Turismo em Minas Gerais | Língua de Boi Recheada

639
Foto por: Kelma Zenaide
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas: Língua de Boi recheada. Acompanha: angu e mostarda.


A cozinha mineira por si só já se tornou a representação de um povo, o acolhimento que nos faz únicos, transborda em nossos pratos, e marca presença nos corações de quem experimenta nossas delícias, mas além de ter se tornado uma representação, nossa cozinha é formada através de referências que carregam consigo muita força, muita história, e sabores incomparáveis
Para a receita do dia, vamos falar de afro mineiridade, da influência africana nos nossos pratos e na nossa história, e ainda apresentar uma deliciosa língua de boi recheada, acompanhada de Angu e Mostarda. 


Presença Marcante


A influência africana na nossa cultura é algo expressivo e lindo de se ver, seja pelas manifestações culturais, pelo artesanato, pela religiosidade e claro pela cozinha mineira. Uma parte importante da formação do nosso estado bebe das fontes culturais africanas, e muitas das nossas receitas tem origem no continente. 


O angu por exemplo, carrega em seu nome a origem, que vem da palavra  àgun do idioma africano fom, da Àfrica Ocidental e a originalmente a palavra se referia a uma papa feita de inhame e sem tempero. A palavra também pode provir do iorubá a'ngu. O quiabotão presente nas nossas receitas, também tem origem africana, mais precisamente da região da Etiópia. 

Comida de força


Outro ponto importante ao se falar sobre a cozinha afro mineira, é a sustância provida pelos alimentos. Ricos em componentes nutricionais, os pratos, assim como na cozinha mineira, são feitos para prover longas jornadas para satisfazer o paladar e alimentar o corpo, conferindo força e disposição


Paixão pela Cozinha Afro Mineira


A receita do dia, uma deliciosa língua de boi recheada, foi enviada pela cozinheira Kelma Zenaide, que carrega consigo a ancestralidade e a potência para criar uma cozinha afetiva, resistente e criativa.

As receitas bem preparadas, os pratos arrumados com carinho e afeto e a bagagem histórica dão um tempero especial a essa história e conferem à receita do dia um sabor inigualável
Aproveite a oportunidade, confira a receita e não deixe de se inspirar pelas belezas da cozinha afro mineira!


Língua de Boi recheada. Acompanha: angu e mostarda.

Ingredientes 


1 língua 
1 pedaço de bacon
1 cenoura
1/2 pimentão
1 cabeça de alho
1 cebola
1 colher de chá de urucum.
2 tomates
3 folhas de louro 
sal a gosto a gosto
Fubá de moinho d'água. (Para o Angu)
Mostarda crua bem fininha.

Modo de Preparo: 


1. Faça um buraco na língua de boi e recheia com cenoura e bacon.
2. No liquidificador coloque 750ml de água, os tomates, pimentão, sal, cebola,   alho e o urucum e bata tudo. 
3. Despeje na panela de pressão, acrescente as folhas de louro, deixe cozinhar por 50 minutos.
4. Fatie a língua e sirva com angu e folhas mostarda crua.

E aí, gostou da receita? Aproveite para conferir outra dica deliciosa, a nossa receita dePastel de angu 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?