Turismo em Minas Gerais | Leitão à Pururuca

967
Foto por: João Carlos Barbosa
Atualizado em: 15/10/2021

Gosto de Minas- Leitão à Pururuca
 

Aprenda a fazer um tradicional leitão à pururuca, um dos clássicos da cozinha mineira.

 

A cozinha mineira é um convite à reunião, a conversa e ao tempo compartilhado, não tem como passar pelo cômodo mais saboroso do estado sem parar para uma prosa, e claro para aproveitar os sabores deliciosos
 
A receita do dia representa a cozinha mineira com maestria, afinal, um leitão à pururuca além de ter seu lugar na mesa, traz consigo a história e os sabores das Minas e das Gerais. 
De onde vem? 
 
Assim como diversos de nossos pratos, o leitão à pururuca tem origem na cozinha portuguesa.  E o nome que foi batizado aqui, tem origem no dialeto tupi. Na língua ancestral ‘pururuca’ quer dizer o que produz barulho e faz alusão à extrema crocância que a carne ganha após pronta e que ao mordermos faz aquele barulho gostoso de se ouvir e saboroso de se deliciar. 


 
Receita do leitor


A receita de hoje foi enviada por um dos nossos leitores, o João Carlos Barbosa, do município de Córrego do Bom Jesus. Uma cidade acolhedora que recebe seus visitantes com belos cenários naturais, rodeada por serras e cachoeiras
 
A formação histórica da cidade diz muito sobre a gastronomia local. Em Córrego do Bom Jesus, o estilo da culinária caipira que conhecemos hoje se consolidou há mais de 100 anos, logo no início da fundação do povoado. 
 
O modo de vida da época influenciou o preparo de boa parte das receitas de hoje. Era tradição servir aos visitantes da cidade durante a festa do padroeiro o cardápio local regado de muita leitoa à pururuca acompanhada de tutu de feijão, macarronada ,maionese e arroz de pilão. Os pratos precisavam ter ingredientes fortes, para manter a energia dos visitantes. A tradição é mantida até os dias de hoje nos almoços de domingo no município.
 
É ou não é uma cidade apaixonante? Seja pelos atrativos naturais ou pela típica comida mineira servida a quem chega, Córrego do Bom Jesus, merece entrar na lista de destinos para conhecer em Minas. 
 
Aposto que essa conversa deu água na boca, certo? Então sem mais delongas vamos a receita do Leitão à Pururuca. 


Leitão à Pururuca

 

 

Ingredientes

4kg de leitão
1 cabeça de alho
1 garrafa de vinho branco
3 limões
1/2 cebola
Pimenta-do-reino
Sal
Azeite
Salsinha e cebolinha
Alecrim
Tomilho e louro (a gosto)


Modo de Preparo

1. Corte o leitão ao meio. Pique o alho e coloque pimenta-do-reino, sal e azeite.
2. Misture tudo, fazendo uma pasta e tempere o leitão.
3. Em seguida, em uma vasilha, coloque o vinho com o tomilho, alecrim, salsinha e cebolinha, cebola, limão espremido, azeite, sal e pimenta, misture tudo e acrescente a o leitão temperado.
4. Deixe marinando por 12 horas.
5. Seque o leitão e coloque em uma forma. Leve ao forno à lenha por cerca de 4 horas e meia.
6. Lembre-se de virar o leitão na metade do tempo.
7. Esquente uma panela de óleo e derrame o óleo por cima do leitão para ""pururucar"".
8. Escorra o óleo para servir.

 

Gostou da dica? Sabia que temos aqui um espaço aberto para você compartilhar sua receita? Não perca tempo e mande pra gente aquela delícia que é sucesso por aí. 

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?