Turismo em Minas Gerais | Festivais da Jabuticaba em Minas

3.024
Foto por: Imagem de Guilherme Resende por Pixabay
Atualizado em: 13/09/2022

Uma Viagem Pelas Jabuticabeiras de Minas

A primavera chega colorindo as nossas ruas e trazendo para a mesa frutas que são a cara do Brasil, né? É o caso da jabuticaba. De plantio fácil e sem muitas exigências quanto ao solo e ao cuidado, a fruta se adapta bem a diversos climas e traz inúmeros benefícios para a saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, a ajuda no controle da diabetes e, ainda, as propriedades anticancerígenas.

Tipicamente brasileira, e com um nome originário do tupi-guarani (o iapoti kaba, que significa fruta em botão), é comum encontrar a árvore carregada da fruta em diversos quintais mineiros. Com uma presença tão marcante, não é de se espantar que haja diversas opções para a degustação. Tem os tradicionais doces, o licor, pratos da cozinha mineira e até barbecue e molho de pimenta elaborados com essa fruta.  

Juntando a farta safra que ocorre entre os meses de agosto e novembro e as diversas possibilidades gastronômicas, listamos aqui alguns lugares em que você consegue degustar a fruta nas mais diferentes formas:

Crédito: Gustavo Giacon

O distrito de Aranha, a 17 km da sede de Brumadinho, é destaque na produção de licores e vinhos de jabuticaba. Anualmente, o distrito sedia a Festa da Jabuticaba,  que, além das frutas, oferece também atrações culturais, premiações e celebrações religiosas.

Crédito: Congerdesign por Pixabay

A produção de vinho de jabuticaba em Catas Altas surgiu no século XIX e tornou-se uma tradição da região. Anualmente, a cidade sedia a festa do vinho de jabuticaba, que acontece geralmente em maio e conta com apresentações teatrais, atividades culturais e concurso do melhor vinho.

Crédito: Meineresterampe por Pixabay

Apesar de não ser um grande produtor da fruta, Virginópolis realiza anualmente o festival da jabuticaba, dando destaque as atrações culturais regionais.

Crédito: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Sabará

Uma das espécies mais comercializadas da fruta leva o popular nome de Sabará, em referência ao município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é um destaque na produção. O município também sedia um festival anual dedicado a fruta e seus derivados. Com apresentações culturais, comercialização e exposição dos produtos desenvolvidos a partir da jabuticaba, o festival  é uma ótima pedida para conhecer essa cidade histórica.

Na cidade é possível alugar pés de jabuticaba, ter a experiência de colher a fruta com as próprias mãos, vivenciar essa etapa tão mágica do cultivo, além de  degustar in natura.

Já está com a cesta pronta para ir colher essa delícia? Quem você vai convidar para ir junto?  Descubra mais informações sobre os municípios  para se deliciar à vontade.

Playlist -  Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com  dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?