Fé e natureza: dicas de Santuários nas serras mineiras
Já pensou em se conectar com o divino e a natureza em Minas, ao mesmo tempo?
Em Minas, a harmonia entre as representações sagradas nos nossos Santuários convida os visitantes a explorarem a interseção entre a arte sacra e a espiritualidade. Torna-se um verdadeiro espaço de devoção. E quando se junta com o conjunto natural, aí que a experiência fica boa de verdade.
Hoje, te damos dicas de santuários mineiros que vão te proporcionar experiências de fé em meio a natureza.
Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté
Foto: John Brandão
No topo da Serra da Piedade você encontra o Santuário Nossa Senhora da Piedade e uma das vistas mais deslumbrantes da região. Tanto a Serra quanto o Santuário são tombados pelo IPHAN.
O Santuário abriga a Casa dos Romeiros, o Cruzeiro, o Observatório Astronômico e a Igreja Abrigo de Nossa Senhora da Piedade.
O que você encontrará:
Igreja Abrigo de Nossa Senhora da Piedade: é originalmente construída de adobe. No seu interior simples destaca-se o retábulo do altar-mor, em estilo rococó, e a imagem de Nossa Senhora da Piedade recebendo nos braços o seu filho morto. A obra é atribuída ao Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Foto: Marcus Vinicius
Calvário: de frente para a Basílica da Piedade está o Calvário, há uma escultura composta por uma cruz com a imagem de Cristo, tendo a Virgem Maria à sua direita e São João à sua esquerda.
Foto: Marcus Vinicius
Basílica Estadual das Romarias: foi construída em 1974. Com uma arquitetura mais moderna, existem murais de cerâmica revestindo as paredes que são baseados em temas bíblicos.
Cripta de São José: é um espaço sagrado que abriga os túmulos de dois proeminentes líderes de sua história: Frei Rosário Jofylly e Padre Virgílio Resi. Está estrategicamente conectada à
Casa dos Peregrinos: desempenha um papel fundamental ao servir como local para grupos que se reúnem em retiros espirituais.
Caminho das Dores de Maria: chamado de “jardim de espiritualidade”, reúne mosaicos que retratam sete momentos da vida de Maria, onde os fiéis podem ter momentos de oração durante a caminhada.
Observatório Frei Rosário: é mantido pela UFMG e fica aberto por alguns períodos no mês para uso do público.
Biblioteca Frei Rosário: possui um acervo de obras raras.
Via Sacra
Para os fiéis que desejarem caminhar pelos Passos da Paixão de Cristo, há duas opções de Vias-Sacra:
- Percurso longo (5,5km): começa na portaria da Serra da Piedade. Os Passos da Paixão de Cristo aparecem em 15 painéis feitos de azulejo, incrustados em painéis de pedra.
- Percurso curto: começa na Basílica Estadual das Romarias e finaliza na Basílica da Piedade.
A Serra da Piedade
A Serra da Piedade está localizada na formação geológica do Espinhaço, a 1.746 metros acima do nível do mar. Revela-se como um santuário de beleza incomparável, onde oferece uma oportunidade única de conexão com a natureza e uma jornada enriquecedora através da história e fé local.
Lá de cima, a vista é de tirar o fôlego! A natureza se encontra com o rico patrimônio histórico, resultando em um passeio incrível
.
Foto: Xará
Santuário do Caraça, em Catas Altas e Santa Bárbara
Foto: Assessoria de Comunicação
Localizado em uma antiga fazenda, o Santuário do Caraça é conhecido por sua beleza natural e pela presença de uma grande diversidade de fauna e flora. Uma das 7 maravilhas da estrada real, oferece trilhas, cachoeiras e uma oportunidade de se conectar com a natureza em um ambiente tranquilo e espiritual.
O Complexo Santuário do Caraça é o conjunto de toda a propriedade de 11.233 hectares. No conjunto estão a igreja neogótica, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca) e a pousada. O Parque possui áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica espalhadas pela Serra do Espinhaço, em altitudes entre 1300 e 2000 metros.
O que você encontrará:
Além de cachoeiras, piscinas naturais, grutas, serras e trilhas de duração e dificuldade variadas, você encontrará:
Igreja Neogótica de Nossa Senhora Mãe dos Homens: é a primeira igreja neogótica do Brasil, construída sem mão-de-obra escrava e toda com material regional: pedra-sabão, mármore e quartzito, unidas com produtos de base de cal, pó de pedra e óleo. Foi construída em 1883 e abriga a tela “A Última Ceia”, do artista Mestre Ataíde.
Foto: Eduardo Franco
Museu de Artes Sacras: reúne peças e esculturas religiosas dos séculos XVIII e XIX. Entre os objetos expostos, estão: um Crucifixo do século XVIII; um Anjo da primitiva Ermida do Irmão Lourenço, também do século XVIII; imagens de Imagem de Santo Estevão, São Lourenço, Santa Rita, santo Antônio e São José de Botas; uma pia batismal de 1824; entre outros.
Calvário: lugar sacratíssimo localizado na colina ao lado esquerdo da casa.
Lobo Guará: no Caraça, o animal se encontra em seu ambiente natural, em vida livre. O momento de esperar a aparição do animal é conhecida como “a hora do lobo” e só pode ser acompanhada por quem está hospedado no local.
Foto: Eduardo Franco
Via Sacra
A Via-Sacra, situada no Calvário, é composta de 14 capelinhas em memória da Paixão do Senhor. Quando o sol doura as montanhas mais altas e a colina do Calvário, muitas pessoas recorrem a este lugar, em diversas ocasiões, para ter seu momento de meditação, de oração e de encontro com Deus.
A Serra da Caraça
Localizada nas cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais, a Serra do Caraça fica a cerca de 120 km de distância de Belo Horizonte.
As belezas da Serra estão concentradas no Parque Natural do Caraça, que tem como objetivo proteger a diversidade dessa área que reúne Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado. Dentro do Parque, é possível encontrar diversas cachoeiras, picos, grutas, trilhas e uma diversa fauna.
Foto: Caburé Coruja, Parque Nacional do caraça - Eduardo Franco
Gostou das dicas? Que tal viver a Semana Santa com muita tranquilidade e espiritualidade? Vem pra Minas!!
Comentários