Turismo em Minas Gerais | São Roque de Minas

Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado no sudoeste de Minas Gerais e abrange os municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Criado em 1972, possui área de 200 mil hectares, que preservam a nascente do Rio São Francisco, íngremes penhascos, escarpas e paredões, que proporcionam paisagens singulares. A região guarda muitos atrativos e, dentro do parque, há sinalização dos pontos de visitação que podem ser acessados de carro, por estradas de terra, a depender das condições meteorológicas. Os atrativos naturais mais procurados são a nascente histórica do rio São Francisco, a cachoeira Casca D'anta (parte alta e parte baixa), cachoeira do Rio São Francisco (com 186 metros de altura) e a Cachoeira do Fundo. Outros atrativos que também merecem destaque são: o Curral de Pedras, um curral feito amontoando-se manualmente pedra sobre pedra, antigamente utilizado para conter o gado durante a pernoite dos tropeiros; a Garagem de Pedras, um antigo entreposto para os habitantes do Vão dos Cândidos que subiam a chapada a pé ou em “lombo de burro” para ter acesso à estrada que ligava e liga São Roque de Minas ao Triângulo Mineiro; e ainda dois sítios arqueológicos em condições de preservação, contendo diversas pinturas rupestres.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Av. Pres. Tancredo Neves, 498, terreo - Centro

    CEP 37.928-000 - São Roque de Minas - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo de BH ou São Paulo pegar a MG 050 até Piumhi, entrar em Piumhi seguindo sentido São Roque de Minas, município onde se encontram três das quatro portarias.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Paga

    10,00

  • Atividades Realizadas

    Visitas guiadas ou não, caminhadas, travessias, passeios de 4x4, cicloturismo, pesquisas de campo, vistias técnico-pedagógicas.

  • Acessibilidade