Turismo em Minas Gerais | Pouso Alegre

Capela de São Benedito

Foi a quarta capela construída a partir de um movimento pela reconstrução da tradicional capela dos negros. A construção começou no início do século XX. Em 1943, ela passou a ser zelada pelas Irmãs Carmelitas em lugar da Irmandade de São Benedito dos Pretos. Com a partida das Carmelitas em 1957, a Capela ficou um pouco abandonada, mas em 1981 passou por reparos sob a jurisdição da Paróquia do Coração de Maria. O senador Pe. José Bento Leite Ferreira Melo, pároco de Pouso Alegre na época, foi responsável pela construção da Igreja. Antes de pertencer ao Santuário, a Capela de São Benedito sediou a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, santos patronos da comunidade. Posteriormente foi sede provisória do Carmelo da Sagrada Família, de 1943 até a década de 1960. Por décadas, a capela ficou sob a responsabilidade de Dona Coutinho e na década de 1990 passou a pertencer a Paróquia do Imaculado Coração de Maria. Curiosidades: - Foi construída por escravos de várias fazendas da região, em mutirão, durante a noite. - A capela foi construída para os escravos, pois estes eram proibidos de entrar na Igreja Matriz (hoje Catedral Metropolitana). - A torre da capela é inclinada para a esquerda devido à construção ter sido feita durante a noite. - Alguns dos negros que ajudaram na construção foram sepultados em baixo do altar.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Praça João Pinheiro, s/nº - Centro

    CEP 37.550-000 - Pouso Alegre - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo da Praça Senador José Bento, onde está localizada a Catedral Metropolitana, seguir pela Avenida Getúlio Vargas e tomar a Avenida Duque de Caxias, passando ao lado do Santuário do Imaculado Coração de Maria. Seguir até a Rua Tiradentes, seguir a esquerda até a Praça João Pinheiro, que dista aproximadamente 1,3 km do ponto inicial.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Agendamento para visitas na Secretaria Paroquial do Santuário do Imaculado Coração de Maria de seg. a sex. das 08:30 as 19:00h. Horário das Missas: Sab. 17:30h.

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Para o turista: contemplação do patrimônio histórico e espaço para manifestação de fé. Missas.

  • Acessibilidade