Turismo em Minas Gerais | Melhor queijo do mundo: Queijo Campo das Vertentes

3.104
Foto por: Acervo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
Atualizado em: 14/09/2022

Terra dos Melhores Queijos do Mundo: Campo das Vertentes

Pro mineiro, todo dia é dia de queijo, mas você sabia que existe uma data especial para celebrar essa delícia tipicamente mineira? Pois é, o dia 20 de janeiro ficou instituído como o Dia Nacional do Queijo, e para não passar despercebido, vamos continuar nossa série sobre os melhores queijos do mundo, hoje falando sobre a região do Campo das Vertentes.

A região é formada por 36 municípios e seu ‘terroir’ (características de clima, solo e ambiente) confere aos queijos ali produzidos, atributos especiais: casca semidura, coloração amarelo palha e sabor levemente ácido, com um processo de maturação distinto. Outro diferencial da região é a presença de queijos premiados no Mondial du Fromage na França, o primeiro queijo de cabra brasileiro a ganhar uma premiação internacional. 

Os principais municípios produtores são: Tiradentes, Nazareno, Ritápolis, Antônio Carlos, São Vicente de Minas, Carrancas, São João del Rei, entre outros. Como a produção da região é expressiva, foi criada a Rota dos Queijos para quem deseja conhecer e experimentar as delícias ali produzidas. Esse mesmo projeto, recebeu medalha de prata no Prêmio Nacional do Turismo em 2018, na categoria de Produção Associada ao Turismo. Confere aí as principais características de cada um dos três roteiros dessa rota.

Foto: Acervo do Circuito Trilha dos Inconfidentes.

Queijo Minas Artesanal

Foto: Acervo Circuito Trilha dos Inconfidentes

Abraçando doze dos municípios da região, a Rota do Queijo Minas Artesanal, é voltada a visitação de fazendas produtoras de queijo em cidades como Tiradentes e São João del Rei, que são conhecidas por seus aspectos históricos e construções barrocas. Tiradentes, casa de um dos festivais gastronômicos mais prestigiados do país, é palco também de uma mostra anual de cinema, a cidade é referência em experiências sensoriais e criativas. São João del Rei, por sua vez, proporciona uma viagem no tempo, com cerca de 700 casarões tombados e um centro histórico que guarda relíquias do tempo do ouro. Não dá para deixar de conhecer. Para quem gosta de natureza e aventura, Carrancas é a terra de lindas e refrescantes cachoeiras. Uma rota saborosa e cheia de atrativos para todos os gostos.

Queijo Reino

Na região das Vertentes, o município de Antônio Carlos é referência quando o assunto é queijo reino. Este queijo é conhecido por seu formato redondo, coloração mais intensa e pequenas olhaduras (aqueles furinhos do queijo, sabe?). No município, você encontra opções de turismo ecológico, com diversas cachoeiras. As igrejas centenárias da cidade, também rendem passeios ótimos.

Queijos Finos

Foto: Acervo Circuito Trilha dos Inconfidentes

A Rota dos Queijos Finos contempla três municípios da região: Nazareno, Ritápolis e São Vicente de Minas. Os queijos finos, são chamados assim por serem produzidos com ingredientes seletos e geralmente harmonizam bem com aperitivos para cervejas selecionadas, chopes e vinhos. Na região você não pode deixar de conhecer os rios e cachoeiras, dá para nadar, pescar e, é claro, contemplar a natureza. A fé também tem um lugar reservado nesse passeio, com igrejas que são verdadeiras obras de arte.

Os queijos mineiros são inconfundíveis, assim como serão as experiências que você terá ao escolher qualquer um desses caminhos. E aí? Vamos comer um queijinho?

 

Gostou desse texto? Leia Mais sobre outra regiões queijeiras do estado: Serro e Canastra

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?