Turismo em Minas Gerais | Lendas de São João Del Rei

944
Foto por: Cristovão Vitalino da Conceição
Atualizado em: 22/08/2022

Lendas São Joanenses

Quem está acostumado a visitar terras mineiras sabe que histórias sobrenaturais fazem parte do imaginário de todo bom mineiro, desde as cidades mais interioranas aos grandes centros urbanos.

São João del Rei é uma cidade que pulsa uma rica cultura, por isso, suas charmosas ruas, igrejas e casarios se tornaram o cenário ideal para contar as curiosas e emblemáticas histórias urbanas, em um inusitado e único passeio com essa proposta no país.

A ideia do tour cultural noturno surgiu em meados de 2007, e foi enriquecida a partir do resgate de histórias sobrenaturais que os moradores contam de geração em geração, sempre recheadas de mistérios e curiosidades sobre a cidade. Desde então o tour alternativo tem atraído centenas de turistas de todo o país para conhecer essa outra São João del Rei.

Como são contados os "causos"?

Ao cair da noite, o visitante tem uma imersão na história de mais de 300 anos de São João del Rei, caminhando pelas ruas do centro histórico iluminadas com lamparinas. Na visita guiada, entre uma construção e outra, surge um espetáculo ao ar livre: a encenação das lendas são joanenses.

A partir de um projeto de resgate de lendas, um grupo de artistas percebeu toda essa riqueza e passou a encenar algumas histórias sobrenaturais. Com envolventes personagens, os “causos” retratam padres, boêmios, noivas, senhoras de escravos e beatas em situações de muito suspense. Instigam e provocam arrepios até mesmo aos mais corajosos. Impossível não entrar no clima de mistério desse tour!

Ficou interessado em conhecer São João del Rei a partir de suas lendas? Coloque na sua agenda esse passeio incrível e não se esqueça de confirmar primeiro a agenda do espetáculo para adquirir seus ingressos.

                                                   

Quando acontece?

As lendas São Joanenses são oferecidas aos terceiros sábados de cada mês, e nas vésperas de feriados prolongados. Grupos podem agendar uma apresentação extra além dos dias já programados na agenda.

Use  #TurismoMG em suas fotos por Minas Gerais e compartilhe sua história!

Playlist -  Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com  dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!

 

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?