Turismo em Minas Gerais | Pastel de Umbigo de Banana

418
Foto por:
Atualizado em: 26/04/2022

 

Gosto de Minas: Pastel de Umbigo de Banana

 

Surpreenda-se com a receita de Pastel de Umbigo de Banana, receita da produtora rural Regina Andrade Souza, do município de Morro do Pilar, na Região Turística da Serra do Cipó.

 

A receita de hoje vem de longe, mas teve algumas mudanças culturais, o pastel da maneira que conhecemos nos dias de hoje, é uma adaptação de receitas originárias do japão e da china, como por exemplo guiozas e rolinhos primavera, essa metamorfose gastronômica ocorreu em São Paulo na década de 1940 pelos descendentes dos imigrantes japoneses.
 

Hoje trazemos uma receita de Pastel de umbigo de Banana diretamente do Morro do Pilar, um município Mineiro que fica na região da Serra do Cipó e que tem na economia uma grande presença da agroindústria com uma produção bastante diversificada que conta com hortaliças, tomate, cenoura, banana e etc.



Simples, versátil e saboroso

 

Assado ou frito o pastel é uma receita rápida e bem fácil. Massa, recheio, óleo ou forno e pronto, o lanche está na mesa! Porém, o que torna essa receita tão interessante são as possibilidades, seja doce, salgado, quente ou até mesmo frio são inúmeras as maneiras de saborear essa receita. 

Por isso o pastel se popularizou tanto, agradando todo tipo de paladar a diversidade dos recheios e dos modos de preparo permitem que qualquer pessoa possa saborear esta delícia! E o que seria melhor do que uma versão com um gostinho bem Mineiro? O pastel de umbigo de banana diretamente do Morro do Pilar  traz a Mineiridade e a praticidade na hora de apreciar essa receita.

 

Um pouco do local


Além da receita de hoje, Morro do Pilar também se destaca pelas cachoeiras, rios, trilhas e pelas paisagens locais. Uma cidadezinha do interior de Minas com a cara da mineiridade, repleta de atrações naturais e eventos como as feiras livres dos agricultores familiares locais e festivais como o 1° Festival da Banana que ocorrerá no ano de 2022, são exemplos que contam com comidas típicas da região, muita cultura e contato com o local.

 

Pastel de Umbigo de Banana.

 

Ingredientes e Modo de preparo:

1. Corte o umbigo de banana em rodelas bem picadinho e coloque para ferver de duas a três vezes em 1 litro de água, para que retiremos o amargor característico dessa parte da planta.

2. Escorra a água e verifique se o umbigo de banana está cozido ao dente.

3. Para o refogado: pegue 300 gramas de carne moída, meia cebola grande picada e alho.

4. Acrescente o umbigo de banana e mexa bem deixando bem sequinho,

5. Após deixar esfriar numa vasilha por 5 minutos e acrescente cebolinha, salsinha e coentro.

 

Massa do Pastel Caseira

Ingredientes:

1k de farinha de trigo sem fermento

1 Ovo

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de vinagre branco

1/2 copo de óleo

Modo de preparo:

1. Amasse bem e deixe descansar

2. Corte a massa no meio, abra bem fina e corte em quadrados, recheie, feche e frite.

Bom apetite!

 

Gostou da receita? Então corre no post sobre o Morro do Pilar e conheça mais sobre essa cidadezinha com a cara da  Mineiridade!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?