Turismo em Minas Gerais | Rotas do Café em Minas Gerais

251
Foto por: Foto: Cafeicultura Expocaccer
Atualizado em: 12/04/2024

2 rotas com o gostin de café mineiro

 

Você é amante de um bom café mineiro? Te mostro duas experiências ligadas ao café, que vão te proporcionar vivências memoráveis com os melhores produtos mineiros.

 

 

Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro

Foto: Acervo Secult


A Rota do Café do Cerrado Mineiro está estruturada na cidade de Patrocínio, que é considerado o maior produtor de café no Brasil, lá existem 958 produtores! O município ainda é considerado ainda uma estância hidromineral, devido às raras fontes de águas minerais do tipo sulfurosas, localizadas no distrito de São João da Serra Negra. 

Localizada em uma região que é referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis, a rota proporciona uma imersão intensa no mundo dos cafés de origem e de alta qualidade. O turista pode ter experiências enriquecedoras ao conhecer, além das plantações e os processos de cultivo dos grão, e a história do café, das fazendas e dos produtores, mas também, participar de experiências gastronômicas harmonizadas com a bebida, com traços da cultura e mineiridade reconhecidas internacionalmente. 

 

De pequenas a grandes fazendas, pelas torrefações e cafeterias, ou nos almoços e jantares harmonizados, nessa viagem memorável pelos aromas e sabores do Cerrado, serão três dias explorando o que há de café em Patrocínio, incluindo:

  • Tour na Porto Feliz;

  • Visita Guiada às Fazendas Tramonto e Rainha da Paz;

  • Tour Café & Natureza AgroBeloni;

  • Almoço com Menu Rota do Café - Recanto;

  • Degustação de Café Dulcerrado;

  • Jantar na Adega Traíras;

  • Tour e Cupping Café  na Nunes Coffee;

  • Tour Café Alado Coffee.

 

">

 

Rota dos Cafés do Sul de Minas

Foto: Unique Cafés (Portal Minas Gerais)

A Rota Cafés do Sul de Minas é um dos novos destinos que trazem as histórias e a cultura da maior região produtora de café do mundo, onde é produzido a cada ano, cerca de 10 milhões de sacas. A rota contempla seis municípios do Sul de Minas: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília.

Você vai conhecer não só as opções ligadas ao café, mas um roteiro diferenciado que prestigia também os queijos e balneários da Região Turística Encantos de Minas e Região Turística das Águas.

 

Paiol Café Boutique (Três Pontas)

Foto: Acervo IGR Encantos

O Paiol é um espaço bucólico e elegante, cuidadosamente pensado e organizado para, além de preservar a história e a tradição da família Chaves de Brito, ser um ambiente de hospitalidade, onde você se sente em casa.

Na experiência do Paiol você vai saborear tudo o que esse cantinho de Minas tem a oferecer: pão de queijo, queijos, geléias artesanais produzidas com as frutas do pomar e bolos típicos mineiros. A experiência pode ser ampliada com a visita à lavoura e processamentos dos cafés. Uma visita guiada onde são mostradas todas as particularidades que tornam o café especial.

 


Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira)

Foto: Emanuelle Oliveira / Thata.comunicacao

A Santa Quitéria é uma fazenda tipicamente mineira com mais de 130 anos de trabalho, dedicação e muita história, onde até aqui chegamos à quinta geração de cafeicultores apaixonados pelo cultivo de café.

Sinta o mais puro sabor de Minas Gerais, deguste com prazer o Café Especial da Santa Quitéria. Produzido nas terras férteis de Cambuquira-MG, a mais de 1200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira de Minas.

 


Fazenda Catiguá (Cambuquira)

Foto: @fazenda_catigua

Localizada na região cafeeira da Mantiqueira de Minas, a Fazenda Catiguá iniciou suas atividades em 1966, quando o proprietário, José Alberto de Carvalho, em sociedade com seus dois irmãos, adquiriu a fazenda. Dos 700 hectares da fazenda, 60 são plantados com café.

Nessa experiência você vai conhecer todo o processo do cultivo como lavouras, colheita, secagem dos grãos por meio de vários processos, inclusive em estufas e depois degustá-lo em um laboratório com provadores habilitados e, aprender a separar o café ruim do café de qualidade. Para finalizar, você poderá apreciar da Cafeteria a vista panorâmica, na companhia de um bom café e quitutes produzidos na Fazenda.

 

Unique Cafés (São Lourenço)

Foto: Acervo SECULT

É possível vivenciar a Rota do Café que é uma verdadeira imersão no mundo dos cafés especiais, por meio de uma vivência “in loco” sobre todo o processo de produção, desde o pé até a xícara. Além de oferecer a visita guiada, a Unique tem agenda própria com vários cursos, treinamentos e aperfeiçoamento para amantes e profissionais do Café.

 


Parque das Águas (Caxambu)

Foto: Patrick Grosner / Rafael Oliveira

O Parque das Águas de Caxambu, além de ser importante patrimônio natural da cidade é considerado grande atrativo turístico municipal. É o local onde existe maior diversidade de águas do mundo, 12 fontes de águas minerais medicinais.

No parque você pode vivenciar a hidroterapia, pedalinho, contemplação, quadras (vôlei, tênis, bocha), piscina semiolímpica, pista para caminhada e cooper, fotografias, observação de aves, piquenique, roteiro turísticos, aulas de tai-chi-chuan, música MPB, exposição artística/artesanal, meditação e esoterismo.

 


Café Seival (Baependi)

Foto:@cafeseival

Situados na região Mantiqueira de Minas, a Café Seival apresenta torrefação artesanal com plantio próprio. A experiência traz todos os tipos de café da propriedade, desde como são cultivados até o produto final e a venda dos cafés aos visitantes.

A experiência é dividida em três momentos. No primeiro, é conhecido todo o processo de produção do café, desde a plantação até o empacotamento do produto final, contando com uma degustação de todos os tipos de cafés produzidos. No segundo momento, acontece uma aula sobre como plantar, as diferentes torras possíveis e como preparar um bom café. Por ultimo, os participantes terão a oportunidade de comprar os cafés e os produtos que são produzidos a partir dele.

 


Laticínios Paiolzinho (Cruzília)

Foto:@paiolzinho

Com a singularidade de um terroir único e o vínculo histórico de uma tradição familiar, o Laticínios Paiolzinho, produz diariamente produtos com uma identidade única, refletindo em alto padrão de qualidade.

Produzir queijos vai muito além da mistura de ingredientes ou o tempo de maturação, é um processo tão criterioso que parece alquimia, arte e poesia, ambos unidos em um só. Venha entender melhor o processo de produção desses queijos e experienciar os sabores da região, mais conhecida pela produção de leite e queijos de alta qualidade, como os queijos de ovelha, queijos finos e queijos artesanais como o tipo parmesão.

 

>

 

São experiência para ficar na memória...e no paladar! Com gostinho de quero mais!

E aí? Qual a primeira Rota você vai fazer experimentar? 

 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?