Turismo em Minas Gerais | Rota das Artes em Minas Gerais

246
Foto por: Foto: Pedro Vilela
Atualizado em: 24/04/2024

Rotas das Artes em Minas Gerais

 

Te apresento uma rota que passa por cidades incríveis, que transpiram arte em diferentes formas de expressão.

 

Já pensou em viver da modernidade do Inhotim ao tradicionalismo de Ouro Preto? 

60% do patrimônio histórico nacional está em Minas, assim como temos 4 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em Minas. Além das manifestações artísticas do período colonial que são testemunhos desse período e são importantes para a compreensão da história do país, a Rota, que se inicia no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, celebra nosso dinamismo e contemporaneidade. 

Você é convidado a desfrutar da sabedoria e encanto de nossos artesãos e artistas que abrem as portas de seus ateliers, cozinhas e te convidam a mergulhar nessa nova experiência por Minas Gerais!

 

 Palácio da Liberdade (Belo Horizonte)

Foto: André Bernardes / Pedro Vilela

Inaugurado no ano de 1898, foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil. Atualmente, é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade.

No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário. Na área externa do Palácio, nos deparamos com os jardins, projetados originalmente por Paul Villon, seguindo o estilo inglês, os quais passaram por reformulações ao longo do tempo, ocasião que foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.

 

 Museu Minas e Metal (Belo Horizonte)

Foto: @hausofT / Pedro Vilela

O Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades.

Em 20 áreas expositivas do MM, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo das Geociências. No 1º andar, é representado um percurso pelas principais minas do Estado, com personagens que contam histórias das Minas Gerais. Já no 2º, você conhece a importância do metal para a humanidade, seu uso e a evolução de suas aplicações, possuindo uma tabela periódica e balança interativas.

 

Inhotim (Brumadinho)

Foto: @hausofT / Pedro Vilela

O Inhotim é um museu de arte contemporânea, jardim botânico e ainda é o marco-zero da região Veredas. O instituto trouxe novo significado para a região que além de contemplar o tradicional, agora é também berço da contemporaneidade em Minas Gerais.

O Instituto exibe de maneira permanente um acervo de arte contemporânea de excelência internacionalmente reconhecida. Percorrer seus jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem, propicia aos artistas e visitantes um modelo de exposição singular, em que arte e paisagismo, entremeiam-se para a criação de uma experiência conjunta e única.

 

 Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

A loja Nanart, contribui para fomentar a produção local, privilegiando os quitutes de Brumadinho em seu espaço Gourmet, localizado no jardim externo, conta com bela paisagem e várias peças artesanais disponíveis no interior da loja.

No Ateliê Nanart, a ceramista Nana te convida para uma imersão ao mundo da cerâmica. A experiência inicia-se com uma visita à loja e ao ateliê, onde cada um escolhe a peça a ser pintada e, a técnica aplicada, vai sendo orientada pela ceramista. O participante terá a possibilidade de transformar a peça em obra de arte exclusiva. A experiência será finalizada com brunch servido no jardim do ateliê, acompanhado por um brinde com espumante.

 

 

 Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

A Ceramista Eny Amorim convida para conhecer o espaço Ateliê de Cerâmica na Pousada Estalagem do Mirante. Com uma diversificada exposição de peças utilitárias e de decoração exclusivas, criadas por Eny, os participantes poderão conferir as novidades desenvolvidas na cerâmica artística.

Nesta experiência é o momento de colocar a mão no barro e modelar sua própria peça de maneira orientada pela artista. Após produzir a peça em cerâmica, o participante poderá recebê-la já queimada em casa, finalizada pela artista em uma assinatura a 4 mãos.

 

 Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

Localizada na Serra da Moeda, a gastronomia e a natureza se completam em uma experiência única. Além da mata nativa, os campos de lavanda tematizam o brunch que acontece no Vila da Lavanda. A paisagem deslumbrante é o tempero para a culinária servida no local.

Essa vivência é composta de experiências ao ar livre, com a possibilidade de ficar hospedado na Vila da Lavanda e até tomar um brunch ou mesmo um almoço no meio da plantação de lavandas. O brunch é um verdadeiro banquete, que mistura deliciosos pães, geleias, tortas, ovos com bacon e linguiça defumada, sucos e o maravilhoso drink de Mimosa, tudo isso é servido em meio a essa paisagem deslumbrante com muito charme e estilo.

 

 Coração em Branco (Brumadinho)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

Já pensou em ter um dia de artista contemporâneo? Experimentar o coração é também uma oportunidade de moldar as experiências da vida, fazendo o pulsar em novas formas e florescer em diferentes ambientes.

No Ateliê Renan Florindo, o artista plástico conduz essa experiência, onde apresenta suas esculturas de coração em branco, para finalização do visitante.

 

 Alquimia dos Quintais (Brumadinho)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

A cachaça é um símbolo de Minas Gerais. Em uma experiência gastronômica singular, localizada na Piedade Paraopeba, cerca de 14 km de Inhotim, você vai poder tomar cachaça de uma forma bem diferente: comendo!

A Mixologista Marcela Azevedo conduz a experiência gastronômica e sensorial que desperta o paladar e os sentidos. Utilizando elementos do seu próprio quintal e produtos de parceiros locais, como doces, embutidos, cachaças e cervejas, o visitante vai experimentar uma explosão de sabores na boca. Cada prato e drink se torna uma descoberta e uma experiência única.

 

 4 Estações com o Chef (São Joaquim de Bicas)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

A Casa do Rei Bistrô transforma a culinária mineira tradicional em pratos contemporâneos. E, para melhorar: a cada época do ano, uma estação é contemplada.

Na Casa do Rei Bistrô, o chef convida para uma experiência que transforma a tradicional cozinha mineira em pratos contemporâneos. A cada época do ano, uma estação é contemplada. Entrada com degustação guiada às cegas, pratos mineiros com releituras atuais, drinks especiais, sobremesa e surpresa final, fazem o visitante não só experimentar, mas sentir cada sabor. Você sentirá o sabor da estação em cada prato!

 

 Da Cozinha ao Quintal da Mestra (São Joaquim de Bicas)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

A Dona Lilia vai te presentear com a gastronomia e a hospitalidade que só existem em Minas Gerais. A mestra abre as portas da própria casa para que você possa degustar um verdadeiro almoço mineiro.

Dona Lilia, uma mestra da culinária mineira das mais tradicionais, recebe em sua casa para que você possa degustar um verdadeiro almoço mineiro, assar biscoito na folha de bananeira e ainda realizar um picnic com muitas histórias e sabores.

 

 Arte em Madeira (Igarapé)

Foto: Acervo IGR VEREDAS

O artesão Thomas conduz o visitante pelas possibilidades de fazer arte em madeira com as próprias mãos. Na experiência você conhece um pouco sobre as madeiras, suas origens e estruturas, e coloque a mão na massa desenvolvendo sua própria peça decorativa.

 

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas)

Foto: Eduardo Vieiro / Xará

Reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, o maior conjunto de arte colonial do país é composto por uma igreja e seis capelas marcando os passos da Paixão de Cristo. O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, em tamanho real, por Aleijadinho.

A visita ao Santuário possibilita a apreciação da Igreja, das esculturas dos profetas e das capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo.

 

Museu de Congonhas (Congonhas)

Foto: Pedro Vilela /  Acervo do Museu

O Museu de Congonhas é o primeiro "museu de sítio" do Brasil, oferecendo informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do patrimônio mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ele foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.

O museu mostra a dimensão da cidade como obra de arte, lugar do sagrado, representação do patrimônio e como demonstração de fé. Através da exposição dos ex-votos e de documentação, filmes, publicações, além do estudo da reprodução dos 12 profetas, para sua preservação como marco da arte barroca.

 

Cerâmica Saramenha (Ouro Branco)

Foto: Acervo SECULT

A Cerâmica Saramenha começou a ser produzida no Brasil no século XIX, na Chácara Saramenha, arredores de Ouro Preto. As peças desse material possuem suas peculiaridades e podem ficar com cores diferenciadas, dependendo da cor da argila e da forma em que é finalizada, rústica ou vitrificada.

A experiência acontece na oficina do Mestre Leonardo, onde ele ensina a técnica de confecção da cerâmica saramenha, levando o visitante a por a mão na massa, manuseando a argila. Após a moldagem se inicia o processo de queima da peça que é feito em duas etapas, sendo esta uma das mais antigas técnicas de queima e vitrificação existentes.

 

Ateliê Edney do Carmo (Mariana)

Foto: Eduardo Vieiro

Escultor e entalhador natural de Mariana/MG, filho de marceneiro e também escultor, iniciou sua carreira artística em 1989 inspirado pelas obras dos grandes artistas do barroco mineiro. Buscando cada vez mais o desenvolvimento da sua técnica, apresenta um trabalho que é uma real releitura do Barroco Mineiro.

Edney recebe os visitantes em seu ateliê apresentando a relação dos seus trabalhos com o Barroco Mineiro. Também oferece oficinas e cursos aos interessados sobre as técnicas de entalhe e escultura.

 

Restaurante Sebastião (Ouro Preto)

Foto: Acervo SECULT

Uma novidade para os amantes da arte e da gastronomia de qualidade com menu repleto de atrações históricas e ingredientes vindos direto dos produtores. Uma combinação perfeita na programação do Restaurante Sebastião da Chef Milsane em Ouro Preto- MG.

O Restaurante Sebastião conta a história da comida em Minas Gerais e o contexto em que os ingredientes são incorporados a essa cozinha tão icônica quanto a Cozinha Mineira. Com seu repertório de comida contemporânea elaborada e preparada a partir de ingredientes genuinamente mineiros, o Sebastião busca encantar os comensais com uma explosão de surpresas em forma de sabor.

 

">

 

 

E aí? Quando você vai se jogar nessa aventura linda e especial? 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?