Turismo em Minas Gerais | A Liberdade Mora em Minas

421
Foto por:
Atualizado em: 28/11/2022

A Liberdade mora em Minas  

 

 Minas é arte, natureza e gastronomia! Minas é livre e você é livre em Minas!


 

Para você, onde mora a liberdade?

 

“Para mim a liberdade está em Minas Gerais, o lugar mais aconchegante que já fui! Na minha terra, o Vale do Jequitinhonha e em cada outro canto do estado, nunca deixo de viajar por Minas e conhecer a sua diversidade e a mineiridade que nos une!”

 

 

“Para mim a liberdade mora no interior, está no campo, na natureza, no verde, está junto das montanhas de Minas Gerais e na sensação de acolhimento e liberdade que este estado proporciona”


 

Foi assim que tudo começou… 

Ficou claro que “A Liberdade mora em Minas”, a liberdade aqui está na bandeira. Foi em Minas que nasceu nosso primeiro grito de liberdade e onde todos são livres, para escolher seu próprio caminho, para conhecer pessoas que vão ficar para sempre em seu coração e ter experiências absolutamente libertadoras!

 

Aqui a NATUREZA é LIVRE e muda a cada quilômetro que você percorre!

Em Minas estão presentes 3 Biomas:

1.Cerrado

2.Mata Atlântica

3.Caatinga

Aqui você pode se aventurar em montanhas, no sertão, em rios e cachoeiras e entrar em contato com a natureza da forma mais profunda. São 91 unidades de conservação, 8 Parques Nacionais, 10 Parques Estaduais com riqueza de fauna e flora sem igual espalhados de norte a sul, de leste a oeste das nossas fronteiras!

 

Entre eles estão:

  • Parque Nacional da Serra da Canastra

  • Parque Nacional da Serra do Cipó

  • Parque Nacional do Caparaó

  • Parque Nacional da Serra do Gandarela

  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas

  • Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

  • Parque Nacional das Sempre-Vivas

  • Parque Estadual do Ibitipoca

  • Parque Estadual do Itacolomi

  • Parque Estadual de Nova Baden

  • Parque Estadual do Rio Doce

  • Parque Estadual do Rio Preto

  • Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

  • Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

  • Parque Estadual do Sumidouro 

  • Parque Estadual Lapa Grande

  • Parque Estadual Mata do Limoeiro


Conhecer a natureza mineira é entrar em contato com a nossa essência ancestral, e muito mais, é conhecer a evolução da nossa maneira de lidar com o território. A cada quilômetro de natureza diferente nós expressamos a mineiridade na tradição da convivência com a terra e na tradução da arte da vida cotidiana, como é para as comunidades catadoras de sempre-vivas que tem uma conexão profunda com a fauna e flora do nosso território.

E você pode conhecer tudo isso de maneiras diferentes, em passeios tranquilos com a família em fazendas, realizando esportes radicais no Mar de Minas ou nas nossas diversas rotas de cicloturismo, numa cachoeira com os amigos, numa trilha por nossas montanhas ou pelos Caminhos de Rosa no sertão mineiro. Opções não faltam!


 

Aqui a ARTE é LIVRE para ocupar as ruas, as igrejas e os céus abertos!

A arte em Minas está em cada um de nós. Minas exala arte por suas ruas, em suas construções históricas e modernas, nos nossos museus, no artesanato e nas nossas tradições e manifestações culturais de música, dança, teatro e produções audiovisuais!

A arte em Minas é centenária, está nas composições barrocas das igrejas,na arquitetura modernista do século XX, na maneira de moldar pedras e madeiras, no tear. Sem contar com a delicadeza de moldar o barro e traçar nele desenhos que nos deixam encantados, é uma tradição que reflete a vida do Vale do Jequitinhonha!

 

As manifestações culturais como o Congado, Folia de Reis, as danças típicas, nossos cantores, grupos musicais e bandas misturam o que há de mais tradicional com o contemporâneo! A arte em Minas é livre e está em constante movimento, nasce e renasce!

 

Na Zona da Mata Mineira, Cataguases é um polo de produções audiovisuais e a prdução de Contagem, o filme “Marte Um” foi indicado ao Oscar em 2022.

Inhotim, em Brumadinho, é o maior museu a céu aberto do mundo, com um grande acervo de obras contemporâneas.

 

E também temos 4 sítios históricos que são Patrimônio Cultural da Humanidade:

1.A cidade de Ouro Preto

 

2. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

 

3. Centro Histórico de Diamantina 

 

4.Conjunto Arquitetônico Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.


 

Aqui a COZINHA é LIVRE para misturar sabores e aromas de um jeito que é só nosso!

Os sabores afetivos, as combinações modernas, um gostinho que só Minas tem, os sabores e aromas que são só nosso e conquistam sempre os corações daqueles que provam a gastronomia mineira.

O modo artesanal de fazer o queijo mineiro é patrimônio imaterial do Brasil.Nossos queijos são reconhecidos mundialmente, afinal, eles são os melhores e tem coisa melhor que um queijo com um cafezim quentinho?! 

Por falar em café... Somos o maior produtor do grão no Brasil! Café e queijo também combinam com quitandas e com o nosso famoso pão de queijo. E aqui em Minas fazer quitanda é um ofício e um saber. Biscoitos, bolos e broas que nos enchem de memórias afetivas. Não deixe de conhecer a arte das Mestras de Igarapé, o biscoito de São Tiago e o rocambole de Lagoa Dourada

 

E adivinha? Também somos o maior produtor de cachaça do Brasil, uai! Enche a boca só de pensar na cachaça de Salinas com um carne de sol do mercado de Montes Claros!

A cultura cervejeira não fica para trás, as nossas cervejas artesanais são premiadas internacionalmente e não é atoa que Belo Horizonte é a  Capital Mundial dos Bares e Botecos! Belo Horizonte tem 28 bares a cada km². Dá para acreditar? São 9.500 bares e botecos, espalhados pelos 332 km² da capital. No mundo todo, não se sabe de outra cidade que tenha tanto bar e boteco por km² como em BH

 

E BH também é Cidade Criativa da Unesco por sua gastronomia! Apenas 36 cidades no mundo são reconhecidas pela Unesco por sua gastronomia, e Belo Horizonte está entre elas. Desde 2019, a capital mineira faz parte desse seleto grupo, lado a lado com cidades do Peru, Itália, Turquia, México e Índia.


 

Minas é o centro da Via Liberdade...

...e destaca toda nossa Mineiridade! Ela é a maior rota turística e cultural do país que acompanha o percurso de 1.179km da BR-040, também conhecida como Rodovia Juscelino Kubitschek. E é também uma comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna.

A Via Liberdade ressalta a nossa identidade mineira, brasileira e os movimentos que ligam o nosso amado estado ao Rio de Janeiro e a Goiás, os movimentos libertários do interior de Minas Gerais e Goiás, o Rio de Janeiro imperial, o circuito do ouro e, depois, o modernismo com a proposta de mudança de paradigmas e valorizando a arte do que é brasileiro.


E não se esqueça: Aqui Você é Livre!

 

 

A Liberdade mora em Minas!

Conheça, descubra a sua e compartilhe!

Use nossas hashtags: # vempraminas

Baixe os materiais da campanha e declare para o mundo que A Liberdade mora em Minas

CLIQUE AQUI

 

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?