Turismo em Minas Gerais | 10 santuários e igrejas centenárias para conhecer em Minas Gerais

117
Foto por: Nereu Jr
Atualizado em: 29/03/2025

10 santuários e igrejas centenárias para conhecer em Minas Gerais

 

Que Minas Gerais transborda história, manifestações de fé e arte sacra, a gente já sabe. Afinal, Minas é mundialmente reconhecida por suas suntuosas igrejas e relíquias históricas de valor inestimável. O que você talvez não saiba é que é possível vivenciar experiências turísticas únicas que reúnem natureza exuberante, história da arte e muita cultura em uma atmosfera de profunda conexão espiritual e religiosa.

Parece bom demais pra ser verdade? Então vem comigo descobrir 10 igrejas e santuários centenários incríveis para conhecer em Minas Gerais!

 

1. Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é considerada uma das maiores obras-primas do barroco brasileiro. Concebida e construída a partir de 1766, a igreja é uma das obras mais importantes do mestre Aleijadinho, considerado o maior artista do barroco mineiro.

A igreja também abriga obras do Mestre Ataíde, o maior nome da pintura do período colonial brasileiro. Foi ele quem criou a incrível pintura no teto da nave, uma de suas obras mais famosas, além de ter pintado outros painéis e dourado o altar-mor. Com tanta história e beleza, não é à toa que a Igreja de São Francisco de Assis recebeu, em 2009, o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

E, por falar em títulos de importância histórica, a ilustre Ouro Preto, cidade que abriga a Igreja de São Francisco de Assis e tantas outras, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade pela sua relevância histórica e pelo seu conjunto arquitetônico de valor inestimável. A Igreja de São Francisco de Assis é um dos principais destaques deste valioso conjunto arquitetônico.

Não preciso dizer mais nada, né? Nessa nossa expedição, Ouro Preto é o primeiro destino obrigatório!

 

2. Igreja da Sé (Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção), Mariana

Em Mariana, não deixe de conhecer a Igreja da Sé, ou Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção, para os mais formais. Considerada uma das mais ricas, importantes e antigas igrejas mineiras, essa preciosidade histórica começou a ser construída em 1713, mas sua história vem de antes, a partir de uma capelinha erguida em 1703 pelo capitão Antônio Pereira Machado.

Por fora, a igreja tem um visual mais sóbrio, típico do barroco jesuítico, com sua construção em pedra e cal. Mas é ao entrar que o encanto acontece! O interior guarda uma das talhas mais ricas e impressionantes de Minas Gerais, mostrando toda a evolução do barroco luso-brasileiro.

Um fato digno de nota é que a Igreja da Sé é a única no Brasil que ainda mantém a sua decoração original do século XVIII, totalmente intacta. Além disso, a construção da catedral é atribuída a ninguém menos que Aleijadinho!

Outro destaque imperdível é o órgão da Sé, um presente do rei D. João V no século XVIII. Ele é tão raro que existe somente um exemplar parecido com ele no mundo, na Sé de Faro, em Portugal.

O som desse instrumento ecoando pelo interior da igreja é uma experiência única, que nos transporta direto para o período colonial. Uma experiência sensorial e espiritual que promete agradar aos amantes de arte sacra mais exigentes!

 

3. Santuário Nossa Senhora da Piedade, Caeté

Nossa Senhora da Piedade é a padroeira de Minas Gerais e o seu Santuário, em Caeté, é um dos principais centros de peregrinação do estado. Ele fica localizado no ponto mais alto da Serra da Piedade, de onde a vista das montanhas é simplesmente arrebatadora. A capela, que possui mais de 250 anos de idade, é um magnífico exemplar do estilo arquitetônico barroco mineiro. Mas, o destaque mesmo é a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que data do século XVIII e foi esculpida em cedro pelo mestre da arte barroca, o artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. A relíquia fica na Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais, localizada no Complexo do Santuário. Ah, e uma curiosidade interessante é que a Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais é a menor Basílica do mundo! Incrível, né?

Vivencie a experiência completa do lugar hospedando-se no alto do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Casa dos Peregrinos Dom Silvério, para contemplar a vista das montanhas de Minas e ser inundado pela beleza da paisagem exuberante, que é de tirar o fôlego e inspira uma profunda paz e tranquilidade nos corações de todos os que vão até lá.

O Santuário oferece uma série de programações especiais, inclusive para a Semana Santa, que você confere aqui

 

4. Santuário do Caraça, Catas Altas

Um dos Santuários mais icônicos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça, em Catas Altas, transborda história, arte e natureza. No Santuário do Caraça está a igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a primeira igreja neogótica do Brasil. Erguida entre 1876 e 1883 a igreja é uma obra-prima que esbanja originalidade ao unir o estilo arquitetônico francês e os materiais locais empregados para criar um monumento artístico realmente único. Na construção, foram utilizados pedra sabão extraída da região da Cascatona, mármore das redondezas de Mariana e Itabirito e quartzito da região do Caraça.

O Complexo abrigava, antigamente, um colégio para meninos, frequentado por ilustres figuras históricas como os Presidentes da República Afonso Pena e Arthur Bernardes, os Governadores de Minas Gerais Antônio Augusto de Lima, Quintiliano Silva, Olegário Maciel, Melo Viana e Levindo Lopes e ninguém menos que... o imperador do Brasil, Dom Pedro II.

Como se as inúmeras histórias interessantes e a incomparável beleza arquitetônica do Santuário já não fossem motivos suficientes para visitar o local, junte a tudo isso uma boa dose de adrenalina! Quem gosta de aventura poderá aproveitar ainda as trilhas, piscinas naturais, grutas e cachoeiras que ficam nas dependências do território, que é uma Unidade de Conservação Federal. Sim, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que resguarda uma rica vegetação e fauna totalmente preservados. Não raro, é possível avistar um ou outro lobo-guará - eles gostam de passear pelo Complexo ao entardecer.

Ah, e é possível se hospedar na própria pousada do Santuário para uma experiência de conexão ainda mais imersiva e profunda com esse lugar tão mágico e encantador.

Você pode reservar sua hospedagem no local diretamente no site oficial do Santuárioaqui.  

 

5. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Congonhas

Se tem um lugar que inspira fé e arte em Minas, esse lugar é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas. Erguida em 1757, é sem dúvidas um dos mais grandiosos monumentos históricos e símbolos católicos do Brasil. Além da imponência da igreja em estilo barroco, ganham destaque as icônicas esculturas dos Doze Profetas, esculpidas pelo mestre Aleijadinho.

Por toda a sua importância cultural, religiosa e histórica, a Basílica é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985! Todo ano, milhares de fiéis chegam por lá em busca de bênçãos, especialmente durante a tradicional Festa do Jubileu, em setembro.

Então, se você é adepto do turismo religioso, já pode conferir aqui todos os detalhes dessa experiência incrível e fazer de Congonhas o seu próximo destino!

 

6. Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes

A Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1732, é o templo mais antigo de Tiradentes e um dos mais antigos de Minas Gerais. Com sua rica ornamentação, a igreja é famosa pela influência do estilo rococó em seus impressionantes altares folheados a ouro, esculturas barrocas e pinturas sacras. Tombada pelo IPHAN em 1938, a Matriz de Santo Antônio é considerada um dos atrativos mais incríveis do turismo religioso no Brasil, e por isso ela não poderia ficar de fora do nosso ranking.

Aliás, a própria cidade de Tiradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas e abriga outras igrejas icônicas como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Santuário da Santíssima Trindade, entre outras. Confira aqui uma lista completa de atrativos para planejar sua próxima viagem a essa cidade que esbanja charme, história e beleza.

Por: Pedro Vilela

 

7. Capela de Nossa Senhora do Ó, Sabará

Em Sabará, não deixe de conhecer a Capela de Nossa Senhora do Ó, um verdadeiro cartão-postal da cidade e uma das igrejas mais famosas do barroco mineiro. Construída em 1717, ela foi dedicada a Nossa Senhora da Expectação do Parto e ganhou esse nome curioso por causa da celebração realizada na semana antes do Natal. Durante a festa, os fiéis entoavam cânticos com sete antífonas (versículos) que sempre começavam com um solene “Ó” – e assim surgiu a devoção a Nossa Senhora do Ó!

Por fora, a capela pode até parecer singela, mas não se engane! O que realmente impressiona é o seu interior, repleto de detalhes riquíssimos da primeira fase do barroco mineiro. Um dos toques mais surpreendentes está na decoração, que traz influências chinesas – um charme a mais para essa relíquia histórica.

Além da capela, Sabará guarda outros tesouros do período colonial. No centro histórico, especialmente na Rua Pedro II (antiga Rua Direita), ainda é possível ver belíssimos casarões do século XIX. A cidade abriga um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas Gerais, tudo isso em uma atmosfera acolhedora e tranquila, que faz qualquer visitante se apaixonar.

Confira aqui todas as informações que precisa para fazer a sua visita!

 

8.  Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Matias Cardoso

Construída entre 1670 e 1673, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Matias Cardoso, é a igreja mais antiga de Minas Gerais. Sua estrutura simples e robusta, assim como o momento histórico em que foi construída, fazem dela um exemplar importante para a história da arquitetura colonial no Brasil. Sobre ela, o ilustre poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu: "sua ancianidade incontestável e sua vinculação a esse período da formação nacional conferem-lhe evidente interesse histórico, estendido ainda às características arquitetônicas”. A região onde o templo foi construído é de relevante importância histórica, pois remonta às primeiras ocupações bandeirantes em território mineiro, período que precede ao ciclo do Ouro. Muito interessante, né?

A cidade de Matias Cardoso é uma atração à parte. Ela está localizada às margens do Velho Chico, em uma região que oferece aos visitantes o contato próximo com as tradicionais comunidades ribeirinhas locais além de uma vasta gama de atividades relaxantes em meio à natureza como passeios de barco, trilhas, pescaria e feiras de artesanatos típicos da região do São Francisco.

Para quem ama colecionar viagens a destinos históricos e quer fugir do óbvio, este é um lugar inusitado que, com certeza, vai te surpreender e render boas histórias para contar!

Para saber mais, assista aqui ao mini documentário "Moradores contam histórias e tradições de Matias Cardoso" da Globoplay.

Por: Hugo Samuel

 

9. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Raposos

A próxima igreja centenária da nossa lista é a Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Raposos. Essa preciosidade, tombada por sua importância cultural, é simplesmente uma das três igrejas mais antigas de Minas Gerais! Sua história começou por volta de 1690, quando era apenas uma humilde ermida de pau-a-pique. Acredita-se que a construção que vemos hoje tenha começado por volta de 1703.

A Matriz já foi a mais rica da região, e mesmo com o passar dos anos, ainda guarda traços marcantes do seu esplendor. Entre os detalhes que impressionam estão as arquivoltas concêntricas em alguns altares, um toque clássico da primeira fase do barroco mineiro. Além disso, a igreja ostenta peças de ouro trazidas de Portugal, belíssimos móveis de cedro e obras de arte que contam histórias de séculos passados.

Além de visitar a Matriz, em Raposos você poderá desfrutar de longas caminhadas, trilhas e cachoeiras em meio à natureza exuberante. Aqui você encontra uma lista de atrativos e experiências para se encantar pelo lugar!

 

10. Igreja São José do Gorutuba, Porteirinha

A Igreja de São José de Gorutuba – ou Capela de Nossa Senhora da Soledade, para os mais chegados, é uma verdadeira relíquia escondida no coração da zona rural do extremo norte de Minas. A capela que mantém a sua arquitetura original totalmente preservada, é um verdadeiro repositório de histórias e memórias da região. A construção possui mais de 300 anos e guarda detalhes arquitetônicos que remontam aos primórdios da história da ocupação mineira no território. Seu estilo é marcado pela singeleza das igrejas coloniais, tornando-a uma parada obrigatória para quem se interessa pela história do patrimônio arquitetônico mineiro.

Além da sua riqueza histórica, a cidade de Porteirinha é rica em atrativos naturais e de aventura que vão tornar a sua passagem por lá inesquecível, como a Cachoeira do Serrado e suas paisagens perfeitas para a prática dos mais diversos esportes, como trekking, escalada e ciclismo. Porteirinha tem muitos encantos escondidos e aqui você tem tudo o que precisa para descobri-los!


 

Cada uma dessas igrejas e santuários conta uma parte importante da história mineira através da arte e em meio a paisagens exuberantes. Estar na presença de toda essa magnitude vicejante pode despertar e aquecer aquela centelha divina que vive em cada um de nós. E então nossa fé se fortalece, nossa esperança se renova e a nossa vitalidade se restaura! Com um repertório tão rico de lugares e experiências para vivenciar profundamente a fé e a espiritualidade, Minas Gerais é ou não é o lugar perfeito para visitar na Semana Santa?

 

Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!

 

Sobre o Autor

Alicia Costa

Mineira, mãe, pisciana e antropóloga apaixonada por ouvir, ler e viver novas histórias. Ah! e, de vez em quando, contar algumas também :)

Comentários

O que eu procuro em Minas?