Turismo em Minas Gerais | Doce de Leite Espera Marido

1.441
Foto por: Acervo Rede Minas
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Aprenda a Receita do Doce de Leite Espera Marido

Conheça um pouco da história desse doce típico de Alfenas, e descubra alguns dos encantos e sabores da cidade.


Os doces mineiros representam algumas das tradições mais saborosas do estado, e quando falamos em doces, inúmeras são as referências e opções que vem à cabeça. Cada destino com seu modo de fazer, com suas particularidades, cada receita com seu toque pessoal, e em todas a unanimidade: o afeto e o sabor que a cozinha mineira carrega. 


A receita do dia não seria diferente, um doce típico do município de Alfenas, na região sul do estado, o espera marido tem nome peculiar e sabor marcante que com certeza vão fazer você se apaixonar!


Região Banhada


Alfenas, é um paraíso para os amantes das águas, banhada por lagos que permitem a pesca e a navegação e considerada a porta de entrada para o lago de furnas, a cidade transita entre as práticas modernas e tradicionais, seja de pescaria ou de navegação, se tornando uma referência quando o assunto é turismo náutico


Um dos principais cartões postais da cidade, a represa principal é também um ótimo lugar para a pesca do tucunaré, peixe típico da região. 


Além disso, o lugar é um ponto especial para os amantes da natureza e para os esportistas náuticos. Enfim, um destino que une, a cozinha mineira, a exuberância de nossa natureza e a possibilidade de se exercitar. 


Doce típico


Por falar em cozinha mineira, o assunto principal desse post é o espera marido, doce típico da região. 


O doce, que primeiro chama a atenção pelo nome, tem sabor e consistência que são definidos como próximo ao doce de leite e a ambrosia, mas que mesmo próximo de ambos tem identidade própria.  A origem do nome, surge por ser um doce que era feito pelas senhoras, para esperar os maridos das longas jornadas de trabalho. Uma espera que valia a pena pelo sabor e pelo reencontro. 


Sabor e afeto


Tão simbólico e famoso, o espera marido foi tema de uma matéria especial feita pela Rede Minas no programa Sabor e Afeto, que se dedica a contar histórias e ensinar as receitas mais afetuosas do estado. Lá é possível conhecer a receita e as dicas da Dona Valéria, que é quem assina a receita do dia aqui também, bora conferir essa delícia? 


Doce de leite espera marido 

Ingredientes


1 litro de leite 
1 copo de açúcar cristal
2 paus de canela
3 ovos inteiros


Modo de fazer 


1. Misture o leite, o açúcar e a canela e leve ao fogo alto, mexendo sempre. 
2. Quando o doce engrossar e estiver fazendo bolhas como se fosse uma renda. 
3. Junte os ovos  batidos e peneirados lentamente em círculos. 
4. Mexa levemente até cozinhar os ovos. 
5. Despeje em compoteira. 

Gostou da receita? Conheça mais um doce tipicamente mineiro, o Mané Pelado!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?