Turismo em Minas Gerais | Olaria

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 15/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira

Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto nº 301, de 4 de Julho de 2018, o Parque guarda o grande conjunto paisagístico da Serra Negra da Mantiqueira, sendo o principal conjunto de atrativos turísticos do município de Olaria. O Parque Serra Negra da Mantiqueira conta com belas montanhas, mirantes com lindas paisagens, formações rochosas exuberantes que encanta a todos que o conhece. Possui belíssimas cachoeiras, como o complexo de cachoeiras do Marciano, também tombado pelo município como patrimônio paisagístico municipal. Este é o maior complexo de cachoeiras da Unidade de Conservação, guardando quedas d' água de ate 60 metros e a curiosa Cachoeira do Nariz, que em formato de carranca, encanta com sua singularidade. Já no campo da flora e da fauna, a biodiversidade é extremamente rica, contendo Campos Rupestres, Matas Nebulares, Florestas Ombrófilas Alto Montana e uma infinidade de animais, entre eles ocorrências de endemismos (animais que só ocorrem na unidade). O Parque se encontra a 15 km da cidade de Olaria.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Estrada da Serra Negra, sn, Região das Voltas - Serra Negra

    CEP 36.145-000 - Olaria - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo de Olaria sentido ao trevo da BR-267, seguir sentido ao sul de minas por aproximadamente 500 metros, seguir a esquerda na estrada vicinal Olaria a Rio Preto, em sentido a Comunidade Sumidouro, passar ainda pela Comunidade de Crisiúmas e seguir a estrada das Voltas até o alto, onde terá uma entrada a esquerda com ampla visão para a Serra Negra, deste ponto, seguir até a Igrejinha da Serra Negra onde termina o acesso a veiculo. Deste ponto seguir em trilha logo acima da capela até a Cachoeira do Marciano, onde inicia o Parque. Existem outros acessos a Unidade de Conservação, por isso é recomendado ir acompanhado de condutor local.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    O parque ainda não tem horário de funcionamento definido pelo IEF, nem controle de entrada de visitantes, porém a visitação é permitida com condutores de turismo regionais que recomendam a visitação durante o dia caso esteja sem o acompanhamento de profissional capacitado.

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Caminhadas, trekking, acampamentos selvagens, observação de aves e fauna em geral, observação de flora, espeleologia, pesquisa cientifica.

  • Acessibilidade