Turismo em Minas Gerais | Carnaval da Liberdade 2024

14.943
Foto por: Bloco Havayanas Usadas - Cortejo 2023
Atualizado em: 31/01/2024

Tudo que te espera no Carnaval da Liberdade 2024

Descubra tudo sobre o Ensaio de Carnaval, novidades em BH, e expectativas para 2024

 

O Carnaval da Liberdade de 2023 foi um extouroooo!!! Foram 11 milhões de pessoas circulando em todo o estado (6M no interior e 5M em Beagá), tivemos mais de 300 blocos na capital e foi folia pelas ladeiras das cidades coloniais, desfiles de escolas de samba e até mesmo blocos ao som do rock!

De norte a sul do estado, são mais de 200 eventos e festas que para todos os tipos de foliões, basta deixar a fantasia pronta e se preparar para cair na folia.

Agora vamos para as novidades de 2024?

 

Um som diferente

Tudo que está bom pode melhorar, por isso nas ruas de BH terão caixas de som que vão reproduzir, em tempo real, a música dos trios, ampliando o alcance sonoro dos blocos carnavalescos.

Cada bloco, dos menores nos bairros aos que tem milhares de foliões na Avenida Afonso Pena, tem sua história e sua característica musical! E aqui toda música pode ser sentida e pulsada...

 

Foto: Bloco Havayanas Usadas Cortejo de 2023

 

Ensaio Geral em BH

Para ter um gostinho do que será o Carnaval da Liberdade em Belo Horizonte em 2024, aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro o Ensaio Geral com 24 blocos se apresentando!!! A festa, que rolou na Av. dos Andradas, foi contagiante, a nova sonorização testada foi um sucesso e encheu nossos corações com a emoção que só o carnaval em Minas Gerais traz, agora estamos ainda mais anciosos para o Carnaval da Liberdade de 2024.

 

Foto: Ensaio Geral do Carnaval de BH

 

 

Não sabe por onde começar? Temos pacotes de viagem para você!

Tá sabendo que o Governo de Minas e CVC Corp lançaram pacotes de viagem para o Carnaval da Liberdade 2024?

Os destinos serão: Belo Horizonte e cidades históricas, agora não tem desculpas para você ficar de fora da nossa folia, hein?! Já estamos esperando o #Partiu para o Carnaval da Liberdade 2024!

 

Foto: Carnaval de Sabará - Acervo SECULT

 

Baixe aqui o Portfólio do Carnaval da Liberdade e fique por dentro dos eventos de Minas Gerais: CLIQUE AQUI

 

Carnaval da Tranquilidade

É claro que o ‘jeitim’ mineiro não poderia ser deixado de lado em uma data importante como essa, o Carnaval da Tranquilidade permite que quem venha para Minas possa desfrutar da das nossas estâncias hidrominerais, da calmaria e das boas energias que as cachoeiras e serras mineiras proporcionam e claro, da cultura e história que os museus, teatros e cinemas podem oferecer.

 

Foto: Carrancas por John Brandão

 

Aqui temos mais de 1000 cachoeiras, 58 rios e lagos, 10 estâncias hidrominerais, 79 parques, sendo eles 44 estaduais, 9 ecológicos, 6 naturais e 20 municipais. Grutas, trilhas, fazendas, mirantes, represas e unidades de conservação compõem o acervo dos Atrativos Naturais de Minas Gerais.

São centenas de igrejas, capelas, museus e feiras espalhadas pelo território mineiro, além de bibliotecas, teatros, mercados municipais, estações ferroviárias e santuários que fazem parte da nossa diversa e encantadora cultura.

 

 

Carnaval +Seguro e organizado é em Minas!

Em 2023, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tivemos 50 mil postos de policiamento. Em 2024 além de segurança teremos mais organização com banheiros químicos, grades de segurança, dentre outros equipamentos necessários.

 

Foto: Bloco Aline Calixto

 

 

Não é não!

Em Belo Horioznte as mulheres terão um ponto de apoio com assistência psicológica gratuita, esse é o projeto Plantão Integrado Acolhe! Será ofertada assistência social, segurança, orientação jurídica e apoio psicológico às mulheres vítimas de assedio e violência sexual.

Como vai funcionar?

  • Base de apoio fixa na Praça da Liberdade, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
  • De 10 a 13 de fevereiro, das 10h às 19h.
  • A base de apoio também terá um varal solidário com roupas,para que as mulheres possam trocar de roupa caso necessário e se sintam confortáveis para voltar para casa.

 

Foto: Iepha (local de apoio), na Praça da Liberdade em Belo Horizonte.

 

 

Amor de Carnaval é amor com proteção!

Amor de Carnaval é amor com proteção! Sexo seguro deve ser uma regra para todo o ano, mas é durante o Carnaval, quando as pessoas costumam aproveitar ao máximo os dias de folia, é que aumentam os riscos de exposição às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, seja qual for a sua fantasia, tenha camisinha sempre em mãos!

Além do uso do preservativo, que é o método mais efetivo na prevenção às ISTs, existem outros cuidados disponíveis à população, como a Profilaxia pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicação após uma exposição ao vírus, e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é o uso de medicamentos como forma de prevenção ao HIV.

 

E fique ligado(a)!

Se você considerar a possibilidade de ter sido exposto às ISTs por meio de uma relação sexual, pelo não uso ou rompimento do preservativo, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, em uma Unidade Básica de Saúde ou nos Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

Saiba onde encontrar o SAE/CTA mais próximo de você: CLIQUE AQUI!

Feita a testagem, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico para alguma dessas doenças.

 

Foto: Bloco Havayanas Usadas Cortejo de 2023

 

 

Alimentação Saudável

Os dias de folia exigem mais da saúde por conta do calor, das horas passadas fora de casa, do consumo de álcool e outros fatores. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados com a alimentação, especialmente os foliões que pretendem aproveitar o carnaval de rua. Além disso, durante as festas de carnaval há um grande gasto de energia, e por isso é necessário que os foliões adotem uma alimentação saudável para evitar problemas como a intoxicação ou a desidratação, durante e após as festas

Beber bastante água e dar preferência a alimentos leves estão entre as principais dicas pra quem pretende curtir os dias de festa de forma saudável.

  • Beba bastante líquido, dando preferência à água, água de coco ou sucos naturais, feitos com frutas frescas. Bebidas industrializadas, como os refrigerantes, podem conter grandes quantidades de açúcar, sódio e outras substâncias que não fazem bem à saúde.
  • Cuidado com a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas. A cerveja, por exemplo, não hidrata e deve ser ingerida com quantidades intercaladas de água.
  • Antes de ir para as festas, é recomendado consumir mais carboidratos, como arroz, batata, pães, macarrão e aveia, dando preferência às versões integrais, que sustentam por mais tempo.
  • durante a folia, dê preferência a lanches rápidos, práticos e saudáveis, como as frutas desidratadas ou in natura, barra de cereal, sucos naturais e castanhas.
  • Mesmo na rua, não deixe de fazer as três refeições principais; mas quando isso não for possível, a recomendação é comer pequenas porções várias vezes ao dia e não ficar mais que três horas sem se alimentar.

Ao se alimentar longe de casa, esteja atento às condições de higiene do local e da forma como a comida é armazenada. As altas temperaturas características do verão podem facilitar a proliferação de microrganismos na comida, ocasionando as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Por isso, evite alimentos que permaneceram expostos ao sol, sem proteção ou que sejam perecíveis.

 

 

 

Segurança no Trânsito

Você já sabe, mas não custa relembrar: álcool e direção não contam boas histórias de Carnaval. Beber antes de dirigir aumenta o risco de acidente com morte e lesões graves, e fique ligado: o risco de uma colisão no trânsito é grande mesmo com baixos níveis de concentração de álcool no sangue.

E já que a folia só vale a pena se todo mundo chegar bem, fique atento a outras orientações importantes para sua segurança no trânsito:

  • Não use celular ao volante
  • Cinto de segurança ou capacete sempre!
  • Fique de olho na sinalização!

 

Vai pegar estrada no feriadão?

  • Sempre transite na velocidade permitida na via;
  • Mantenha distância segura de, pelo menos, 10 metros de distância do carro da frente, principalmente em caso de chuva;
  • Utilize luzes diárias de circulação diurna;
  • Use sempre o cinto de segurança (e os passageiros também!);
  • Não utilize equipamentos que retirem sua atenção, como fones de ouvidos ou celular;
  • Não dirija depois de ingerir qualquer bebida alcoólica.

 

 

 

Atendimento

Não fique em dúvida sobre qual serviço procurar em caso de uma emergência ou até mesmo um mal estar durante o Carnaval. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de unidades que se complementam para o atendimento integral ao cidadão.

Fique sabendo:

  • UBS

Porta de entrada do cidadão, devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação ou por pacientes com sintoma não grave. Oferecem ainda vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da Atenção Primária. Algumas UBS ainda oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar.

Fique ligado: é na UBS que você pode (e deve!) retirar prestativos gratuitos para uma folia segura!

  • UPA 

Funcionam 24h por dia, 7 dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, colaborando para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Caso necessário, os pacientes são estabilizados e encaminhados para um hospital.

  • HOSPITAL

Atendem às situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos. O atendimento é feito através da urgência e emergência do pronto-socorro e do quadro médico que trabalha para investigar e tratar doenças.

 

 

 Para não perder nada já vai nos seguindo no insta, @visiteminasgerais, por lá passaremos todas as informações para você ficar por dentro, com uma curadoria de conteúdos de carnaval para aquecer os motores!

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?