Turismo em Minas Gerais | Mateus Leme

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 22/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Cavalhada de Santo Antônio

Em 2019, a cavalhada de Santo Antônio completou 149 anos, segundo relatos dos participantes mais antigos. É uma representação de batalhas que se passam no século VI, entre mouros e cristãos - época em que viveu o imperador Carlos Magno, rei dos francos – o qual tinha como religião o Cristianismo. É uma tradição centenária da cidade, a festa, organizada pela Prefeitura Municipal de Mateus Leme junto a Associação Cavalhada de Santo Antônio, acontece sempre na primeira quinzena de junho e ajuda a movimentar a cultura local, atraindo também centenas de pessoas de todo o estado. O ritual, que simula uma batalha, se inicia com a benção do sacerdote aos cavalheiros e a entrega ao imperador das lanças usadas nos treinamentos. Na cidade, a Cavalhada é uma tradição passada de pai para filho, geração a geração. Os cavalos usados são enfeitados com flores e portam instrumentos que produzem um barulho que os identifica. O espetáculo é formado por vinte e quatro cavaleiros: os mouros usam a cor vermelha, enquanto os cristãos se vestem da cor azul, cada equipe composta por doze cavaleiros. Concomitantemente acontece a Festa de Santo Antônio e São Sebastião. A cavalhada de Santo Antônio possui hoje uma Sede, que em breve, abrigará o Museu da Cavalhada.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Rua Pereira Guimarães, 720 - Concenza

    CEP 35.670-000 - Mateus Leme - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo da Igreja Matriz de Santo Antônio, Praça Benedito Valadares,, Mateus Leme - MG Siga na direção sudoeste para a Rua Presidente Tancredo Neves, 11 m Vire à esquerda na Rua Presidente Tancredo Neves, 30 m Vire à esquerda na Praça Benedito Valadares, 110 m Vire à esquerda na Rua Miguel Alves Diniz, 56 m Vire à esquerda na 1ª rua transversal para Avenida Getúlio Vargas, 150 m Avenida Getúlio Vargas faz uma curva suave à direita e se torna Rua Pereira Guimarães, O destino estará à direita, 750 m.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    A Associação, atualmente, usa parte do espaço da sede com fins administrativos e a outra aluga para festas particulares. A arrecadação é revertida para a realização do evento da Cavalhada de Santo Antônio. Em breve, será implantado um projeto na criação do museu da Cavalhada, num dos ambientes desse local.

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Espaço para eventos particulares e atividades administrativas da Associação da Cavalhada.

  • Acessibilidade