Turismo em Minas Gerais | Doce de Leite

4
Foto por: Acervo Doces Antunes
Atualizado em: 06/11/2020

Gosto de Minas: Doce de Leite 

Uma delícia típica da cozinha mineira, um dos melhores acompanhantes da nossa mesa (afinal, vai bem com diversas opções) e uma das nossas sobremesas preferidas. 
A receita de hoje dispensa elogios, mas vem carregada deles, e de muita história. O doce de leite mineiro é definitivamente um dos melhores do país, um item indispensável na mesa dos mineiros, nas viagens de quem anda por aqui e na mala de quem se despede!

 Um pouco da história

Embora não seja possível definir a origem correta do doce de leite, a invenção da receita está ligada a expansão das plantações de cana de açúcar e à produção da sacarose extraída das plantas, e data no Brasil de meados do século 16
A expressividade do doce no nosso estado também está ligada à história do país, quem aí lembra que por conta da nossa produção de leite fizemos parte da política do café com leite? 
Ainda hoje somos referência na produção de laticínios e como essa história já dura alguns anos, imagine quantas adaptações e receitas diferentes o nosso docinho já existem? 
Podemos apostar que cada família de Minas tem uma versão do doce de leite, e que todas essas são carregadas de simbolismo e paixão, bem do jeitinho que a cozinha mineira é!

 Delícia que combina com tudo!

No cone, em pasta, pedaço, com ameixa, com chocolate, com queijo! Hummm... Deu água na boca só de pensar quantas formas diferentes essa delícia ganha por aqui, né? Tem doce de leite para todos os gostos e o que não falta é possibilidade. 
Assim como nas suas formas finais, as receitas do doce podem variar muito, mas algumas dicas são cruciais como, por exemplo, o tacho de cobre, que ajuda no cozimento dos doces e garante uma textura mais cremosa ao resultado final, e a paciência, item indispensável para quem quer fazer um bom doce. 
Além do tacho e da paciência é preciso ter cuidado ao manusear o doce, ninguém quer ficar queimado por aí, né? 
A receita de hoje é muito especial e vem de Moeda, a cidade que é envolta pela serra de mesmo nome e fica a poucos km da capital mineira, um recanto para que gosta do contato com a natureza. A Pollyanna Antunes, que enviou a receita, garante que a receita é uma jóia de família, e que não tem como dar errado! 
Aposto que vai ser uma ótima pedida de sobremesa para o final de semana, separa os ingredientes aí e mão na massa!

 DOCE DE LEITE

(Rende em torno de 2kg de doce) 

 Ingredientes:
- 05L de leite 
- 01kg de açúcar 
-20gr de bicarbonato de sódio 


 Modo de preparo:
Juntar todas os ingredientes no tacho levar ao fogo e mexer sempre até dar o ponto.
 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?