Turismo em Minas Gerais | Biscoito de Café

268
Foto por: Foto Getty Images via Canva
Atualizado em: 19/07/2022

Gosto de Minas: Biscoito de Café 

Conheça a deliciosa receita do biscoito de café, uma opção simples e rápida para um ingrediente querido pelos mineiros.

Quando falamos em Café, geralmente, uma  das primeiras imagens que vem à mente é uma singela xícara, que sempre acompanhada de alguma quitanda e uma boa prosa, são a cara do cotidiano mineiro. Mas e se a gente dissesse que é possível saborear esse fruto de outra maneira? 

Além do tradicional café, da diversidade de acompanhamentos e das possibilidades de drinks, o café ainda pode nos surpreender muito na cozinha. Com o biscoito de café, nós trouxemos uma receita com ingredientes tão simples quanto passar um cafézinho. 

Café & Cultura

Não é de hoje que o café está presente na cozinha mineira, como já falamos por aqui, Minas é o estado que mais produz café no Brasil. Pois é, e de acordo com historiadores o fruto chegou aqui por volta de de 1707 através dos tropeiros, que traziam as sementes nas viagens de transporte do ouro. 

E foi por causa do café que o trem chegou em Minas, e é trem de trem mesmo! Para facilitar o transporte  e substituir o uso de animais de carga, em 1859 foi construída a Estrada de Ferro de Dom Pedro II, ligando Minas São Paulo e a Serra Fluminense.


Delícia que se tornou Rota

Além da expressiva produção e do caráter econômico o café é um atrativo turístico a parte, integrando rotas e roteiros gastronômicos, hoje é possível visitar fazendas produtoras em diversas regiões do estado, conhecer as técnicas e abordagens e ainda experimentar as delícias de mais essa jóia da nossa gastronomia. 

E por falar em delícia, chegamos ao município de Matipó que tem como sua principal fonte de renda a agropecuária e se destaca na cafeicultura, é de lá que vem a receita do dia, um delicioso biscoito de café que com certeza vai fazer parte da rotina alimentar!

Não perde tempo, anota as dicas, quando fizer compartilha com a gente nas redes sociais e com quem estiver por perto. 

Biscoito de Café

Ingredientes 

 

150 g de manteiga
100 g de açúcar mascavo
100 g de açúcar refinado
1 ovo
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de leite semidesnatado
250 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de café instantâneo em pó


Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200C. Forre tabuleiros com papel vegetal.
2. Bata a manteiga, o açúcar mascavo, o açúcar refinado, o ovo, a baunilha e o leite até obter uma mistura cremosa.
3. Em outra tigela, misture a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o café solúvel. Adicione essa mistura à de açúcar, mexendo bem todos os ingredientes.
4. Molde a massa em bolinhas de 2 cm. Se estiver macia demais para moldar, melhor esfriá-la um pouco. Coloque as bolinhas nos tabuleiros já preparados, o espaçamento deve ser de 5 cm. Com um garfo ou um copo com açúcar, achate a massa de modo que passe a ter 1 cm de espessura.
5. Asse os biscoitos em forno preaquecido por 8 a 10 minutos até ficarem levemente dourados.

Gostou da receita do biscoito de café, aproveita e confira a nossa dica do delicioso biscoito de nata!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?