Turismo em Minas Gerais | Gastronomia em Tiradentes

463
Foto por: Fernanda Fonseca
Atualizado em: 28/09/2022

Tiradentes: Um destino para os amantes da Cozinha Mineira

Apaixone-se pela história e pelos sabores de Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades mais reconhecidas do estado. Um destino que oferece aos turistas uma mistura de cores, histórias, religiosidade, cultura e, é claro, um dos maiores redutos gastronômicos de Minas Gerais


Um Pouco de História

Fundada por volta de 1702, com a descoberta do ouro nas encostas da Serra de São José, a cidade, inicialmente um arraial chamado Santo Antônio do Rio das Mortes acabou se tornando uma das mais importantes cidades históricas mineiras. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade.

A importância histórica da cidade se deve ao nome, em homenagem ao que talvez seja o mais expressivo herói da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

O Conjunto da cidade foi tombado em 20 de abril de 1938  pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sendo conservado de forma quase integral. 

É um destino que sem sombra de dúvidas representa a riqueza histórica, cultural e até mesmo arquitetônica do estado. Além disso, a cidade é um deleite para os olhos, rendendo roteiros imperdíveis

Os Sabores de Tiradentes


Com tanta riqueza histórica e cultural, Tiradentes se destaca também por seus sabores. Sejam esses tipicamente mineiros ou releituras dos grandes pratos tradicionais, a cidade é um dos berços da criatividade na nossa cozinha


Rota do Queijo Terroir Vertentes

A cidade é um dos deliciosos destinos da Rota do queijo Terroir Vertentes, roteiro dedicado a visitar queijarias da região do Campo das Vertentes , uma das regiões certificadas para a produção do tradicional Queijo Minas Artesanal

Além de vivenciar o roteiro, o turista tem a oportunidade de experimentar alguns dos melhores queijos do país. É bom separar um espaço na mala, porque quem experimenta uma vez quer levar, e é claro, voltar. 

 

Espaço que une a ruralidade e a alta gastronomia

Além dos queijos, Tiradentes se destaca por ser um destino predominantemente rural. Um refúgio da urbanidade, e isso é claro, significa muito afeto e carinho na cozinha. Nossos ingredientes típicos dominam a gastronomia local: frango, quiabo, queijo, ora pro nobis são alguns dos maiores exemplos da mineiridade na cozinha de Tiradentes. 

Além dos ingredientes a cidade é famosa também pelas quitandas, bolos e broas, cujas receitas são passadas entre gerações e o cheiro atravessa as janelas, um convite tentador!

Tantos sabores diversos tornaram o município um dos principais destinos do país, sendo berço  de um dos mais tradicionais festivais gastronômicos do Brasil e do mundo!

Gastronomia e Cultura

Unindo atrações digitais e presenciais, o festival de gastronomia e cultura de Tiradentes é um dos principais festivais do ramo, visando promover e premiar a cadeia produtiva do setor, incentivando o turismo e fomentando a economia local através dos sabores tradicionais do lugar. 

Uma pedida imperdível para os amantes da boa cozinha mineira e de paisagens de tirar o fôlego, Tiradentes é sem sombra de dúvidas um destino apaixonante. Vale a pena demais conhecer e se encantar pelas delícias da cidade!

Gostou do post e ficou com vontade de conhecer mais? Dá uma lida no nosso especial sobre Cidades Históricas Mineiras.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?