Turismo em Minas Gerais | Bolinho de Feijão Miúdo

511
Foto por: Prefeitura de Jaboticatubas
Atualizado em: 16/09/2022

Sabores da Via Liberdade: Bolinho de Feijão Miúdo

 

Aprenda a fazer um bolinho de feijão miúdo, uma receita típica de Jaboticatubas, mais um município mineiro na Via Liberdade!

O Bolinho de Feijão era um prato muito consumido nas cidades históricas, a receita, que carrega sabores especiais e muita tradição é simples, rápida e deliciosa e pode ser servida acompanhada de várias bebidas, como por exemplo uma cachacinha artesanal bem Mineira.

 

Saindo diretamente de Jaboticatubas, um município que está presente na Via Liberdade, a receita de hoje carrega sabores e valores da Mineiridade com um ingrediente super comum e que agrada quase todo mundo, o Feijão! A gastronomia Mineira sempre surpreende quando o assunto é transformar ingredientes tão corriqueiros em pratos super saborosos, e com nesse caso não é diferente, vem com a gente aprender esse quitute simples, fácil e delicioso.

 

 

Comumente Saboroso

 

Um dos grãos mais presentes nos almoços consumidos no território brasileiro é o feijão, além da versatilidade em seu preparo o seu sabor se destaca como acompanhamento ou como prato principal. Sendo preparado em caldos e porções, esse ingrediente possui uma grande variedade de espécies, cada uma contendo seu sabor característico e um modo de preparo um pouco diferenciado dos demais.

Na receita de hoje, o ingrediente utilizado é o Feijão Miúdo, cientificamente conhecido como “Vigna unguiculata” e, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil é uma das principais fontes de proteínas nas alimentações. Também pode ser chamado de Feijão de Corda e Feijão Macassar na região Nordeste do País.

 

Minas, território gastronômico

 

Jaboticatubas é um município da região metropolitana de Belo Horizonte que faz parte da Via Liberdade, a rota turística e cultural que conecta Minas, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília. O município, que está inserido na Serra do Espinhaço, produz, além da pecuária bovina, cana de açúcar, banana, milho e feijão. A principal fonte de renda da região é proveniente do Turismo, pois sua área territorial está presente dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó.

BOLINHO DE FEIJÃO MIÚDO OU FLADINHO SOCADO NO PILÃO

INGREDIENTES:

Feijão miúdo ou fladinho triturado

Água

tempero alho e sal

Cheiro verde

pimenta malagueta

óleo para fritar

 

Modo de fazer:


Juntar todos os ingredientes num pilão deixar hidratar por alguns minutos. Socar até dar liga.
Fritar em óleo morno.

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?