Descubra rotas incríveis na região da Canastra
Se você está em busca de aventuras inesquecíveis para o verão, o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra tem várias opções! Com paisagens deslumbrantes, cachoeiras cristalinas e uma rica cultura, a região oferece experiências para todos os gostos. Conheça algumas das rotas imperdíveis para você viver nesta temporada:
Rota Mar de Minas
Imagine um "mar" de águas doces em meio às montanhas de Minas! A Rota Mar de Minas que liga Piumhi a Passos pelo eixo da MG-050, no sudoeste de Minas Gerais. Piumhi recebe quem vem da região metropolitana de BH, enquanto Passos é o ponto de chegada de quem parte da capital e do interior de São Paulo.
O caminho passa pelo encontro da Serra da Canastra com o Lago de Furnas, um verdadeiro paraíso para quem ama natureza, ecoturismo e experiências gastronômicas inesquecíveis. Além disso, a rota inclui a Usina Hidrelétrica de Furnas, localizada entre São José da Barra e São João Batista do Glória.
Destaques da rota:
- Cachoeiras espetaculares
- Mirantes incríveis
- Passeios de lancha no Mar de Minas
- Trilhas e aventuras 4×4
- A melhor comida mineira, com destaque para pratos à base de peixe
Dica: Não esqueça a câmera para registrar os cenários de tirar o fôlego!
Rota Janela dos Lagos e Cerrado 4x4
Se você curte aventura off-road, paisagens de tirar o fôlego e contato direto com a natureza, a Rota Janela dos Lagos e Cerrado 4x4 é perfeita para você! Com trilhas que descem a face sul da Serra da Canastra até a MG-050, esse percurso revela uma janela natural para o Cerrado mineiro, repleta de cânions, piscinas naturais e biodiversidade única.
Aqui, a Serra da Canastra guarda tesouros escondidos, como cachoeiras de águas cristalinas, mirantes com vista panorâmica para o Lago de Furnas e trechos exclusivos para veículos 4x4, que passam por áreas de proteção ambiental e propriedades particulares. O visual do alto impressiona e explica porque o lago ganhou o apelido carinhoso de Mar de Minas.
Destaques da rota:
-
Trilhas de 4x4 emocionantes
-
Mirantes naturais com vista para os lagos
-
Cachoeiras escondidas
-
Contato íntimo com a fauna e flora do cerrado
Dica: Leve roupas leves, protetor solar e muita água para enfrentar o calor com segurança.
Rota Face Norte da Canastra
A Rota Face Norte é perfeita para quem busca contato genuíno com a natureza, cachoeiras intocadas e vilarejos históricos. Essa região abriga o berço do Rio São Francisco, com trilhas incríveis, rios cristalinos e uma fauna selvagem preservada. O percurso liga Vargem Bonita a São Roque de Minas, passando pelo distrito de São João Batista da Canastra e chegando a áreas de Tapira, Sacramento e Araxá.
Por ser acessível apenas por estradas de terra, esse lado da Canastra manteve suas belezas naturais intocadas, garantindo uma experiência de ecoturismo raiz. Muitas cachoeiras ainda nem têm nome, sendo conhecidas apenas pelos antigos fazendeiros da região. Algumas das mais famosas são a Cachoeira do Cerradão, com trilhas sinalizadas, a Antônio Ricardo, a Cachoeira da Parida, a dos Bandeirantes, a do Fundão e a do Jota.
Destaques da rota:
-
Cachoeiras deslumbrantes
-
Vilarejos autênticos e fazendas produtoras de queijo artesanal
-
Trilhas leves e acessíveis
-
História viva
Dica: Prove os queijos artesanais e leve um pouco dessa delícia para casa!
Rota Vale da Babilônia
Prepare-se para contemplar um cenário da face leste do Parque Nacional da Serra da Canastra. No chapadão da Babilônia a beleza dos maciços canastreiros tomam conta, transitando pelas estradas rurais, trilhas de mountain bike e caminhada, belas pousadas e muitas cachoeiras.
O trajeto começa em São João Batista do Glória, seguindo para Vargem Bonita pela estrada do Vale dos Canteiros. No caminho, você passará pelo distrito de São José do Barreiro, em São Roque de Minas, e poderá visitar a parte baixa da Cachoeira Casca D’anta, uma das mais impressionantes da Serra da Canastra. A rota ainda leva aos mirantes do Morro do Carvão, às Cachoeiras do Taboão e segue pelo Chapadão da Babilônia, chegando ao município de Delfinópolis, onde se encontram o Vale da Babilônia e a Serra de Santa Maria.
Destaques da rota:
-
Travessia do Chapadão da Babilônia
-
Cachoeiras paradisíacas
-
Passeio por um cenário de alta biodiversidade do Cerrado Mineiro
-
Vista panorâmica pelo mirante da Serra Branca
Dica: Converse com os moradores locais para descobrir histórias fascinantes da época dos tropeiros.
Rota Ecológica Caminho das Cachoeiras
Para quem busca o refresco das águas e a paz da natureza, a Rota Caminho das Cachoeiras é um verdadeiro paraíso.Com trilhas acessíveis e uma paisagem repleta de cachoeiras, riachos e ribeirões, essa rota oferece uma experiência única de imersão na cultura e na natureza do Cerrado mineiro.
O trajeto percorre a BR-464, conhecida como Estrada Ecológica, que liga o sudoeste de Minas ao Triângulo Mineiro, entre a Serra da Canastra e o Rio Grande, na região do Lago da Usina de Peixoto. A rota passa por Delfinópolis, apelidada de “paraíso do ecoturismo”, e por São João Batista do Glória, carinhosamente chamada de “cidade das cachoeiras”. Além das belas paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego, a rota se estende para Cássia, logo após a travessia de balsa em Delfinópolis, e para Passos, cidade com estrutura completa para receber os visitantes.
Destaques da rota:
-
Cachoeiras exuberantes, riachos e ribeirões de águas cristalinas
-
Banhos relaxantes em poços naturais
-
Vista privilegiada do Lago de Mascarenhas de Moraes
-
Tranquilidade e beleza em meio à natureza preservada
Dica: Use calçados confortáveis e leve um lanche para aproveitar o dia inteiro!
Agora que você conhece essas rotas imperdíveis, é só escolher a sua preferida e embarcar nessa jornada! Para mais informações, visite o site oficial do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, clicando aqui.
E você, já visitou alguma dessas rotas? O que ta esperando? Confira as agências receptivas aqui e planeje sua viagem memorável!
Comentários