Turismo em Minas Gerais | Rota da Cozinha Mineira no Circuito Liberdade

484
Foto por: Acervo Mercado Central
Atualizado em: 15/09/2022

Conheça a Rota da Cozinha Mineira no Circuito Liberdade

 

Vivencie a liberdade dos nossos sabores no coração da nossa capital, cidade criativa da gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO) . 

 

Encontrar-se nos sabores da cozinha mineira não é lá uma tarefa muito árdua, os aromas que emanam de nossos fogões são um convite à mesa, a boa prosa, ao causo e a mineiridade de que tanto nos orgulhamos. 

O cômodo mais saboroso do estado é também o mais aconchegante, é na cozinha que reunimos os de casa, os que vêm de fora, os que passam 'depressinha' e os que não tem hora para sair.


Conheça a Rota

 

Foto: Museu de Artes e Ofícios, localizado  na Praça Rui Barbosa, também conhecida como Praça da Estação; 


A rota da cozinha mineira no circuito liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.


Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas.

 
O que tem na rota da cozinha mineira?  


O mapa inicial da rota contém todas ass atrações e estabelecimentos pré selecionados estão distribuídos por pins identificando sua categoria, que podem ser: Museus, Mercados, Botecos, Restaurantes e Cafeterias


Os museus representam atrações que não só contam a história de Minas, mas como tem alguma ligação com a cozinha mineira, neles é possível imergir na nossa cultura alimentar através de registros, memórias e histórias. A categoria museus é composta pelo museu de artes e ofícios, que em seu espaço dedicado à conservação e transformação dos alimentos ajudam a contar a história da cozinha mineira. 


Os mercados representam nossos pontos de encontro, uma rota turística dedicada à cozinha mineira, no coração da capital, não deixaria de fora o terceiro melhor mercado do mundo, certo? Corretíssimo, o mercado central de BH é parte integrante do trajeto, e vamos combinar? Uma rota à parte. 


Os restaurantes, botecos e cafeterias representam o contato com a cozinha mineira, seja por meio de seus itens ou pratos típicos. Nesses estabelecimentos é possível saborear o que há de melhor na capital mineira e que mais remete à cozinha mineira. São inicialmente 12 espaços selecionados por meio de parceria com  a associação de bares e restaurantes (ABRASEL) que não só deixam a rota mais robusta como diversificam as possibilidades de trajeto. Vale lembrar que a rota está em expansão e logo esse número de atrativos aumentará!


Como aproveitar a rota? 

 

 


Não é à toa que o circuito chama Liberdade, a rota da cozinha mineira, a rota de parques, praças e jardins e as outras que virão, podem ser aproveitadas de acordo com a vontade e com a liberdade de cada um. 


Em um sábado por exemplo você pode começar pela manhã, tomando café em uma das cafeterias completamente mineiras, partir para algum dos museus, ou fazer compras nos mercados, as opções de almoço se dividem entre os bares e os botecos, tem pra todos os gostos, e daí mesmo já dá para emendar a tarde, ou descer para o mercado central, e terminar a noite no charmoso Mercado Novo.


Os apaixonados pelo típico pão de queijo mineiro podem se encontrar nas cafeterias e fazer a rota a parte. Para os cervejeiros de plantão os bares estão de portas abertas. Enfim, o que não falta é opção e liberdade, por aqui estamos curiosos e ansiosos para conhecer os roteiros e caminhos que a rota da cozinha mineira irá proporcionar. 


Aproveite e desfrute das deliciosas opções dessa rota, que foi pensada para os amantes da cozinha mineira.

Já cohece a outra novidade de Belo Horizonte? A Rota dos Parques, Praças e Jardins, uma celebração à primavera Belo Horizontina. 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?