Turismo em Minas Gerais | Carnaval da Tranquilidade em Minas Gerais

2.409
Foto por: Serra do Cipó
Atualizado em: 02/02/2024

Carnaval da Tranquilidade em Minas Gerais


 

O Carnaval da Liberdade é para todos, inclusive para aqueles que buscam sossego no nosso Carnaval da Tranquilidade


 

É claro que o ‘jeitim’ mineiro não poderia ser deixado de lado em uma data importante como essa! O Carnaval da Tranquilidade permite que quem venha para Minas possa desfrutar da cozinha mineira; das estâncias hidrominerais presentes no território; da calmaria e das boas energias que as cachoeiras e serras mineiras proporciona e claro, da cultura e história que os museus, teatros e cinemas podem oferecer.

Aqui você encontra de tudo um pouco!! Desde cachoeiras, rios e lagos, estâncias hidrominerais e termais, parques diversos até grutas, trilhas, fazendas, mirantes, represas e unidades de conservação que compõem o acervo dos atrativos naturais de Minas Gerais. Todos esses pontos turísticos você pode encontrar aqui no nosso site!

A riqueza cultural de Minas também está presente no Carnaval da Tranquilidade. São centenas de igrejas, capelas, museus e feiras espalhadas pelo território mineiro, além de bibliotecas, teatros, mercados municipais, estações ferroviárias e santuários que fazem parte da nossa diversa e encantadora cultura.

 

Então já anote alguns destinos e experiências para você aproveitar seu feriado longe das agitações das folias e já coloque na sua lista de viagens deste ano!

 

Parques e Balneários 

Você já pensou em aproveitar o feriado do Carnaval para cuidar da sua saúde e bem-estar? Minas Gerais possui parques e balneários que são verdadeiros presentes da natureza, combinando história, beleza e saúde. Cada destino oferece uma experiência única, proporcionando aos visitantes momentos de relaxamento, descoberta e renovação. 

 

Caxambu

Foto: Patrick Grosner

 

Para quem busca relaxamento e contato com a natureza, o Parque das Águas de Caxambu é um lugar ideal!! Além de ser um importante patrimônio e atrativo natural da cidade, também é o local onde existe a maior diversidade de águas do mundo, com 12 fontes de águas minerais medicinais, cada uma com propriedades únicas.  

No interior do Parque encontra-se o Balneário Hidroterápico, Patrimônio Histórico e integrante do Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas e do seu entorno, oferece diversos tipos de banhos, duchas e saunas, divididos em duas alas, feminina e masculina, além de uma relaxante piscina térmica de hidroterapia e cromoterapia

Lá tem atrações para todos os gostos e idades. Os visitantes podem desfrutar de passeios pelos jardins exuberantes, explorar a arquitetura histórica, aproveitar da estrutura com parquinho para crianças e quadras esportivas e, é claro, provar as águas terapêuticas. 


 

Araxá

Foto: Acervo Secult

 

A cidade de Araxá cresceu ao redor das águas. A água atraia turistas que buscavam saúde, cura e, até mesmo, tratamentos estéticos. Surgiu então o primeiro balneário de Araxá, com três miúdos quartos de banho, uma sala e um cômodo para a fornalha.

Mesmo com a simplicidade, o balneário atraía pessoas de todo o país para a região. E Araxá foi crescendo ao redor dessa estrutura. No século XX, a região ganhou o destaque com a construção do Grande Hotel Termas de Araxá, inspirado nas casas de banho romanas. As Termas se tornam, então, lugar de cura e autoconhecimento, sendo conhecida por suas águas “mágicas” com poderes, algumas vezes, inexplicáveis. 


 

São Lourenço

Foto: Patrick Grosner

 

São Lourenço é um convite à saúde e diversão. O Parque das Águas de São Lourenço é parada obrigatória para quem procura lazer na região. Mais que uma atração turística, o Parque conta com 9 fontes de águas minerais, recebendo pessoas para fazer tratamentos medicinais com o consumo das águas minerais, cada uma delas tem sua propriedade e benefício específico.

Além disso, reúne diversas atrações naturais, atividades ao ar livre, banhos e massagens terapêuticas oferecidos pelo Balneário e muito mais. O parque possui várias atividades para quem quer se divertir e contemplar a natureza, como pedalinho cisne, barco a remo, barco de época, minigolfe, triciclo, playground para as crianças, dentre muitas outras atrações para toda a família.


 

Cambuquira

Foto: Patrick Grosner

 

Em Cambuquira, o Parque das Águas é um verdadeiro oásis de tranquilidade. O Parque das Águas de Cambuquira é rodeado por uma natureza belíssima, possuindo uma grande área de Mata Remanescente de Mata Atlântica. Abriga 5 fontes de águas minerais e curativas e sua área é composta por jardins muito bem arborizados, Spa das águas, lago, pedalinho, lanchonete, academia ao ar livre. Os visitantes podem relaxar nos jardins, fazer caminhadas e aproveitar as propriedades curativas das águas locais.

 

Cachoeiras / Natureza 

Nunca é demais reforçar a diversidade natural daqui de Minas e o quão o estado está recheado de surpresas naturais. É um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e ideal para quem busca descansar. De suas cachoeiras cristalinas e paisagens deslumbrantes, cada destino oferece uma experiência única, destacando a grandiosidade e a diversidade do estado.

 

Carrancas - Terra das Cachoeiras

Foto:  John Brandão

 

Considerada a 4° maravilha do Estado, a chamada “Terra das Cachoeiras”, encanta visitantes com suas quedas d'água magníficas. Paz e aventura em meio a natureza fazem de Carrancas um destino imperdível para quem curte a vida ao ar livre. A região abriga diversas trilhas que levam a cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira da Zilda, proporcionando experiências refrescantes em meio à natureza preservada.

 

Parque Nacional da Serra do Cipó 

Foto: Asscom

 

O Parque Nacional da Serra do Cipó protege a fauna e a flora da Serra do Cipó, as bacias de captação do rio Cipó, afluente do rio das Velhas, e preserva as belezas da região. O parque é reconhecido pelas suas inúmeras e impressionantes cachoeiras, canyons e paredões para a prática de alpinismo, sem falar nas cavernas e trilhas próprias para os amantes de mountain bike e caminhada.  Destaca-se a Cachoeira da Farofa, com suas águas cristalinas, e a Cachoeira Grande, cercada por uma vegetação exuberante, criando uma atmosfera mágica.

 

Parque Nacional do Ibitipoca 

Foto: Evandro Rodney

 

Situado no coração da Serra do Ibitipoca, o Parque é uma área protegida, que conta com uma rica fauna e uma ampla área verde, onde se encontram grutas, cavernas, picos, piscinas naturais e cachoeiras. A famosa Janela do Céu proporciona uma vista panorâmica espetacular, enquanto as cachoeiras, como a Cachoeirinha e a dos Macacos, oferecem refúgios refrescantes em meio à natureza intocada.

 

Parque Nacional do Peruaçu 

Foto: Xará

 

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal. Repleto de cânions, grutas e formações rochosas impressionantes, o Parque Nacional do Peruaçu é uma maravilha geológica e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. A Cachoeira do Bicame e a Cachoeira do Fundão são apenas algumas das jóias naturais que encantam os visitantes, proporcionando uma imersão única na natureza.

 

Cordilheira do Espinhaço 

Foto: Xará

 

A Cordilheira do Espinhaço é a segunda maior cadeia de montanhas da América Latina e a única cordilheira do Brasil. A cordilheira abriga cânions, cachoeiras, cavernas e rios, além de cidades históricas e uma rica biodiversidade, que deram a este lugar o título de Reserva Mundial da Biosfera. As trilhas pela Serra do Cipó e pela Lapinha da Serra levam a cachoeiras e mirantes espetaculares, oferecendo uma jornada inesquecível pela natureza.

 

Três Marias - Passeio no Rio São Francisco 


Foto: Acervo Secult

A região de Três Marias, banhada pelo Rio São Francisco, oferece a oportunidade de explorar as águas calmas do rio. Passeios de barco revelam a beleza das margens do São Francisco, enquanto as cachoeiras, como a Cachoeira do Fundão, complementam a experiência.

 

São Thomé das Letras - Cidade das Pedras

 

Foto: Patrick Grosner

 

Conhecida como a "Cidade das Pedras", São Thomé das Letras é considerada sagrada pelos místicos. A cidade atrai turistas em busca de diversão e também paz de espírito. Localizado no pico de uma montanha de pedra na Serra da Mantiqueira, o município está envolvido por um vale com muita vegetação, onde se escondem grutas, cachoeiras, como a Cachoeira Véu de Noiva, e cavernas com belezas exóticas, e pertence ao maior projeto turístico realizado em Minas Gerais, a Estrada Real. Além disso, os visitantes podem apreciar vistas panorâmicas do alto.

 

Capitólio - Lago de Furnas 

Foto: Hermerson Manoel

 

No Sul de Minas, Capitólio possui atrativos naturais bastante interessantes, como o Lago de Furnas, criado pela barragem de Furnas que represou o Rio Grande. Também conhecido como o "Mar de Minas", o Lago de Furnas é o maior lago artificial do Brasil. Além da grandiosidade das águas, a região apresenta cachoeiras maravilhosas, como a Cachoeira Lagoa Azul, proporcionando um cenário magnífico para passeios de barco e contemplação.


 

Experiências 

O que não falta em Minas são experiências memoráveis, experiências que vão com certeza te marcar para o resto da sua vida. Aqui em Minas você pode escolher mergulhar em experiências culturais, gastronômicas e naturais conhecendo o tradicional ou viver as diversidades contemporâneas. Melhor ainda, conhecer os dois lados encantadores e únicos de Minas de uma vez só!!

 

Destino Veredas 

Foto: Acervo Veredas

 

O Circuito Veredas é um convite para você viver o turismo de forma diferente, autêntica e inesquecível. Está localizado no centro de Minas Gerais e abrange 15 cidades que oferecem aos visitantes uma variedade de experiências únicas e surpreendentes.

Você pode se deliciar com os sabores da culinária mineira, que mistura tradição e modernidade, aprender sobre a produção do doce de leite e da charcutaria artesanal, se aventurar pelos vales, rios e cachoeiras da natureza exuberante, se encantar com as manifestações artísticas e culturais que preservam a memória dos tropeiros e bandeirantes que passaram por ali, ou ainda se expressar através do bordado e da cerâmica em ateliês criativos.



 

Café de Patrocínio 

Foto: Acervo Patrocínio

 

Patrocínio é o maior exportador do genuíno Café do Cerrado, que recebeu a denominação de origem, por possuir características únicas e alta qualidade. É uma região que é referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis. Seria maravilhoso poder conhecer mais de perto o que faz o café de lá ser tão especial né? E você pode!! 

Por meio da Rota do Café do Cerrado Mineiro possível realizar uma imersão exclusiva no mundo dos cafés de origem da região. É uma viagem memorável pelos aromas e sabores do Cerrado, onde o turista pode ter experiências enriquecedoras ao conhecer, além da produção, história do café, das fazendas e dos produtores, mas também, é possível escolher as fazendas que você terá a vivência na produção de cafés de excelência, experiências gastronômicas harmonizadas com a bebida, com traços da cultura e mineiridade reconhecidas internacionalmente.

 

Queijo da Serra da Canastra

Foto: Hermerson Manoel

 

O queijo produzido na  região denominada Serra da Canastra, aqui em Minas Gerais, é o famoso Queijo Canastra. Ele é um tipo específico de queijo, produzido de maneira artesanal a partir de leite cru e coalho em fazendas dessa região. Quem não gosta, né? 

Mas você sabia que ele só é tão saboroso por conta das características únicas da região da Serra da Canastra? O clima, o capim ingerido pelas vacas e qualidade da água, além do modo tradicional de produção e maturação do queijo, que aproveita o clima e os fungos locais, determinam as características de sabor e textura que o tornam único.

Para os amantes da boa comida e da tradição,a Rota do Queijo Canastra é um convite para explorar e se deliciar nas riquezas de Minas Gerais. É uma jornada gastronômica que leva os visitantes a explorar não apenas os sabores autênticos do queijo, mas também a cultura e tradição das comunidades locais. Por meio de uma imersão cultural, além da degustação, os visitantes podem conhecer as fazendas tradicionais, onde a produção do queijo é mais do que uma atividade econômica, uma tradição familiar passada de geração em geração. 

 

Romance em Monte Verde 

Foto: Ricardo Cozzo
 

Pensa num clima agradável, paisagens deslumbrantes, hospedagens charmosas, gastronomia excepcional e uma variedade de atividades voltadas para casais... é um destino perfeito para você que busca momentos românticos e memoráveis.

Monte Verde está localizada em uma região de altitude elevada, o que proporciona um clima agradável durante todo o ano e um friozinho no inverno, criando uma atmosfera acolhedora e romântica. A culinária local, muitas vezes baseada em ingredientes regionais, contribui para experiências gastronômicas únicas

Além disso, oferece uma variedade de atividades românticas, como passeios de charrete, trilhas em meio à natureza, jantares à luz de velas e até mesmo voos de balão. Com paisagens de tirar o fôlego, com montanhas, araucárias e uma vegetação exuberante, o município é reconhecido por hospitalidade e opções de hospedagem que vão encher os olhos dos casais apaixonados. 

 


E ai?? Muitas opções para você, nos conte qual chamou mais sua atenção para esse feriado!!

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?