Turismo em Minas Gerais | Dourado Assado

277
Foto por: Prefeitura de Iguatama
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Peixe Dourado assado na folha de bananeira

Dando sequência a nossas receitas maravilhosas para uma quaresma mineira, apresentamos o sabor do Rio São Francisco, um dos principais rios brasileiros, que nasce aqui em Minas, na Serra da Canastra e se estende Brasil a fora.

A receita do dourado assado na folha de bananeira é uma opção para quem gosta de receitas saborosas e de simples preparo, não tem erro!

A Magia do Velho Chico

É um capítulo à parte quando citamos o famoso curso de água que nasce na Serra da Canastra, envolto em histórias, misticismo, lendas e até cenário-personagem da obra de Guimarães Rosa, o Rio encanta pela abundância, pela extensão, e claro, pela imponência de suas formas e dos sabores que ali se cultivam.

A primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco,

Está a aproximadamente 240km da capital e seu nome, Iguatama, quer dizer “lugar onde o Rio se abre em curvas” em tupi-guarani é de lá quem vem a receita do dia, um delicioso peixe dourado.

A pacata cidade, possui vários atrativos turísticos e patrimônios históricos, entre eles destacam a Igreja Nossa Senhora da Abadia, o Rio São Francisco, o Casarão da ponte, a Estação Ferroviária, o Sobrado da Rua 4, as Pontes de Ferro e a Lagoa da Inhuma. Um destino pacato para quem gosta de calmaria e do clima rural.

O Rei do Rio

é o apelido mais popular do dourado, peixe utilizado na receita do dia. Além da coloração, que apresenta reflexos dourados, o peixe se destaca por seu sabor inconfundível e na receita do dia, ele é preparado com uma técnica muito utilizada na cultura asiática e que aqui no Brasil é encontrada também em diversas culturas indígenas.

 O ato de enrolar um alimento na folha de bananeira para assar, confere além de sabor, status de sustentabilidade aos pratos, uma vez que substitui outros tipos de papel como o alumínio, por exemplo.

Então agora que você já conhece os processos e as delícias por trás dessa receita, que tal aprender a fazê-la? Vamos pôr a mão na massa!

Peixe Dourado Assado na Folha de Bananeira

Ingredientes:

  • 1kg peixe DOURADO do Rio São Francisco
  • Tempero seco: cominho, oregano, pimenta-do-reino
  • 1 colher de sopa de alho amassado
  • Sal a gosto
  • 1 colher de chá de salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão 
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 2 cebolas média em rodelas
  • 1/2 xícara de azeite 
  • 2 folhas de bananeira grande

Modo de Preparo:

  1. Tempere um dia antes o peixe com os todos ingredientes, deixa marinar.
  2. Para assar coloque na folha de bananeira o peixe tempera sob as cebolas.
  3. Leve ao forno pré-aquecido 200ºC e deixe assar até ficar dourado, dê preferência ao forno a lenha. 
  4. Retire do forno revire as postas para dourar.
  5. Sirva com arroz branco ou de sua preferência e uma salada de folhas e legumes.

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?