Turismo em Minas Gerais | Motivos para Visitar São Thomé das Letras

19.427
Foto por: Acervo Setur-MG / Patrick Grosner
Atualizado em: 11/11/2022

12 Motivos para visitar São Thomé das Letras

 

Em clima de mistério viemos apresentar 12 motivos para visitar a famosa cidade mineira das lendas, comunidades alternativas e muita energia!


 

São Thomé das Letras está chamando cada dia mais atenção por seus mistérios, é uma aventura conhecer de perto as lendas da cidade (já já vamos contar a mais famosa de todas!), mas não é só isso!

A energia da cidade é surpreendente e a beleza natural e de suas construções não ficam para trás! É realmente um destino indispensável em Minas Gerais! 

 

Foto: Casa da pirâmide para apreciar o céu, o sol e a lua numa energia fantástica!

 

Distâncias

Belo Horizonte - 305 km

São Paulo - 349 km

Rio de Janeiro - 339 km


 

  Na Cidade

Prepare-se para se encantar pelos charmes encontrados em cada esquina da cidade. Uma vez que você conhece São Thomé a vontade de voltar vai sempre ser grande. Na cidade existem muitas opções pelas ruas mágicas e sem ir muito longe.

Não deixe de conhecer:

  • Cruzeiro de São Thomé das Letras

  • Conjunto Histórico Nossa Senhora do Rosário

  • Centro histórico Matriz de São José

  • Casa da Pirâmide e Gruta do Carimbo 

  • Noite: Existem diversas opções para se deliciar com a gastronomia mineira!

 

Foto: Peculiar arquitetura do centro histórico de São Thomé das Letras.


 

 Cachoeiras 

Hoje a dica são 6 cachoeiras para renovar as energias nas águas correntes e energéticas de São Thomé das Letras:

 

Cachoeira Antares

16km do centro, estrada rumo a Conceição do Rio Verde

 

Foto: Linda Cachoeira Antares.

 

A Cachoeira Antares fica em meio a mata, numa área de preservação ambiental e tem uma queda d’água espetacular, com um poço propício para um banho daqueles!

 

Cachoeira Véu de Noiva, Paraíso e Lua 

8km do centro

Entrada paga (consultar os sites oficiais do município)

 

Foto: Dia tranquilo na Ccahoeira da Lua.

 

Esse é um complexo de três cachoeiras, um recanto de muita paz, para passear com a família, com os amigos ou a dois e passar bons momentos de relaxamento. O acesso é feito por trilhas de baixa dificuldade.

A Cachoeira Véu da Noiva é uma das mais famosas com uma queda d’água de 20m e um poço de 3m para um bom mergulho. A água cai sobre as formações rochosas e permite a prática de cachoeirismo, rapel e tirolesa.

A Cachoeira Paraíso é a seguinte e conta com um ponto de apoio ao turista nos dias mais cheios. A cachoeira faz jus ao seu nome, a água calma no seu poço grande e sua prainha, é a melhor opção para passar boas horas de tranquilidade!

Por fim, a cachoeira da Lua, que fica ainda mais encantada nos períodos de lua cheia (por isso seu nome), como todo os cantos de São Thomé das Letras, esse é um local mágico e como em todas as outras é possível um mergulho encantado.


 

Cachoeira Shangri-lá

Seu acesso é de dificuldade moderada, é preciso pegar uma estrada de terra e por isso é a menos frequentada. A beleza da paisagem é exuberante e no local existem pinturas rupestres com data de 6mil anos!

A cachoeira está no alto da Serra do Gavião e seu percurso sobre as pedras de quartzito rosa forma pequenos poços de água ideais para banho. Essa é uma dica realmente imperdível para os fãs de refúgios naturais.


 

Cachoeira Vale das Borboletas

3km do centro, estrada rumo a Três Corações 

 

Foto: Ccahoeira encantada do Vale das Borboletas.

 

Ir à Cachoeira Vale das Borboletas é se sentir em um filme de conto de fadas. A queda d’água forma uma fina cortina de 10m e ao seu redor nas rochas nasceram diversas samambaias.

A cachoeira se encontra dentro da mata cercada de belas plantas, cheia de flores e borboletas. Cada borboleta tem sua época do ano para aparecer, por exemplo, em janeiro é a época das borboletas azuis colorirem o local!

 

 

 Grutas e Pedras 

A cidade também é famosa pelas grutas, com suas lendas e muitos causos que por elas aconteceram, vem conferir a lenda que move muitas pessoas por uma aventura internacional!

“Conta a lenda que caminhando pela gruta do Carimbado você chegará a Machu Picchu, no Perú,  a 4.000 quilômetros de distância. A energia no local é tão forte e grandiosa que muitos acreditam que fazer essa travessia é possível e até mesmo viajar para outra dimensão! Existem relatos de que incas que habitavam os Andes, teriam vindo para São Thomé por meio da gruta, porém ninguém chegou ao fim da gruta para confirmar essa teoria.”

 

Foto: As grutas e mistérios de São Thomé das Letras.

 

Existem também as Gruta de Sobradinho, Gruta do Labirinto e a Pedra da Bruxa que vale muito a pena conhecer.

 

Foto: Dia de trilha e sol na Pedra da Bruxa!

 

O que você achou dessa viagem sobrenatural? Vamos arrumar as malas para essa aventura?

LEIA: 7 Curiosidades sobre a Serra do Cipó

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?