Turismo em Minas Gerais | Conheça 4 cidades para viver o Natal em Minas

Foto por: @luzesdaliberdade
Atualizado em: 22/12/2021

Conheça 4 cidades para viver o Natal em Minas

 

Aproveite o fim de ano para viajar por Minas e se encantar com o clima natalino do estado em 2021.

 

O fim do ano se aproxima e com ele já é possível escutar os sinos do Natal!

Uma época mágica não só para as crianças. O encantamento proporcionado pelas decorações de luzes em fachadas de casas, janelas, árvores na rua, além da presença do bom velhinho dão um quentinho no coração. É um momento de encontro, felicidade, e de esperança.

O que fazer em Minas Gerais no Natal? Aqui, reunimos algumas opções de destinos mineiros que se prepararam para que você conheça pontos turísticos com decorações e eventos que valem a pena conhecer.

 

Natal Tiradentes

A cidade de Tiradentes, que por si só já é cativante, e foi considerada um dos 10 destinos mais acolhedores do mundo, une mais uma vez ao clima natalino para valorizar a cultura e espalhar a magia por sua população.

2021 é o terceiro ano em que a cidade histórica aposta em utilizar o seu tradicional cenário para ser palco de uma das nossas maiores festividades, te levando para uma aventura mágica.

A programação que vai de 5 de novembro a 26 dezembro conta com a presença do Natal do Chef, das Quitandas da Mamãe Noel, do Escritório do Papai Noel, das Projeções Natalinas e do Presépio em tamanho real. Assim, será possível aprender técnicas de culinária, escrever cartinhas para o Papai Noel, e também conhecer sobre as histórias bíblicas que originam o Natal. Das crianças aos adultos todos vão gostar!

 

Foto: Evento de natal no centro da cidade histórica de Tiradentes. 

 

Para este ano, a proposta é trabalhar ainda mais com a cultura local. Por isso as atrações contarão com a presença de moradores locais, auxiliando desde a produção de quitandas até na confecção artesanal do presépio.

 

 

Fotos: Decoração de natal em Tiradentes. 

 

O Natal Tiradentes é muito mais que uma forma de comemorar a data, é sinônimo da valorização cultural, sendo uma iniciativa muito importante. Não deixe de visitar a cidade e de se encantar ainda mais com o universo natalino.

Para mais informações confira o site oficial clicando aqui.

 

Natal Cultural nas Montanhas

O Natal de Monte Verde, distrito de Camanducaia, é um grande destaque para Minas Gerais. Conhecido pelo seu clima frio e paisagem de montanhas, Monte Verde fica totalmente envolvida pelo espírito natalino.

Na edição de 2021, o tema escolhido para o Natal nas Montanhas é “A Origem de Tudo”, retomando ao passado e homenageando a população que moldou a cidade. A arquitetura da cidade já evidencia a essência europeia do local, e neste Natal será possível aprofundar nas raízes dos imigrantes que optaram por viver no vilarejo acolhedor, experimentando uma viagem única.

 

Foto: Casas iluminadas com a decoração de natal em Monte Verde. 

 

O Natal nas Montanhas vai desde o dia 13 de novembro até 09 de janeiro, com a oportunidade de muitos dias para visita. O esperado é que esse ano se atraia ainda mais turistas do que nos anos anteriores. Para isso, o espetáculo “A Origem” é uma das principais atrações para cativar o público, e ocorrerá toda sexta-feira às 19h na Praça do Carvalho, contando de forma divertida a origens dos povos da região. E aos sábados, também às 19h, ocorre o “Despertar das Luzes”, que leva luz e vida para toda a cidade, é realmente de ficar de queixo caído!

 

Foto: Rua principal de Monte Verde, distrito de Camanducaia, completamente decorada, para alegria dos turistas. 

                                  

A alegria do Natal para as crianças, o Bom Velhinho, também é presença confirmada em Monte Verde!

 

Foto: Coreto de Monte Verde  tomado pelas luzes de natal. 

 

Foto: Atração da temporada de natal na charmosa Monte Verde.

 

A programação é totalmente gratuita e pode ser acessada aqui.

Monte Verde, a cidade do sul de Minas que traz em seu nome a cor da esperança, sempre presente nessa época do ano, e é mais importante agora, visando um futuro com dias melhores.

 

Natal de Luz

“O Natal de Luz chegou, Guaxupé iluminou!” Para os moradores da cidade, a cantiga de Natal já grudou na cabeça mais uma vez.

O evento ocorre desde 2013 e já se tornou tradição, crescendo a cada ano. Neste ano, conta com 41 dias de programação, de 27 de novembro a 06 de janeiro. Mais de 6 milhões de micro lâmpadas foram espalhadas pela cidade, além dos presépios em tamanho real, e árvores de Natal, formando um lindo cenário natalino.

A alegria da criançada também é garantida em Guaxupé, afinal opção não falta! O Natal de Luz conta com a clássica casa do Papai Noel, onde os moradores e turistas podem visitar para fazer seu pedido, além da visita do Papai e da Mamãe Noel nos bairros da cidade. E há também dois parquinhos do Papai Noel, com diversos brinquedos adaptados para acessibilidade.

Para os amantes da arte, a programação conta com a presença de apresentações artísticas e culturais. Ocorrem diariamente no Teatro Municipal, às 20h, e no Palco Luz na Avenida Conde Ribeiro do Valle, às 21h. Além da Feira do Artesanato, com a venda de trabalhos manuais como pintura em tecido, crochê, tecelagem e outros. Não perca a oportunidade de conhecer esse local encantador.

Guaxupé pode ser uma surpresa para muitos, e com certeza merece ser acrescentada na sua lista de onde se passar o Natal! Para saber mais sobre o evento natalino basta clicar aqui.

 

Luzes da Liberdade

Por fim, mas não menos importante, é essencial ressaltar o espetáculo das Luzes da Liberdade, que colorem o coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade.

Pelo segundo ano a capital mineira recebe esse espetáculo de luzes, buscando inovação aliada à tradição. A decoração está realmente incrível.

De 07 a 26 de dezembro o Festival Luzes da Liberdade integra o Circuito Cultural da Liberdade com a arte digital e muita tecnologia, sendo um show de inovação.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

Essa com certeza é uma opção para aqueles que desejam conhecer a cidade e aproveitar esse clima mágico, e também para os que já conhecem BH, inclusive seus moradores, de vivenciar uma experiência única e encantadora em um dos principais cartões postais da cidade.

Minas Gerais consegue ir além do clássico das cidades históricas e se reinventar cada dia mais para as festividades. Cada local abraça o Natal de forma a trabalhar com o ambiente presente e sua história, criando sempre vivências únicas!

 

Outros eventos natalinos por Minas

É um amante do clima natalino e está próximo a outras regiões de Minas Gerais? Confira abaixo outros eventos que ocorrem pelo estado:

 

Andrelândia – Natal 2021

Belo Horizonte – Cidade de Natal BH; Natal do Espaço do Conhecimento UFMG; Feirinha de Natal de Santa Teresa; Tambores de Natal; O Espírito do Natal SESIMINAS

Cachoeira da Prata – Natal

Campanha – Natal Iluminado

Divinésia – Natal Divino

Guimarânia – Natal Iluminado e chegada do Papai Noel

Itanhandu – Natal com Arte

Itapecerica - Natal Iluminado

Itapeva – Natal de Itapeva 2021Natal Mágico de Itapeva

Mariana – Natal Luz

Muriaé – II Natal Iluminado

Novo Oriente de Minas – Concerto Natalino

Patrocínio – O Natal de Todos Nós

Patrocínio de Muriaé – Comemoração de Natal

Peçanha – Natal Luz

Pouso Alto – Natal de Pouso Alto e Apresentação Natalina: Orquestra de Sopro Terras Altas

Sacramento – Natal Iluminado

Santa Luzia – Natal de Luz

São Lourenço – Natal das Águas

Senador José Bento – Cantata de Natal

Timóteo – Cantata de Natal da Fundação Aperam

Unaí – Natal Encantado

Varginha – Natal de Luz

 

Aproveite que a magia do natal está espalhada por Minas e confira estes espetáculos e decorações incríveis!

 

Buscando por um cardápio com a cara de Minas para o seu natal? Clique aqui e saiba como fazer uma Farofa Mineira para o Natal. 

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e estagiário da SECULT-MG. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Comentários