Turismo em Minas Gerais | 5 motivos para conhecer Augusto de Lima e Buenópolis

Foto por: Lucas Ramos Mendes
Atualizado em: 07/01/2022

5 motivos para conhecer Augusto de Lima e Buenópolis

 

Você já ouvir falar de Augusto de Lima e Buenópolis? Descubra o que fazer nessas cidades do centro-norte de Minas.

 

Se você está indo para o norte de Minas, ou se você está descendo para a região central, não importa. Independente de qual seja o sentido da sua viagem, a parada em Augusto de Lima e Buenópolis é obrigatória.

A pequena cidade de Augusto de Lima é de uma formosura só! A apenas 245 km de Belo Horizonte e 176 km de Montes Claros você encontra um mundo novo. E Buenópolis, 274 km de Belo Horizonte e 147 km de Montes Claros, é aquela parada obrigatória que só vai te proporcionar sossego!

A região é uma boa opção para quem está em busca de um destino inusitado em Minas, carrega muita história, cultura, e riquezas naturais e merece ser adicionada na sua lista de destinos.

Confira agora os motivos de porque você precisa visitar essas cidadezinhas do interior de Minas, você com certeza vai se apaixonar.

 

 

1. Conhecer cenários muito instagramáveis

 

O Coliseum Santa Bárbara é sem dúvida um dos principais atrativos históricos de Augusto de Lima, localizado na charmosa Vila de Santa Bárbara. A construção, datada do final do século 19, operou como a segunda fábrica têxtil do estado e, hoje transformou-se em um ponto turístico.

Por fora o local evidencia as marcas do tempo, estando em um estado de ruína após um incêndio no último século, o que acaba por atrair e gerar um ar de curiosidade pela construção. Muitos fotógrafos utilizam este cenário para realizar belíssimos clicks, essa atração é bastante instagramável!

 

Foto: Vista aérea da fascinante Antiga Fábrica de Tecidos Santa Bárbara, em Augusto de Lima.

 

No seu interior ainda estão presentes máquinas da época de funcionamento. O espaço é aberto para visita e nele ocorrem eventos, festas religiosas e culturais. Ah, e no porão ainda há uma cervejaria para você apreciar um drink gostoso e experimentar deliciosas comidas!

 

Foto: Encantador pôr-do-sol visto do interior do Coliseum Santa Bárbara.

 

Essa construção colonial é paixão à primeira vista, imponente e com muita história em suas paredes.

Além desse atrativo, as cidades possuem igrejas, moinhos, construções e muitos outros atrativos para conhecer a história e cultura local, e claro garantir belíssimas fotos para o seu feed.

 

 

2. Ter a oportunidade de conhecer lugares paradisíacos do sertão mineiro

 

Quem acha que essa região passa batido em Minas Gerais está muito enganado!

Também na Vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima, há um tesouro que tem ganhado atenção nos últimos tempo, o Poço de Águas Termais.

Se você não é do tipo que topa de aventurar nas quedas d’água das cachoeiras, o Poço de Águas Termais é a escolha perfeita para relaxar. A água do local permanece constantemente na temperatura de 32°C, e é uma excelente atividade terapêutica.

Você nunca mais vai querer sair dessas águas cristalinas.

 

Fotos: Turista relaxando nas água cristainas termais do Poço de Águas Termais, em Augusto de Lima.

 

E de água cristalina essa não é a única da região.

Bem pertinho de Buenópolis há o município de Joaquim Felício, 290 km de Belo Horizonte e 137 km de Montes Claros. No local o Lago dos Cristais parece um oásis no meio do sertão. O caminho já evidencia o porquê desse nome. A trilha é repleta da presença de cristais, principalmente o quartzo, que era explorado na região.

A coloração da água do lago é inacreditavelmente linda! Os cristais presentes no fundo do lago proporcionam essa cor azul encantadora.

 

Foto: Turista apreciando a beleza do Lago dos Cristais, em Joaquim Felício.

 

Foto: Vista aérea das águas cristalinas do Lago dos Cristais, em Joaquim Felício.

 

 

3. Estar diante da autenticidade de Minas

 

Essas pequenas cidades preservam a simplicidade do modo de vida mineiro, guardando suas tradições e costumes. É um sentimento de ter parado no tempo, onde tudo a sua volta é datado do século passado, com muitas raízes e histórias para contar.

 

Foto: Simplicidade da Vila de Curimataí, distrito de Buenópolis.

 

Como bons mineiros, é claro que a gastronomia é muito rica na região. Levando tudo que há de melhor de Minas para as panelas e fazendo a alegria da sua população e visitantes.

Sem dúvidas a hospitalidade, marca do mineiro, não falta por lá. Em todo lugar que você for será bem recebido com um sorriso no rosto, é uma alegria sem igual.

No meio de um mundo tão acelerado é importante parar um pouco para respirar e aproveitar o momento. E a visita a esses recantos de Minas te proporciona esse sentimento.

 

 

4. Conhecer o Parque Estadual Serra do Cabral

 

Existem diversos parques naturais em Minas Gerais, e dentro de tantas opções há o Parque Estadual Serra do Cabral. Bastante popular entre os ciclistas amantes de trilha, e os apaixonados por trekking, e agora é hora de todos conhecerem esse lugar maravilhoso.

A Serra do Cabral faz parte da Cordilheira do Espinhaço, e foi tombada pelo estado e declarada como monumento natural no ano de 1989.

É possível acessar facilmente o local através das cidades de Augusto de Lima e Buenópolis, e aproveitar a vegetação do cerrado, as veredas, os mirantes, os sítios arqueológicos, e as diversas cachoeiras.

Essa Serra é encantadora e você vai querer dar uma passadinha por lá!

 

Foto: Linda vegetação no Parque Estadual Serra do Cabral.

 

5. Ter muitas oportunidades de contato com a natureza

 

Como o Parque já enunciou, a região é repleta de riquezas naturais, agradando aos amantes da natureza. Você encontra diversos pontos turísticos dentro do parque, e também pode explorar outros horizontes na região.

As cachoeiras são o destaque do local. Seja nas cidades ou nos seus distritos e vilas, é possível aproveitar muitas opções para se banhar e descansar.

Cachoeira do Cercado, Cachoeira do Rio Preto, Cachoeira do Rio Curimataí são alguns dos nomes que atraem muitos turistas para Buenópolis. Já em Augusto de Lima, Cachoeira de Santa Bárbara, Cachoeira do Boqueirão e Cachoeira dos Borges, são excelentes opções.

 

Foto: Refrescante Cachoeira do Rio Preto, em Buenópolis.

 

Opção para você renovar as suas energias é o que não vai faltar no centro-norte de Minas.

 

Foto: Turista se banhando nas deliciosas águas da Cachoeira do Rio Preto, em Buenópolis.

 

Confira esse vídeo incrível realizado durante uma viagem para esse paraíso no centro-norte mineiro:

 

Se você gostou de conhecer mais sobre Minas Gerais, e adora misturar natureza, cultura e simplicidade, confira: Serra dos Alves: experimente nossa mineiridade!

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e estagiário da SECULT-MG. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Comentários