Turismo em Minas Gerais | Receita para o Dia dos Namorados

383
Foto por:
Atualizado em: 20/09/2022

Menu dos namorado

 

Saudades de chamar o mozão pra passear no dia dos namorados? Criar aquele clima romântico, saborear um belo jantar e namorar bastante? Planejar aquela viagem...., os lugares por onde vão, recordar lembranças, cheiros, gostos, né? Ô vontaaaaade! Que Minas Gerais tem destinos incríveis e apaixonantes, todo mundo sabe. E um dos mais escolhidos pelos casais, é a Mantiqueira Mineira, com vistas deslumbrantes, sabores exóticos, uma gastronomia de dar água na boca, carregada de sofisticação, inovação e uma explosão de sabores e cores. Hoje, vamos tratar de ajudar com um cardápio para o jantar de dia dos namorados com um toque de chef, e os ingredientes, são majoritariamente vindos dessa região e compõem um menu completo que vai deixar o casal com água na boca e boas recordações!
As receitas vem de um casal pra lá de apaixonado! O Rafael Pires e a Nara Andrade, que juntos conquistaram a 6ª edição do “Que Seja Doce”, imagina a doçura deles? Eles toparam nosso desafio e trouxeram um menu mais que romântico! Além de utilizar novos itens da gastronomia mineira, os pratos se destacam pelos diferentes tons de vermelho para homenagear e inspirar a paixão do casalzinho aí. Além disso, com um ótimo custo benefício, de execução fácil (não precisa ser nenhum expert na cozinha para fazer), tudo pra você promover aquele clima romântico e agradar seu parceiro, aí em sua casa! E ainda, de quebra, quem sabe essa região romântica e inspiradora, quando for possível, seja uma boa pedida para viajarem juntos?
Já tá anotando tudo? Separa também aquele prato especial, uma vela pra dar o tom da data, a decoração que tiver, monte uma mesa linda! Não é porque a gente tá em casa que não vai caprichar, né?
Faça as receitas desses chefs que são puro amor, tira aquela foto bonita, compartilha com a pessoa amada e depois com a gente nas redes sociais, hein?
 

Entrada:
Tartare de filé com chips de baroa

 


Ingredientes:

Filé mignon 150 gramas
½ cebola roxa 
1 colher de chá de alcaparras 
2 picles
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de ketchup
½ colher de molho inglês
Sal e pimenta do reino a gosto
Cebolinha 
Salsinha
Azeite
1 gema de ovo
300 gramas de batata baroa


Modo de preparo:
Cortar o filé na ponta da faca bem pequeno, junto com a cebola roxa, alcaparras, picles e misturar com o restante dos ingredientes. Descascar a baroa, fatiar em pedaços finos e fritar em óleo a 160 graus. Servir o tartare bem fresco com o chips de baroa.


Principal: Tilápia na manteiga com castanha de caju e risoto de beterraba


Ingredientes:

320 gramas de tilápia
10 tomates cerejas
50 gramas de castanha de caju
160 gramas de arroz arbóreo
½ cebola branca
100ml de vinho branco
400ml de caldo de legumes
200 gramas de beterraba
100 gramas de manteiga
50 gramas de parmesão


Modo de Preparo:
Descascar a beterraba, cortá-la em pequenos pedaços e cozinhar até ficar bem macia. Depois bater liquidificador com 1 copo da água que cozinhou.
Cortar a cebola bem pequena e refogar até ficar transparente, sem dourar, adicione o arroz, logo depois o vinho branco, quando começar a secar, adicione o caldo aos poucos, e antes de chegar no ponto colocar o caldo de beterraba. Quando estiver ao seu ponto finalizar com manteiga e parmesão.
Para o peixe temperá-lo e colocar em uma frigideira bem quente, dourar os dois lados. Adicionar a manteiga, os tomates cerejas, castanha de caju e cebolinha.
 

Sobremesa: Mousse de Chocolate


200gr de chocolate
2 ovos ( clara separada da gema ) 
120 gramas de açúcar 
50gr de manteiga sem sal derretida 


Crumble 
50 de manteiga 
50 de farinha de amêndoas 
50 de açúcar
Calda de frutas vermelhas 
200 gr de frutas vermelhas 
1/2 xic de açúcar 


Modo de preparo:
Derreta o chocolate, misture a manteiga derretida e misture até ficar homogêneo. 
Faça um merengue usando 100gr de açúcar e duas claras. 
Bata as gemas com 20 gr de açúcar até ficar claro. 
Misture as mistura de gemas na mistura de chocolate. Após incorpore o merengue de forma delicada para que não perca a aeração. Geladeira por no mínimo 4 horas . Ideal de um dia pro outro
Derreta a manteiga e faça uma massa com farinha de amêndoas e o açúcar. Distribua em um tabuleiro e coloque para assar em fogo alto por 15 min . Até formar uma farofinha crocante . 
Coloque as frutas e o açúcar em uma panela e deixe ferver até que forme uma calda e que derreta as frutas .

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Paula Carvalho

Formada em Administração, Auditoria, Gestão Pública e Turismo. Ama viajar e descobrir novos lugares. Coordenadora do Núcleo de Turismo Criativo na SECULT-MG.

Comentários

O que eu procuro em Minas?