Turismo em Minas Gerais | O que fazer em Três Pontas

1.748
Foto por: Acervo SECULT
Atualizado em: 15/12/2022

O que fazer em Três Pontas: cidade da fé, música e café

 

Passeando pela cidade é possível aproveitar a rotina pacata com a boa cultura do acolhimento do mineiro e contemplar vistas privilegiadas!

 

 

Três Pontas está localizada na região sul do Estado de Minas Gerais aos pés da serra que é homenageada no nome da cidade. Cidade que com sua história delineada pela complexidade de sua cultura e que constrói diretamente a identidade de sua população. A cidade mantém diálogo permanente entre a fé, a música e o café.

 

Como chegar? 

Três Pontas está a 295km de Belo Horizonte via BR 381 e a 350 Km de São Paulo via BR 381

 

 

Cultura Musical

Cidade de artistas de reconhecimento mundial como Milton Nascimento, Wagner Tiso e muitos outros que trilham caminhos artísticos pelo país. Na cidade aconteceu o “Woodstock Mineiro” que colocou Três Pontas no mapa da música mundial pela Revista Billboard. Em 2005 foi reconhecida pelo então governador como capital da música.

Vale andar pelas ruas e explorar cada paisagem que expõem o sentimento de valorização pelas raízes e tradições dos trespontanos, o que torna encantadora a pluralidade cultural desta cidade.

 

O que conhecer?

 

Conservatório Municipal de Música Gileno Tiso

Equipamento cultural registrada pela Prefeitura Municipal por sua importância cultural.

  • Rua Barão da Boa Esperança nº 190 - Jd. Brasil Telefone: (35) 3661 1256 E-mail conservatorio@trespontas.mg.gov.br

 

 

Orquestra Experimental Oswaldo Tiso

Equipamento cultural de relevância e tradicional a mais de 30 anos, com atuação em diversas apresentações em Três Pontas como em outros municípios. A orquestra conta com ensaios semanais no Centro Cultural Milton Nascimento, com coordenação localizada no Conservatório Municipal de Música Gileno Tiso. Um equipamento registrado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas.

 

 

Casa de Milton Nascimento



 

Cultura da Fé

A devoção e a prática da fé pelos trespontanos revela o segmento sagrado na identidade cultural de Três Pontas. A cidade é realmente tocada pelos céus, dificilmente se conhece uma cidade com dois pedidos em análise pelo Vaticano. Os anjos tutelares de Três Pontas são, Beato Padre Victor e Serva de Deus Madre Tereza Margarida Nossa Mãe.

 

Em sua Praça principal está o Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Ajuda, que no dia 23 de setembro recebe na festa do Beato Padre Victor mais de 70.000 peregrinos em uma festa tradicional onde é possível mergulhar no simbolismo da fé cristã. A cidade inteira se organiza para compor a festa de todos anos que dobra o número populacional da cidade. 

A formação religiosa do mineiro também se faz presente nos sinos do Santuário. Os sinos tocam a cada horário e nos dias de comemoração na torre tocam músicas religiosas....é lindo de admirar.

 

Um outro lugar relevante para conhecer e tornar a experiência uma história para lembrar pelo resto da vida é o Carmelo São José, um lugar de paz e abençoado pelas irmãs carmelitas enclausuradas, que rezam todos os dias por todos e pelo mundo inteiro. 

Lá também estão os restos mortais da Serva de Deus Madre Tereza Margarida “Nossa Mãe”. No dia 14/11 é celebrado o aniversário de morte da Nossa Mãe e é um dia que é acompanhado por toda cidade e romeiros que depositam toda a fé em sua intercessora e no seu processo de beatificação

 

O que conhecer?

 

Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Ajuda

No Santuário encontram-se os restos mortais do Beato Francisco de Paula Victor.Criada em 14 de julho de 1832.

  • Praça Cônego Victor(Pça Central)

  • Telefone: (35) 3265 2388 (Salão Paroquial - Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda

 

 

Memorial Padre Victor

Memorial abriga obras e pertences do Beatro Padre Victor.Funciona de segunda a domingo em horários alternados

  • Praça Cônego Victor nº 45

  • Telefone: (35) 3265-2627 E -mail contato@padrevictor.com.br

 

 

Carmelo São José

“Meu Carmelo amado às portas da cidade sentinela e guarda da felicidade…”

“Um ambiente em que ar é tão leve, um lugar que emana serenidade e acolhimento.”

(Depoimentode turistas)

Mosteiro das carmelitas descalças e na Capela estão os restos mortais da Serva de Deus Madre Tereza Margarida Nossa Mãe.Também funciona um memorial com os pertences da Nossa Mãe.

  • Funciona de segunda a domingo em horários alternados

  • Rua Amazonas nº 40 Bairro Santa Inês

  • Telefone: (35) 3265-1041 E -mail contato@beatificacaonossamae.com.br



 

Cultura do Café

Definitivamente conhecer Três Pontas é um estímulo aos sentidos e sentimentos, o aroma e o sabor do café te levam a conhecer a cultura cafeeira. 

São tantas fazendas que preservam a história da cidade que se desenvolveu economicamente a partir do grão do café. O turista pode montar seu roteiro ou fazer roteiros previamente montados. 

O visitante tem a opção de vivenciar os hábitos e costumes das famílias que viveram nos cafezais, de degustar uma gastronomia especializada em café, de se hospedar em cenários de beleza incomum e de visitar os “bastidores” das fazendas produtoras. Nas cafeterias da cidade servem cafés a partir de diferentes tipos de exportação.

 

 

O que conhecer?

 

Fazendas Caxambu e Aracaçu

Fazendas charmosas e com riquezas naturais, sob gestão familiar a mais de cem anos. Um complexo que combinam cultivo de café e reserva de preservação, um verdadeiro viveiro de nascentes de águas.

  • Escritório Rua Francisco Garcia Miranda nº 130

  • Telefone: (35) 3265-4864 // (35) 9 9994 7954

 

 

 

LEIA TAMBÉM: Gosto de Minas: Tira gostos Mineiros  

Sobre o Autor

Samira Lamaita

Turismóloga por formação, desbravadora por vocação e com latente vontade de conhecer as paisagens culturais. Apaixonada por conhecer diversos lugares!

Comentários

O que eu procuro em Minas?