala contava com sua porta de entrada exclusiva, em lados opostos do imóvel, sendo que uma das portas encontra-se no mesmo local até os dias de hoje. Existia varanda somente na parte da frente da Casa. Já no lugar dos banheiros existiam duas latrinas (casinha- privada). A partir de 1908, destacou-se o casal de professores Antônio Romualdo Fábregas (Professor Fábregas) e Dona Judith Anália Fábregas, que se decidiram com amor e afinco à alfabetização, ele a dos meninos e ela das meninas. Em 1950, foi construído o Grupo Escola, o qual é conhecido até hoje. Com a transferência da “escola” para o Grupo Escolar, a antiga “Casa da Instrução” foi utilizada para diversas finalidades, sempre provisoriamente, como posto de saúde, delegacia, prefeitura, novamente sala de aula etc. Até que em 1999, depois de muitas reformas, mas mantendo suas estruturas, a casa passou a se chamar Casa da Cultura, que hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Artur Martins de Andrade, o Museu Municipal Professor Doutor Carlos Ribeiro de Diniz, o Arquivo Público Municipal Prefeito Salvador Ferreira Diniz e o Setor de Cultura e Turismo da Administração Municipal.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Rua Cel Diniz , 222 - Centro

    CEP 37.240-000 - Luminárias - MG

  • Pontos de Referência

    Ao chegar à Praça Nossa Senhora do Carmo, descer pela Rua Coronel Diniz (rua da Prefeitura) até próximo ao posto de saúde.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Na Casa da Cultura acontecem diversas atividades como palestras, visitação ao museu, contação de histórias, leitura, eventos artísticos, entre outras.

  • Acessibilidade