Turismo em Minas Gerais | Caminhos da Fé em Minas Gerais: a paisagem aliada a religiosidade

165
Foto por: Ane Souz
Atualizado em: 21/03/2024

Caminhos da Fé em Minas Gerais: a paisagem aliada a religiosidade 

Mergulhe numa jornada espiritual pelas paisagens sagradas e pela devoção do povo mineiro.

 

Entre montanhas majestosas e vales verdejantes, Minas Gerais revela não apenas sua riqueza natural, mas também uma teia intricada de tradições religiosas que percorrem seus caminhos há séculos. Nesta terra de contrastes, onde o passado se entrelaça com o presente e o divino se manifesta na simplicidade do cotidiano, os peregrinos e devotos encontram um cenário único onde a paisagem se une à religiosidade em uma jornada de fé e devoção.

Em meio aos desafios da vida moderna, muitos encontram nos caminhos da fé em Minas Gerais um refúgio para a alma, um espaço de reflexão e renovação espiritual. Seja nas romarias que percorrem quilômetros em busca de graças e milagres, seja na contemplação silenciosa dos santuários erguidos em lugares de beleza incomparável, a presença do divino se faz sentir de forma palpável, convidando os fiéis a mergulharem em uma jornada interior de auto descoberta e conexão com o sagrado.

Convidamos você a conhecer e explorar os diferentes Caminhos da Fé que se entrelaçam por Minas Gerais, desde as trilhas ancestrais dos povos originários até as rotas de peregrinação cristãs que atravessam séculos de história. Prepare-se para uma viagem emocionante através das paisagens sagradas e das manifestações religiosas que moldaram o destino deste estado tão singular.

 

CRER – Caminho Religioso da Estrada Real

Foto: Portal Minas Gerais

 

O Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) é uma jornada de fé e descoberta que atravessa 38 municípios, incluindo 32 em Minas Gerais e 06 em São Paulo. Este roteiro de turismo religioso é o maior do Brasil e se estende desde a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, até a Basílica Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo, ou vice-versa, proporcionando aos peregrinos uma experiência única, marcada pelo envolvimento das comunidades locais, pela diversidade natural das paisagens que percorre, e pelo apelo à preservação ambiental ao passar por áreas protegidas. Desde os tempos dos bandeirantes até os dias atuais, o CRER mantém viva a tradição de fé e devoção que moldou a história e a identidade cultural do povo mineiro, convidando os viajantes a explorar não apenas a geografia física, mas também a riqueza espiritual e histórica que permeia cada templo, capela e comunidade ao longo do caminho.

 

Caminho da Luz

Foto: Vitor Mendonza

 

O Caminho da Luz é uma rota de peregrinação que se estende por aproximadamente 200 km, partindo de Tombos e passando por diversas localidades até chegar ao Alto do Caparaó. Durante essa jornada, os peregrinos são envolvidos pela luminosidade peculiar do caminho, que se manifesta através de fragmentos de mica e cristais no solo, além da ampla visão das cordilheiras do horizonte. Sinalizado por setas, marcas amarelas e placas indicativas, o caminho inicia em Tombos, conhecida como o Portal de Minas, e culmina no Pico da Bandeira, proporcionando aos caminhantes uma experiência de sete dias percorrendo montanhas, fazendas centenárias, matas, cachoeiras e antigas estações ferroviárias.

A rota do Caminho da Luz encanta pela sua energia telúrica, que abre portais energéticos e transporta os peregrinos através do tempo, conectando-os com os indígenas, tropeiros, religiosos e aventureiros que exploraram essas terras em busca de riquezas naturais e arqueológicas. Além de ser uma preparação ideal para peregrinações de longa distância, como o Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Luz também proporciona uma oportunidade para os peregrinos praticarem o desapego e a reflexão, carregando consigo toda sua bagagem ao longo do percurso e aprendendo a valorizar o essencial em sua jornada espiritual.

 

Caminho da Fé

Foto: Clodoaldo Costa / Portal Minas Gerais

 

O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi concebido como uma estrutura para os peregrinos que há tempos fazem suas jornadas ao Santuário Nacional de Aparecida. Com mais de 2000 km de extensão, dos quais aproximadamente 400 km percorrem as montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, esta rota oferece não apenas apoio logístico, mas também momentos de reflexão, integração com a natureza e fortalecimento da fé. Ao seguir as setas amarelas e a sinalização específica da trilha, o peregrino se conecta com a natureza exuberante e enfrenta os desafios do Caminho, que espelha as vicissitudes da vida.

Durante a jornada, o peregrino aprende a valorizar o essencial, descartando o supérfluo e exercitando a humildade ao se deparar com a simplicidade dos pontos de apoio, hospedagens e refeições. Cada parada não apenas contribui para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades ao longo do percurso, mas também promove uma rica integração cultural entre os habitantes locais e os peregrinos de diversas regiões do Brasil e do mundo. O Caminho da Fé se revela como uma jornada não apenas de fé e devoção, mas também de enriquecimento pessoal e comunitário.

 

Caminho de Nhá Chica

Foto: Caminho de Nhá Chica


Dedicado à venerável Nhá Chica, uma figura de grande devoção popular em Minas Gerais, este caminho percorre os municípios de Baependi e Caxambu, onde a santa viveu e deixou seu legado de caridade e bondade. Ao seguir os passos de Nhá Chica, os peregrinos têm a oportunidade de conhecer sua história inspiradora e de se conectar com sua espiritualidade benevolente.

O Caminho teve sua origem em 14 de junho de 2019 e se estende por 260 km, percorrendo 15 municípios da região do Sul de Minas Gerais. O ponto de partida é a Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, zona rural de Inconfidentes. A meta do percurso é atingir o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi.

 

Caminho das Capelas

Foto: Clodoaldo Costa / Portal Minas Gerais

 

O Caminho das Capelas é um roteiro de peregrinação com um trajeto total de 75 km, formando um circuito com partida e chegada na igreja matriz São Geraldo Magela, em Inconfidentes (MG), sinalizado por totens, setas e estrelas que guiam os peregrinos em uma imersão na fé e na cultura mineira. Ao longo de aproximadamente três dias, os peregrinos passam por cerca de 30 capelas, santas cruzes e oratórios em Inconfidentes, Bom Repouso e Tocos do Mogi, municípios do Sul de Minas Gerais, experimentando a rica história e a diversidade cultural de um povo formado pela colonização portuguesa, italiana, espanhola, africana, estoniana e de outras nacionalidades.

Caminhar pelo Caminho das Capelas é vivenciar a hospitalidade e a simplicidade dos mineiros, mergulhando em uma experiência de fé e conexão com o sagrado refletida nas construções singelas dos templos. Além disso, os peregrinos têm a oportunidade de desfrutar da autêntica gastronomia mineira e contemplar a exuberância da natureza local, incluindo capelas, cachoeiras, colinas, araucárias e vales com abundantes nascentes d'água.

 

Caminhos Franciscanos

Foto: Tharik Ferreira / Portal Minas Gerais

 

Os Caminhos Franciscanos oferecem uma experiência enriquecedora de fé, conexão com a natureza e reflexão, inspirada na vida de São Francisco de Assis e na história dos frades menores capuchinhos no Vale do Mucuri. Esta rota proporciona ao visitante a oportunidade de explorar a região através de uma jornada de peregrinação, aventura ou contemplação da natureza, mergulhando na cultura e nas tradições locais.

Com um percurso de 42 km, que pode ser percorrido em dois dias de caminhada, os Caminhos Franciscanos têm início na Igreja de São Francisco de Assis, localizada no bairro Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e se encerram no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. Ao longo do trajeto, os peregrinos são acolhidos pela calorosa hospitalidade mineira, proporcionada pelas famílias, empreendedores e religiosos das comunidades rurais nos municípios de Teófilo Otoni e Itambacuri.

 


Foto: Pedro Vilela

 

Além das rotas detalhadas com mais afinco, Minas Gerais abriga outros caminhos da fé cadastrados, que também merecem destaque, são eles: a Rota da Peregrinação, os Caminhos de Padre Victor, os Caminhos de Padre Libério, o Santuário da Mãe Rainha e a Rota nos Passos de Dom Viçoso.

Ao percorrer os Caminhos da Fé em Minas Gerais, os peregrinos não apenas buscam conexão espiritual, mas também encontram um caminho para a própria liberdade interior. Nessa jornada de autoconhecimento e reflexão, cada passo dado é uma oportunidade de descobrir novos horizontes, de superar desafios, de encontrar sua paz de espírito. Que cada viajante que se aventura por essas trilhas sagradas encontre não apenas seu caminho, mas também a liberdade de ser verdadeiramente quem são.

 

A liberdade mora em Minas! Conheça, encontre a sua e compartilhe!

Sobre o Autor

Gabriel Fraga

Apaixonado por viajar e experimentar coisas novas. Mineiro com orgulho e estagiário da SECULT-MG que acredita veemente no poder de transformação do turismo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?