Turismo em Minas Gerais | Caminhos Franciscanos: fé, natureza e reflexão

137
Foto por: Caminhos Franciscanos
Atualizado em: 13/09/2024

Caminhos Franciscanos: fé, natureza e reflexão

 

Te contamos tudo sobre uma rota de peregrinação que atravessa Minas Gerais e que oferece uma experiência de fé, conexão com a natureza e reflexão.


 

Se você está em busca de uma experiência para se reconectar consigo mesmo e com o mundo ao redor, você tem que conhecer os Caminhos Franciscanos!

É uma rota inspirada na história dos frades menores capuchinhos no Vale do Mucuri e em São Francisco de Assis, o santo que dedicou sua vida à simplicidade, à paz e ao amor pela natureza. Esse trajeto de 42 km, além de ser um convite perfeito para uma jornada de autoconhecimento e conexão com a natureza, oferece paisagens deslumbrantes de Minas Gerais – montanhas, vales e rios que abraçam o viajante com serenidade e paz.

Em apenas dois dias de caminhada, você pode explorar não só o cenário natural, mas também a rica espiritualidade franciscana. 

Passando por cidades históricas e santuários, o trajeto leva a um mergulho profundo na cultura e fé de comunidades rurais de Teófilo Otoni e Itambacuri, começando na charmosa Igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, e finalizando no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri.

 

 

Se interessou? Então se liga nas informações e dicas que separamos para que você já se planeje para sua experiência nas terras mineiras franciscanas.

 

Trechos 

Trechos 1 e 2

  • Igreja São Francisco de Assis (Teófilo Otoni)

  • Igreja Santo Antônio (Comunidade de Capitólio, em Itambacuri)

  • Igreja N. Sra. dos Anjos (Itambacuri)

 

Trecho 3

  • Igreja Santa Rita (Lajinha)

  • Igreja Santo Antônio (Comunidade de Capitólio, em Itambacuri)

  • Santuário Nossa Senhora dos Anjos (Ponto final)

 

 

Destinos 

Teófilo Otoni

Teófilo Otoni é conhecida como a capital das pedras preciosas. Possui relevante conjunto arquitetônico, do qual fazem parte o Espaço Cultural Bahia-Minas; a Praça Germânica; o Antigo Colégio Mineiro; a Catedral da Imaculada Conceição; a Praça Tiradentes e o Santuário Bom Jesus. Além disso, a Serra da Farinha possui vista panorâmica da cidade e também do Vale do Mucuri.

O ponto de partida da Rota Caminhos Franciscanos é a Igreja de São Francisco de Assis, que recebe os peregrinos para abençoar o início da jornada de fé e devoção. A Catedral, de 1892, está localizada no centro da cidade, próximo a praça Tiradentes. As duas grandes pilastras na fachada representam São Pedro e São Paulo e os grandes vitrais coloridos e um púlpito grandioso complementam a decoração da Catedral.


 

Comunidade de Capitólio

Saiba mais sobre a Igreja Santo Antônio, pelos contos dos moradores da Comunidade de Capitólio. A hospitalidade e a simplicidade do povo do Vale do Mucuri são características marcantes dos Caminhos Franciscanos. 

 

Itambacuri

Itambacuri tem como atrativos o Ipé Country Club, O Parque de Exposição, a Cachoeira do Cívico, os Morros do Cruzeiro e do Inhancojec, o Mercado Municipal e o Museu Histórico Regional Frei Agostinho.

O Santuário de Nossa Senhora dos Anjos fica localizado no alto de uma colina ao final da Rua Seráfica, próximo ao centro de Itambacuri. Além da Igreja, o santuário também abriga um convento dos Frades Menores Capuchinos e um Museu Religioso, que ressalta o legado ecumênico edificado ao longo dos anos no município. Do morro onde está localizado o Santuário tem-se uma bela vista da cidade de Itambacuri e do vale de montanhas da região. 

 

Lajinha

Lajinha é uma cidade de um povo humilde e hospitaleiro. A cidade conta com grandes fortalezas de rocha como cercanias naturais que podem ser exploradas. O marco é a “Pedra Torta” que com sua beleza pode ser vista de vários pontos da cidade.

No centro da cidade encontra-se o Santuário de Nossa Senhora Aparecida instalado sobre a “Pedra da Baleia”. O Santuário é visitado anualmente, no mês de Outubro, por muitas pessoas de diversas partes da região, em uma verdadeira romaria em homenagem à padroeira do Brasil. 

 

Eventos

Festa Nossa Senhora dos Anjos

No final do mês de julho e início de agosto, Itambacuri, a Cidade Franciscana, se transforma num grande centro de devoção a Nossa Senhora dos Anjos, padroeira do Município.

Um dos destaques da programação é a Missa Solene, no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, ocasião em que os fiéis recebem a indulgência do “Perdão de Assis”. Além disso, a Cozinha Mineira e a cultura de Itambacuri se unem à fé e à devoção a Nossa Senhora para receber os visitantes com o melhor da hospitalidade mineira, com diversas atividades culturais, feira gastronômica e apresentações artísticas. 

 

Festa de São Francisco de Assis

Entre setembro e outubro, Teófilo Otoni celebra São Francisco de Assis com muita fé e alegria no Bairro Jardim das Acácias, e em todas as comunidades da paróquia. 

Durante vários dias, moradores e visitantes participam de romarias, novenas, missas, procissão e de uma intensa programação cultural. A Igreja se transforma num espaço de acolhimento, com a gastronomia típica regional, feira das delícias franciscanas e do artesanato local, apresentações artísticas e atividades de lazer.


 

Não se esqueça!

A mochila ideal

Para desfrutar de forma mais harmônica do caminho, leve só aquilo que for estritamente necessário na mochila. Aí vão algumas dicas:

  • O ideal é que ela fique totalmente esticada, com roupas, equipamentos e comidas preenchendo-a inteiramente.

  • Deixe o lanche do dia, a jaqueta impermeável e a água à mão, além de outras coisas que se usa com frequência. 

  • Termine a arrumação de sua mochila com as comidas que, além de pesadas, deverão ser usadas logo no primeiro dia. Além disso, se possível, faça uma refeição mais reforçada e à base de carboidratos por dia.

  • As mochilas técnicas para caminhadas possuem uma fita barrigueira regulável, que proporciona conforto, além de transferir para os quadris a maior parte da carga. Bem como uma fita peitoral regulável, que aumenta a estabilidade dos movimentos.

 

Roupas e Calçados

O caminhante deve usar calçados e vestimentas apropriadas para as práticas:

  • Nos treinamentos, use os calçados com os quais pretende percorrer os Caminhos Franciscanos.

  • É aconselhável levar roupa e calçado extra para evitar hipotermia nos dias frios e/ou de chuva.

  • Para os dias quentes, usar roupas leves e, em qualquer estação, usar o filtro solar.

 

Antecipe reservas

Faça as reservas dos serviços de hospedagem e de alimentação antes de iniciar a caminhada, para não correr riscos desnecessários.

 

Previsão do tempo

Fique atento à previsão do tempo para realizar sua caminhada com maior proveito possível.

 

Cuide da Natureza

  • Não deixe resíduos no caminho. Junte-os em sacos e leve até a lixeira mais próxima.

  • Não alimente animais silvestres.

  • Não faça fogueiras (utilize fogareiros).

  • Respeite os moradores da região.

 

Passaporte e Certificado

O Passaporte do Peregrino da Rota Caminhos Franciscanos possui orientações detalhadas aos caminhantes, além de informações sobre os serviços religiosos, pontos turísticos, passeios e atividades, comércio, gastronomia e hospedagem. Para adquirir o certificado de realização do percurso, é necessário que o passaporte do peregrino esteja carimbado com, pelo menos, 6 carimbos por trecho no total. 

Você pode retirar tanto o passaporte quanto o certificado na Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni ou no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, mediante agendamento prévio. 



Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!
 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?