Turismo em Minas Gerais | Lugares para você curtir a Minas Junina

524
Foto por: Ane Souz Fotógrafa
Atualizado em: 14/06/2024

12 lugares para você curtir a Minas Junina

 

Você está por dentro de todas as Festas Juninas de Minas?

 

Confira 12 destinos que possuem festas incríveis com muita comida gostosa, muita dança, caracterização e alegria. 

Mas para você não perder nada e curtir o melhor, reunimos várias comemorações e festas no Portfólio Minas Junina!! Para acessá-lo e baixá-lo basta clicar AQUI. Mas, vamos dar um gostinho dessa lista:

 

Foto: Ane Souz Fotógrafa (@anesouzfotografa)

 

14º Festival De Quadrilhas Juninas De Uberlândia 

  • Município: Uberlândia 

  • Data: 01/06 a 30/06

Você gosta de uma competição acirrada? Então você tem que conhecer o Festival de Quadrilhas de Uberlândia. É um concurso de quadrilhas que mantém a tradição da cultura sem perder a modernidade. Os grupos de quadrilhas apresentam temas com bastante inovação, com narrativa coesa nas coreografias e estética diferenciada nos adereços juninos.

Profissionais de Uberlândia das áreas de teatro, música e dança, promovem o talento artístico dos quadrilheiros apaixonados pela arte de dançar quadrilha. A cada ano os participantes do Festival oferecem um verdadeiro espetáculo de dança de quadrilha.

 

Juninão do Povo 

  • Município: Prata

  • Data: 15/06

O Juninão do Povo em Prata é uma tradicional festa junina conhecida por sua vibrante celebração que inclui danças típicas como a Quadrilha e a Catira. Durante a festa, ocorrem apresentações ao vivo que enchem o ambiente de música e dança, com destaque para as performances de quadrilha, caracterizadas por coreografias elaboradas e figurinos coloridos. Além disso, a festa oferece pipoca e outras comidas típicas, criando uma experiência completa e envolvente para todos os presentes.Dá até para imaginar a atmosfera alegre e acolhedora dessa festa, num é?!
 

Arraiá Muriaé

  • Município: Muriaé 

  • Data: 15/06

O  4º Festival de Quadrilhas Arraiá Muriaé recebe diversas quadrilhas de Minas Gerais competindo pela premiação. Com espaço decorado, show no final das apresentações e comidas típicas, as quadrilhas são realmente uma atração à parte, deixando Muriaé com uma gigantesca energia junina. 

E a disputa não é coisa pequena não, viu?! A cidade possui duas quadrilhas grandes, sendo a Santa Filomena e a quadrilha anfitriã é o conhecido Grupo Folclórico Santa Terezinha, tricampeão do Arraiá do Córrego em Santos Dumont, Campeã Estadual 2022 do Arraiá de Belo Horizonte, Vice campeã do Arraiá de Juiz de Fora e filiada a União Junina Mineira desde 2015.

 

Arraial de Braúna

  • Município: Itaúna

  • Data: 15/06 

O Arraial da Braúna do município de Itaúna é uma das tradicionais Festas Juninas da região, com muitas barracas de comidas típicas, bebidas, quadrilhas e apresentações culturais. Além disso, a festa costuma atrair um grande público de todas as idades, tornando-se um evento imperdível!!

 

Jubileu de São João Batista 

  •  Município: Barão de Cocais

  •  Data: 15/06 a 24/06

 O Jubileu de São João Batista celebra a religiosidade, fé no nosso padroeiro. Também celebra a cultura através dos patrimônios imateriais como o toque dos sinos e a passagem nas brasas. A cultura também é celebrada com brincadeiras infantis, gastronomia, artesanato e música.

 

Arraiôpatrô 2024 

  • Município: Patrocínio 

  • Data: 20/06 a 21/06

O Arraiôpatrô está na 6ª Edição e conta com programação repleta de muita alegria, música e dança, para esquentar a cidade e toda a região. Na programação do evento, haverá concurso de quadrilhas com participação das escolas da cidade, shows musicais e barraquinhas, que irão agitar moradores e turistas. Em novo local, na Praça da Matriz. Está imperdível, uai!

 

Festa Junina "4º Arraiá Da Cultura" 

  • Município: Piumhi 

  • Data: 22/06 a 23/06 

Prepare o chapéu de palha, porque no dia 22 de junho tem pagonejo, casamento caipira e as alunas da Casa da Cultura Oscar Alves Rocha mostrando todo seu talento, em Piumhi! E é claro, não vai faltar as comidinhas típicas e muito mais! 

 

Extremamente Caipira e Festival Sabores da Roça - 13º Festival de Inverno de Extrema 

  • Município: Extrema

  • Data: 06/07 e 07/07

Um dos maiores sucessos do Festival de Inverno de Extrema, o Extremamente Caipira retorna para mais um ano de muita música caipira e claro, o melhor da gastronomia tradicional do Sul de Mineiro por meio do 15º Festival Sabores da Roça.

Além dos músicos sertanejos raiz que marcaram gerações com os modões, a edição de 2024 tem entrada gratuita e conta ainda com exposição, apresentação da Orquestra Mineira Extremamente Caipira e muito humor com Chico da Tiana. 

 

Julifest 2024 

  • Município: Itabirito

  • Data: 11/07 a 14/07

O evento JULIFEST é uma festa tradicional do município de Itabirito com características juninas. Pensa num festival danado de bom, uai?! Ele é sempre realizado na segunda semana de julho e conta com artistas de renome nacional, além de barracas temáticas e enfeites que transformam a área num cenário de encher os olhos.

 

Festa Julina da Estação de Coqueiros 

  •  Município: Nazareno

  •  Data: 12/07, 14/07

A Festa Julina de Coqueiros conta com inúmeras atrações e atividades, como o Torneio de Truco, apresentação da Folia de Reis e apresentação do Grupo de Capoeira Biriba de Ouro, além da tradicional quadrilha. Uma coisa que chama muito a atenção de quem por lá comparece é o Trem-Tor, que leva inúmeras pessoas em um passeio bucólico pelo antigo leito ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas, margeando o Rio das Mortes. 

 

Arraiá BQ

  • Município: Barbacena 

  • Data: 26/07 a 28/07

O 3º "Arraiá BQ" promete ser um evento memorável, trazendo um clima de festa junina para o Parque de Exposições Senador Bias Fortes. Com uma programação variada, incluindo shows de artistas locais e bandas renomadas, o evento proporciona momentos de diversão para todas as idades. 

Além das atrações musicais, é comum que festas juninas também ofereçam barracas com comidas típicas, brincadeiras tradicionais e quadrilhas. Se você planeja participar, vale a pena conferir a programação completa e se preparar para aproveitar ao máximo essa festa cultural.


 

Arraiá da Liberdade 

  • Município: Belo Horizonte

  • Data: 28/06 a 30/06

Por último e não menos importante, temos o Arraiá da Liberdade, na capital mineira! Vem aí a 2ª edição da festa, que leva a essência de Minas para uma das celebrações mais tradicionais do país. O Arraiá será realizado em um dos marcos mais emblemáticos de beagá, o Palácio da Liberdade, e contará com a autêntica cozinha mineira e toda a riqueza cultural do estado, proporcionando uma festa inesquecível. Eu que não vou perder essa festa danada de boa!

 

Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!


Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?