Turismo em Minas Gerais | Azeite da Serra da Mantiqueira

380
Foto por: Steve BP via Pixabay
Atualizado em: 20/09/2022

Minas: Um Destino para os amantes de azeite

Conheça alguns destinos que são referência na produção de azeite e seus encantos. 

Que a cozinha mineira é um atrativo a parte a gente já contou aqui, né? No estado do queijo, café, quitandas e tantas outras delícias, o que não falta são motivos gastronômicos para conhecer. Hoje vamos falar de um desses itens que está em crescente produção e destaque no estado, e que claro, já virou um atrativo à parte: O azeite

Simbologia Milenar

Os símbolos atribuídos à oliveira, que é a árvore de onde são extraídas a azeitona, que por sua vez dá origem aos azeites, são positivos, atrelados à paz, ao triunfo e à piedade. Uma das primeiras plantas frutíferas cultivadas pelo homem, a cultura da oliveira se espalhou a partir das regiões mediterrâneas, onde o azeite é um dos itens principais, chegando a cidades da África, do continente asiático, Oceania e América do sul. 

Pioneirismo mineiro

No Brasil, a primeira extração aconteceu em 2008, na cidade mineira de Maria da Fé. Além do clima ameno da região da Serra da Mantiqueira, o relevo e condições geográficas são propícios para a produção, que segue em vasta expansão. 

Além de Maria da Fé, outras cidades mineiras se aventuram no cultivo de azeite, demonstrando boas técnicas de produção, aliadas a muito estudo e um sabor que só o ‘terroir’ Minas Gerais é capaz de proporcionar. 


Mantiqueira, a Terra dos Azeites

A região da Mantiqueira mineira, além de ser observada de perto por estudiosos e apaixonados pelos azeites , se tornou um destino cobiçado para quem quer conhecer os processos produtivos. Além disso, a região, conta com atrativos para todo tipo de turista, uma ótima opção para os amantes da boa cozinha mineira, pelos aventureiros e apaixonados e para quem gosta de destinos de frio, a região é um destino imperdível. 


Minas das Medalhas

 

Em 2021, azeites mineiros foram premiados no Brazil International Olive Oil Competition, concurso que reuniu os produtores da américa do sul, América do Norte e Europa. Entre os premiados estão marcas das cidades de Andrelândiae Baependi, conquistando respectivamente medalhas de ouro e prata

Além de sermos A Terra dos Melhores Queijos do Mundo e um paraíso para os amantes do café, já nos tornamos um destino referência quando o assunto é azeite, com destinos e roteiros especializados em apresentar todas as maravilhas desse mundo para os apaixonados. 

E aí, tá esperando o que? Visite Minas Gerais e conheça o encanto dos azeites mineiros. 

Gostou da postagem? Aproveita e confira aqui deliciosas receitas com azeites mineiros

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?