Turismo em Minas Gerais | Autistas e o Contato com a Natureza

556
Foto por: @atipicosviajantes
Atualizado em: 24/05/2023

Autistas e o Contato com a Natureza: 4 dicas em Minas

 

Você conhece os benefícios do contato com a natureza? O post de hoje está muito especial, a Luciana Barros vai nos contar tudo sobre como o contato com a natureza favorece o desenvolvimento do autista!

 

 

Os estudos são unânimes: o contato com a natureza favorece o desenvolvimento do autista.

Essa é a principal razão pela qual sempre busco destinos de natureza para viajar com minha filha Lara, de 07 anos. Como a grande maioria das crianças autistas, Lara tem desafios ligados ao processamento sensorial. É incrível ver que, a cada novo contato com a natureza, ela supera um pouquinho esses desafios. Tolera melhor os insetos, perdeu o medo dos animais grandes e as ondas do mar já não são um problema.

Se você ainda tem receio de viajar com seu filho autista, aí vão cinco razões pelas quais você deveria buscar destinos ligados à natureza na sua próxima viagem

 

 

 

Menos tempo em frente às telas

Crianças com TEA são mais suscetíveis a passar muito tempo nas telas. Isso é “confortável”, já que telas não exigem comunicação e socialização. Mas nossos pequenos não são imunes aos danos cerebrais causados pelo excesso de telas. Atividades ligadas à natureza tiram nossos filhos das telas, o que, longe de causar danos, ajuda no desenvolvimento de crianças autistas.

 

 

 

Aumento de repertório sensorial

Canto dos pássaros, barulho de cachoeira, texturas de árvores e outras plantas, observar um lugar novo: tudo isso são experiências sensoriais. A vasta experiência sensorial que o contato com a natureza traz pode ser um desafio no início. Mas assim que uma criança autista rompe essa barreira, um mundo cheio de possibilidades se abre! Ela pode aceitar texturas e sons que não aceitava antes, e se tornar mais tolerante a novos estímulos sensoriais na rotina.

 

 

 

Contato com animais

O contato com animais pode ser tão benéfico que foi criada uma terapia apenas com base nisso. Já ouviu falar em terapia com cavalos ou equoterapia? O contato com animais pode ajudar a aumentar a atenção compartilhada (olha lá o cavalo!), estimular a interação social com as pessoas à volta da criança e até ajudar na regulação emocional da criança.

 

 

 

Ajuda na propriocepção

A propriocepção é a forma como a criança sente o próprio corpo. Muitas crianças com TEA têm dificuldade na propriocepção, o que melhora muito quando a criança está brincando na água. Se banhar em lagos, lagoas e poções de água doce podem ajudar seu filho a se sentir melhor no ambiente, enquanto percebe a natureza em volta.

 

 

 

Livre brincar

Quase todas as crianças autistas têm algo em comum: horas de terapia em forma de brincadeiras, onde a criança precisa seguir um repertório. Brincar de forma livre, no espaço amplo que a natureza oferece é libertador! Poder correr à vontade, rodopiar, tocar as árvores... Isso não tem preço!

 

 

Está em dúvida sobre qual destino de natureza escolher? Então aí vão 4 sugestões de destinos em Minas Gerais para visitar e se encantar!

 

1. Januária

Situada no norte de Minas, há 600 km de Belo Horizonte, Januária extrai da natureza e oferece aos visitantes, suas maiores riquezas e belezas. O município tem na Bacia do Rio Pandeiros, o único  Pântano  do Estado de Minas, berçário de peixes do Velho Chico. Em meados de julho o ponto alto é a praia do Rio São Francisco, chamada pelos visitantes de “a praia de Minas”. A praia de Minas tem orla, areia e quiosques, perfeito para curtir um som, relaxar, tomar banho de rio, apreciar a culinária local e aproveitar o rio tranquilo! Além da praia você também pode visitar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um passeio que mistura história e natureza.

 

 

 

 

2. São José da Barra

Situada nesta bela região do sul de Minas, a cidade está próxima à Serra da Canastra e a diversas cachoeiras, como por exemplo, Paraíso Perdido, Lagoa Azul, Cascata Eco Parque, Quebra Anzol, Canyons, entre outras.

Em São José da Barra, no Lago de Furnas, entre em contato com o universo azul do Mar de Minas por duas formas: uma pela superfície, através da prática dos esportes náuticos, ou surpreenda-se com o que está abaixo do que se vê, através da prática do mergulho.

Conheça também o belíssimo cenário formado pelas águas esverdeadas e cercadas por gigantescos paredões de rochas esculpidas pela erosão no Vale dos Tucanos. Opções não faltam, hein?

 

 

 

3. Poços de Caldas

Em Poços de Caldas a proposta é diferente, mas muito tranquila, cidade interiorana e águas com propriedades medicinais.

Comece pelo charmoso e saudável balneário Thermas Antônio Carlos. Tome banho nas águas sulfurosas e aproveite as massagens terapêuticas e relaxantes. Faça um passeio de charrete e visite os principais pontos turísticos da cidade, como a Fábrica de Cristais Artesanais e suas peças com a tradição italiana de Murano, e a cachoeira Véu das Noivas. Navegue pela Represa Bortolan em um passeio de escuna. Por fim, veja a cidade pelo alto com um belo Passeio de Teleférico.

 

 

 

4. Extrema

Extrema está localizada no Sul de Minas Gerais, junto à Serra da Mantiqueira, às margens da Rodovia Fernão Dias. O encontro, a prosa e a hospitalidade fazem parte do cotidiano da nossa gente que nasceu e cresceu convivendo com a natureza e aprendendo com ela.

Dentre tantas experiências, nessa região acolhedora, você encontra adrenalina para renovar o ânimo e, ao mesmo tempo, paz orquestrada pelo silêncio das montanhas e o canto das águas da floresta para reposicionar o espírito.

Pelos caminhos é feito o convite para a descoberta, a troca de experiência e a contemplação dos cenários das belezas naturais, além de se deliciar com a gastronomia típica mineira e se aventurar por meio dos esportes e atividades ao ar livre.

 

 

 

Para finalizar, é sempre bom lembrar que autistas são pessoas com deficiência para todos os fins legais. Então, têm direito a atendimento prioritário (incluindo-se fila prioritária) e 50% de desconto em qualquer ingresso de atrações turísticas, assim como um acompanhante.

Leve o laudo médico ou a carteira de identificação do autista e boas férias!

 

LEIA TAMBÉM: O que fazer em São Lourenço em 2 dias: 6 melhores dicas.

Sobre o Autor

Luciana Barros

Luciana Barros é mãe atípica e criadora de conteúdo de turismo para autistas no @atipicosviajantes.

Comentários

O que eu procuro em Minas?