Turismo em Minas Gerais | Destino Retrô

399
Foto por: Pedro Vilela
Atualizado em: 20/07/2023

De volta ao passado: 5 cidades mineiras para voltar no tempo!

 

Confira 5 cenários vintages para conhecer em Minas Gerais e uma super dica para conhecer onde morou o pai da aviação, Santos Dumont.

 

 

Apesar de Minas conseguir unir o tradicional e o contemporâneo, hoje vamos focar nas cidades que parecem ter ficado paradas no tempo, que ao visitar voltamos para séculos passados!

Minas é bastante conhecida por suas cidades históricas, as igrejas barrocas, os casarões e a cultura presente em cada rua.

Separamos dicas de cidades que carregam o charme do vintage, com a calma do interior, o bem receber mineiro e que vão ser os seus próximos destinos!

 

Serra dos Alves

                Pense em um destino que te traga paz, conforto e que te afasta de todo o barulho e estímulos do dia a dia. Se você pensou na Serra dos Alves você pensou certo!

                Localizada no distrito Senhora do Campo, em Itabira, o vilarejo está a apenas 2h30 da capital mineira. O destino é bastante procurado pelos amantes do turismo de natureza e por aqueles que desejam se reconectar consigo mesmo.

                Somos transportados para um passado onde as sociedades se organizavam em formas de vilas com cerca de cem moradores, sem grandes comércios e também sem internet!

                Além das diversas belezas naturais, com cachoeiras deliciosas, o vilarejo guarda uma cultura rica, do mineiro raiz, que valoriza a prosa e a leveza da vida!

Serra dos Alves: experimente nossa mineiridade!

 

Catas Altas

                Outro destino bucólico que parece ter parado no tempo é Catas Altas, com diversos atrativos, além de muitas opções de bares e restaurantes para se deliciar com a cozinha mineira.

                Atrativos para se maravilhar e conhecer a cultura local é o que não vai faltar em Catas Altas. Dentre as diversas opções temos o Bicame de Pedras, construído por volta de 1892, a Praça Monsenhor Mendes, que é o ponto principal da cidade, e claro o imperdível Santuário do Caraça, que fica a 37 km da cidade.

Destinos mineiros para aprender passeando

 

Serro

                A terra dos melhores queijos, das deliciosas quitandas e de muita história: o Serro.

                Serro foi uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas e ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras, estando todo o patrimônio bem conservado!

                Visitar o Serro é voltar aos tempos coloniais, onde você aprecia os grandes casarões, praças e igrejas clássicas do período. O pequeno município é destaque pelo seu charme único e vai de encantar com nenhum outro!

Conhecendo a Região dos Diamantes

 

Tiradentes

                Não tem como falar de volta ao passado e conservação do patrimônio sem falar de Tiradentes.

                A queridinha dos turistas possui um ambiente único, a cada rua nos apaixonamos pela cidade, pelas suas ruas de pedra, as construções coloniais e a tranquilidade do interior!

                Além da beleza da cidade, a beleza está também nos pratos, com diversas opções de restaurantes com chefs renomados, que une a cozinha tradicional com a contemporânea. As pousadas em Tiradentes também são uma atração a parte, chegando até ter opções de hospedagem em vagões de trem! Uma verdadeira experiência!

                Pertinho de Tiradentes está localizado Prados, onde também a parte cultura é forte. Prados conta com diversas construções coloniais e também diversas oficinas de artesanato.

Passeios por Minas Gerais: 20 dias na inesquecível Tiradentes

 

Cataguases

                Para os amantes do modernismo, Cataguases é amor na certa. A cidade é conhecida como cidade modernista e reúne mais de 30 obras do movimento.

                Oscar Niemeyer tem grande influencia sobre a cidade, tenho desenhado construções importantes como o Colégio Cataguases e a Residência Francisco Inácio Peixoto. Além das obras de Niemeyer, Francisco Bolonha e MM Roberto marcam a paisagem da cidade.

                A pequena cidade além de sua arquitetura modernista é polo mineiro do audiovisual, pulsando cultura.

 

Santos Dumont 150 anos – Fazenda Cabangu

Santos Dumont foi um dos pioneiros da aviação e é considerado um herói nacional no Brasil por suas contribuições para o desenvolvimento dos primeiros aviões e dirigíveis. Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em Cabangu, uma fazenda localizada perto da cidade de Santos Dumont, no estado de Minas Gerais, Brasil. Ele cresceu em meio à fazenda, onde desenvolveu sua paixão por mecânica e engenharia. Sua infância na fazenda foi influente em sua busca posterior pela conquista do céu.

 

Em sua vida adulta, Santos Dumont mudou-se para Paris, França, onde realizou a maioria de suas experiências e invenções aeronáuticas. Ele foi pioneiro no desenvolvimento de aeronaves mais leves que o ar e mais pesadas que o ar, alcançando sucessos notáveis no início do século XX.

Dentre suas principais realizações estão:

  • O Balão Dirigível nº 6: Em 1901, Santos Dumont projetou e voou o Balão Dirigível nº 6, conhecido como "Ovni". Foi a primeira vez que um veículo mais pesado que o ar foi capaz de voar, decolar e aterrissar verticalmente por seus próprios meios.
  • O 14-Bis: Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo homologado de um avião, o 14-Bis. O voo ocorreu em Paris e percorreu cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros do solo.
  • O Demoiselle: Projetou e construiu o Demoiselle, um avião monoplano leve e elegante que contribuiu para popularizar a aviação entre o público.

A Fazenda Cabangu, que está a 207km de Belo Horizonte na BR-040, foi transformada em um memorial em homenagem a Santos Dumont. Ela preserva a história do pioneiro da aviação e serve como um importante local turístico e educacional no Brasil, permitindo que as pessoas conheçam mais sobre a vida e as realizações desse notável inventor brasileiro.

 

A fazenda conta com uma réplica do 14 Bis, o famoso avião construído por Dumont, um pequeno museu que abriga um acervo riquíssimo dos seus inventos e sobre sua história como fazendeiro criador de gado holandês na Serra da Mantiqueira. Lá também se encontram grandes jardins e até mesmo uma estação de trem.

 

 Descubra a arquitetura moderna e pós-moderna de Belo Horizonte

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e analista de marketing turístico. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?