Turismo em Minas Gerais | Tour virtual: Ouro Preto

1.558
Foto por: Acervo Secult MG
Atualizado em: 14/09/2022

Nossa viagem virtual continua e a próxima parada é um destino bem especial: Ouro Preto.
Para quem quer um mergulho na história, a cidade é ideal. Afinal, são mais de 300 anos de existência! Mas Ouro Preto vai muito além: arquitetura inigualável, natureza surpreendente,  e, claro, a animação dos jovens universitários, são outras marcas deste destino.

Foto: Marcus Vinicius 
Para nossa visita ficar ainda mais interessante, compartilhamos com vocês  13 curiosidades  sobre a cidade:

1 - Estamos falando da primeira cidade brasileira, e uma das primeiras do mundo,a ter seu centro histórico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (1980), tamanha sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

2 - A cidade foi eleita uma das  7 Maravilhas Brasileiras.

3 - ​Construída no auge do Ciclo do Ouro, foi palco de importantes movimentos históricos, como a Inconfidência Mineira. Tem um museu do mesmo nome, para você compreender ainda mais nossa história.

4 - Guarda o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina - Teatro Municipal de Ouro Preto, uma preciosidade.

5 - São mais de 13 igrejas e 11 museus para visitação, recheados de obras barrocas incríveis, que atraem visitantes do mundo inteiro.

6 - A igreja de São Francisco de Assis, uma das obras mais importantes de Aleijadinho, é considerada uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Consegue imaginar a beleza e importância desse monumento?

7 - Recebeu o título de Cidade Monumento  de Getúlio Vargas (1933).

8 - Possui o bloco de carnaval mais antigo do país, o Bloco Zé Pereira do Clubes dos Lacaios, com 150 anos de fundação e um dos melhores carnavais de Minas Gerais.

9 - Você poderá visitar minas de ouro que ainda estão abertas a visitação. Ah, aproveite para dar uma esticadinha até a cidade vizinha de Mariana. Lá você poderá visitar  a maior mina do mundo, a Mina da Passagem .

10 -A cidade é formada por 12 distritos regados com muita cultura, boa gastronomia e belas paisagens naturais, repletas de belas cachoeiras.

11 - O Pico do Itacolomi,  com seus 1.772 m de altitude, foi o ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que ali passavam em busca do ouro das Minas Gerais.

12 - Foi a capital do estado de Minas Gerais por 102 anos, antes da construção de Belo Horizonte.

13 - Já foi a maior aglomeração da América Latina, quando ainda se chamava Vila Rica chegou a receber 40 mil pessoas, superando São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

São muitos os motivos para querer conhecer mais sobre essa cidade incrível, não é? Por enquanto, acesse Minas 360º  e deixe que Ouro Preto vá até você,  viajando em cada cantinho da cidade do seu sofá mesmo.

Em breve  as cidades mineiras te esperam com toda nossa mineiridade!Foto: Mtur - Pedro Vilela

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?