Turismo em Minas Gerais | Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas

80
Foto por: Acervo Região Turística Pedras Preciosas
Atualizado em: 18/10/2024

Uma rota de cicloturismo na região das Pedras Preciosas

 

Se você adora aventura, você tem que conhecer o interior de Minas Gerais de uma forma diferente! Que tal fazer isso pedalando? 

 

A Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas é o convite perfeito para você se conectar com a natureza, explorar lindas paisagens e ainda descobrir a riqueza cultural e histórica dessa região mineira cheia de riquezas.

 

O Que é Cicloturismo?

Foto: Padre Paraíso - Acervo Região Turística Pedras Preciosas

Para quem ainda não está familiarizado, o cicloturismo é uma modalidade de turismo feita de bicicleta. É uma maneira sustentável de viajar, que permite aproveitar cada detalhe do caminho e sentir o vento no rosto enquanto se explora lugares incríveis.

E na Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas você pode vivenciar isso de forma única, em trilhas que cortam cenários montanhosos, rios, e cidades com histórias de mineração e pedras preciosas!

 

A Rota das Pedras Preciosas

A rota proporciona uma experiência na maior região produtora de pedras preciosas do Brasil! No passado, minerais como águas marinhas, topázios, berilos e crisoberilos eram encontrados em abundância, e hoje podem ser sentidos na arte, em nome de vilarejos, produtos da cozinha típica local e no dia a dia de uma gente hospitaleira.

O trajeto inclui trechos que passam por cidades históricas e pontos de interesse natural, misturando aventura e descanso em meio a lindas paisagens. O percurso é perfeito para ciclistas de todos os níveis, desde iniciantes até os mais experientes, com trilhas que variam em dificuldade. 

Durante o caminho, você vai se deparar com:

  • Cachoeiras refrescantes para dar aquela parada revigorante;

  • Montanhas que proporcionam vistas de tirar o fôlego;

  • Pequenas vilas e comunidades que oferecem uma verdadeira imersão na cultura local.

 

Conheça as cidades que fazem parte da Rota

Uma das grandes vantagens das Rotas de Cicloturismo das Pedras Preciosas é a riqueza das cidades que você pode conhecer enquanto pedala.

 

Padre Paraíso

Foto: Acervo Região Turística Pedras Preciosas

Terra de artistas, Padre Paraíso é o portal de entrada do Vale do Jequitinhonha e é o ponto de partida para a rota. A cidade é conhecida como um importante pólo de garimpeiros que foram atraídos para a região devido às pedras preciosas, como águas marinhas e topázio, nas minas da região.

Hoje, Padre Paraíso é um berço cultural do Vale do Jequitinhonha, abrigando vários ateliês de artistas plásticos e artesãos, alguns deles abertos para a visitação do cicloturista.

 

Novo Oriente de Minas

Foto: Acervo Região Turística Pedras Preciosas

Localizada no Vale do Mucuri, Novo Oriente de Minas esbanja muitas preciosidades encantadoras, como a belíssima formação rochosa conhecida como Três Pedras; a aconchegante Cachoeira da Poaia, ambas no trajeto da Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas.

Ah, e nem se fala da Cozinha Mineira local…os famosos queijos, biscoitos e doces, que podem ser deliciosamente consumidos antes, durante e depois de sua viagem.

 

Pavão

Foto: Acervo Região Turística Pedras Preciosas

Ainda no Vale do Mucuri, Pavão é marcada pelo acolhimento de seu povo. Com certeza, é o que surpreende no primeiro momento. 

Além disso, a cidade possui belíssimos cenários, como a Pedra do Lambuza, uma imponente formação rochosa que lhe fará companhia em boa parte do percurso, sempre majestosa por todos os ângulos em que se olhe. O Rio Mucuri, que margeia boa parte do território de Pavão, é certamente a principal atração local, com ótimos e convidativos pontos de parada, banho e admiração. 

Uma vez no centro urbano, lindas praças convidam para tomar um sorvete, relaxar e encerrar a sua viagem pela Rota de Cicloturismo das Pedras Preciosas.

 

Dicas para aproveitar a rota ao máximo

Para que sua viagem seja tranquila e segura, aqui vão algumas dicas práticas:

  1. Planeje Seu Trajeto: A rota é extensa e diversa, com diferentes níveis de dificuldade. Confira aqui, o trajeto completo e escolha os trechos que mais combinam com o seu estilo de pedalada.

  2. Leve o Essencial: Mochila leve, água, protetor solar e um kit básico de reparo para a bicicleta são itens que você não pode esquecer. 

  3. Tenha sempre água e comida com você: Às vezes, entre um ponto de apoio e outro, a fome e a sede batem e é muito importante manter a hidratação durante um trajeto de cicloturismo.

  4. Aproveite as Paradas: Cada cidade da rota tem algo especial para oferecer. Não se apresse! Tire um tempo para conhecer a cultura, conversar com os moradores e provar a deliciosa comida mineira.

  5. Hospedagem e Alimentação: As cidades ao longo da rota possuem pousadas e restaurantes que oferecem o melhor da culinária e hospitalidade mineira. É uma ótima oportunidade para recarregar as energias e descansar depois de um longo dia de pedalada.

  6. Seja consciente e respeite o meio ambiente: Não deixe resíduos, como comidas e plásticos no caminho. Junte-os em sacos e leve até a lixeira mais próxima. Não alimente animais silvestres e não faça fogueiras (utilize fogareiros). Respeite os moradores da região.

 

Para mais informações, consulte o site oficial da Rota, clicando aqui

Foto: Novo Oriente de Minas - Acervo Região Turística Pedras Preciosas

 

Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!

 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?