Turismo em Minas Gerais | Vilarejos para conhecer em Minas

2.272
Foto por: Rodrigo Firmino
Atualizado em: 05/05/2023

05 Vilarejos para conhecer em Minas

Conheça destinos que mantém o charme da mineiridade e o clima bucólico do interior de Minas.

Uma lista com 05 vilarejos mineiros que te farão se apaixonar ainda mais pela terrinha.

 

Os vilarejos escondidos entre as imponentes serras de Minas são atrativos a parte para quem deseja conhecer uma terra de calmaria, onde o tempo das coisas e das pessoas se mostra no decorrer do dia.

O clima bucólico, contato com a natureza, o cheirinho da tradicional cozinha mineira, a hospitalidade do povo e a possibilidade de desfrutar da calma das Minas Gerais são só alguns dos motivos pelos quais você precisa cogitar esses destinos para sua próxima viagem.

A música canta e Minas confirma:

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão (..)”

 

Para te ajudar a traçar esse roteiro que é tanto poético quanto natural, listamos 05 vilarejos para conhecer Minas Gerais:

 

Conceição do Ibitipoca

Aos pés da Serra da Mantiqueira, o distrito é a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos principais destinos turísticos da região. Você provavelmente já ouviu falar da janela do céu, um mirante natural que fica a cima da cachoeira dourada, imperdível para fotos e para sentir a natureza mineira.

 

 

Na vila, é possível conhecer o cotidiano rural dos moradores e experimentar delícias tipicamente mineiras, como o pão de canela, tradicional quitanda da região.

 

Lapinha da Serra

Há aproximadamente três horas de Belo Horizonte, localizada no distrito de Santana do Riacho, a Lapinha da Serra é o destino perfeito para quem quer colocar os pés no chão, ter contato direto com a natureza e experimentar as mais saborosas delícias da cozinha de Minas.

 

 

Cercada por lindas cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego e cartões postais naturais, o lugar é também, um paraíso para os amantes de esportes radicais.

 

Lavras Novas

Distrito de Ouro Preto, Lavras Novas é um lugar que ganhou o coração dos turistas nos últimos anos. Se você quer visitar lindas paisagens, conhecer o rico artesanato local e ainda assim ter um pouco de agitação noturna, esse lugar é perfeito.

Os bares e restaurantes da cidade oferecem opções tradicionais e revisitadas para os amantes da cozinha mineira, tudo isso acompanhado de bons vinhos, cerveja mineira e claro, muito ‘causo’ para contar.

As cachoeiras e trilhas da região permitem o contato direto com a natureza, propiciando o clima de tranquilidade e paz que a gente adora.

 

Milho Verde

O antigo arraial de Milho Verde é a terra da histórica personagem Chica da Silva, um lugar de onde a gente não quer mais sair. Ao caminhar pela vila, o turista tem a oportunidade de observar o casario colonial e sua arquitetura tradicional, se encantar com a fé mineira nas igrejas da vila e experimentar a típica comida mineira feita nos fogões a lenha.

 

 

A hospitalidade singela e afetuosa se faz presente do início ao fim da viagem, com certeza esse destino te ganhará também pelo charme e modo de vida de seus habitantes.

 

Ravena

Distrito de Sabará, e há 50 km de Belo Horizonte, Ravena pode até ser um lugar pequeno, mas tem um grande valor histórico e patrimonial. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, possui relevante herança barroca, conservada ainda nos tempos de hoje. 

Além disso, o lugar é sede do festival da banana, evento com três dias de festa, que conta com exposições, cozinhas shows e claro, a oportunidade de experimentar a fruta de diversas formas e apreciar o artesanato local.

 

Não preciso nem dizer que muitos outros versos da música e muitas outras características da mineiridade estão explícitos nesses e em tantos outros vilarejos que encontramos ao viajar por Minas e que, sem sombra de dúvida contam a história desse estado maravilhoso.

E aí, vamos começar a descobrir os vilarejos de Minas? Me conta nos comentários qual o seu próximo destino e quem sabe eu não tenho uma dica e uma música para embalar a viagem?

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?