Turismo em Minas Gerais | Gosto de Minas: Torresmo

Gosto de Minas: Torresmo

Foto por: Foto: UMAMI Comunicação
Atualizado em: 25/09/2020

Hoje vamos conversar sobre o queridinho mais versátil da gastronomia mineira. Ele pode ser preparado como aperitivo para aquela cervejinha ou complementando outros pratos, como é o caso daquele caldo de feijão e, até mesmo, do feijão tropeiro que trouxemos a receita na última semana. O torresmo foi implantado na culinária brasileira por influência dos portugueses. O pedaço de toucinho frito em gordura quente, ganhou os temperos dos descendentes de africanos e ao longo dos anos se popularizou pelo Brasil.

Mas é aqui em Minas que ele é mais valorizado, é difícil citar algum barzinho ou restaurante mineiro que não tenha o clássico torresminho no cardápio. Intrinsecamente inserido na memória gustativa do minero, e com receitas que atravessam gerações, esse é o prato ideal pra se fazer em casa e degustar junto da família. E é por isso que hoje trazemos a receita de um dos mais famosos de BH: o torresmo da Dona Lucinha.

Anota aí e se prepare para uma viagem de sabor que passa não só pela história da gastronomia mineira, mas também por todos os cantos e cozinhas de Minas, e o melhor de tudo: sem sair de casa!

Ingredientes    

1 quilo de toucinho

100 gramas de gordura

Uma pitada de bicarbonato de sódio

Sal, o necessário.

Modo de preparo   

Picar o toucinho em cubos, escorrer e temperar. Em uma panela funda, colocar a gordura e o toucinho juntos, para aquecer e fritar, até pegar cor alourada. Retirar do fogo, guardar mergulhado na própria gordura em recipiente bem fechado. Ou, retirar com escumadeira, escorrer, deixar esfriar, embalar e resfria-los em embalagem selada.

Para pururucar, usar dois tachos, ambos com gordura quente e suficiente para mergulhar os torresmos. Iniciar a fritura no primeiro tacho, colocar os torresmos; mexer com escumadeira e retirar logo que iniciarem a pururuca. Levar ao segundo tacho, continuar a fritura até pururucar por inteiro. Retirar antes de começar a escurecer.

   

Comentários