Turismo em Minas Gerais | Bebidas Juninas

1.639
Foto por: Foto: Marcela Azevedo
Atualizado em: 14/09/2022

O friozinho mal chegou e já estamos aqui morrendo de saudades das festas juninas (ah! e que saudade...). Mas nem tudo está perdido!  Para aquecer nosso corpo e, principalmente, a nossa alma, vamos fazer uma série especial com receitas típicas e, claro, deliciosas das festas juninas.

Começaremos mandando o frio embora com as bebidas que são indispensáveis nestas celebrações: o quentão, o vinho quente e o gintão!

O quentão, segundo os historiadores, nasceu  no sudeste, mais precisamente em Minas e São Paulo, tendo sua origem no ciclo da cana-de-açúcar. No início, a bebida era feita com especiarias adicionadas a cachaça e foi criada para aquecer o corpo durante as festividades comemorativas dos três santos de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Todo mundo sabe que Minas e cachaça combinam demais, né? E é justamente aí que tá o segredo de um bom quentão: a escolha da cachaça perfeita. É preciso eleger uma bebida de qualidade para minimizar o amargo do gengibre e apurar o sabor do drink.

Ao longo dos anos, com a popularização do quentão, foram surgindo variações. O vinho quente é uma delas. Essa adaptação chegou ao Brasil em meados do século XX com a imigração europeia. Já falamos aqui que os vinhos mineiros além de deliciosos, são reconhecidos e premiados internacionalmente, lembra? Com certeza não vão faltar boas opções para a sua receita.

O gintão é uma versão mais atual da bebida, feita para os amantes do gin. Que também já é produzido em Minas!

Deu água na boca né? O melhor de tudo é que as receitas são super simples, mas que garantirão boas lembranças.

Então, bora entrar no clima? Coloca aí uma camisa xadrez, caracteriza o rosto com umas pintinhas ou bigode e já aproveita a caneta para anotar as receitas da Mixologista Marcela (marmota).

Quando tiver tudo pronto, combina com os amigos e família uma festança por videoconferência e compartilha com a gente nas redes sociais.

QUENTÃO

Ingredientes

3 xícaras (chá) de cachaça BOA.

2 xícaras (chá) de água

1 ½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)

Casca de 1 laranja serra d'água

Casca de 1 limão tahiti

2 ramas de canela

5 cravos-da-índia

3 anis estrelados

Modo de Preparo

Numa caçarola média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado - mexa de vez em quando para não queimar.

Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos.

Cuidado!!! Se a panela estiver muito quente, o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar - não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento.

Volte a panela ao fogo médio e misture 2 xícaras da cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

Desligue o fogo, acrescente 1 xícara de cachaça e, com uma concha, sirva o quentão direto da caçarola.

Pulo da Marmota:

Sirva sempre em taças, canequinhas ou xícaras de 50ml.

Decore com um canela em pau

Use SEMPRE UMA ÓTIMA CACHAÇA.

Não sirva com os ingredientes que foram cozidos.

VINHO QUENTE

Ingredientes

375ml de vinho tinto SECO

½ xícara (chá) de caldo de laranja bahia

2 colheres (sopa) de caldo de limão

¼ de xícara (chá) de açúcar

1 anis-estrelado

2 canela em rama

50g de gengibre ralado

Modo de Preparo

Numa panela média, misture o vinho, o açúcar, o suco de laranja, o caldo de limão e as especiarias. Misture muito bem para dissolver o açúcar e leve ao fogo alto.
Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Na metade do tempo adicione um pouco da casca das laranjas cortadas bem finas. Desligue o fogo, passe o vinho para canequinhas e sirva bem quente.

Pulo da Marmota:

Sirva sempre em taças, canequinhas ou xícaras de 50ml.

Decore com um anis estrelado e, se possível, meia rodela de laranja desidratada

Use SEMPRE UM ÓTIMO VINHO.

GINTÃO

Ingredientes

375ml de Gin tipo Herbal

250ml de água

2 peras tipo comice que é bem doce e amanteigada

2 colheres (sopa) de caldo de limão

¼ de xícara (chá) de açúcar

3 cravos-da-índia

1 anis-estrelado

1 canela em rama

50g de gengibre ralado

Modo de Preparo

Lave e seque as peras inteiras (em pé). Com a ajuda de um mandolim ou com uma faca bem afiada, corte-as em rodelas finas.

Numa panela média, misture a água, o açúcar, o caldo de limão e as especiarias. Misture muito bem para dissolver o açúcar e leve ao fogo alto até que se transforme em uma compota. Coe e coloque para ferver novamente.

Quando ferver, abaixe o fogo, acrescente o gin e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo, passe o gintão para canequinhas e sirva bem quente.

Pulo da Marmota:

Sirva sempre em taças, canequinhas ou xícaras de 50ml.

Decore com um raminho de alecrim.

Use SEMPRE UM ÓTIMO GIN.

 

Comentários

O que eu procuro em Minas?