Turismo em Minas Gerais | Vinhos e Vinícolas em Minas Gerais

64
Foto por: Foto: Lucas de Godoy
Atualizado em: 02/06/2025

 

Vinhos e Vinícolas em Minas Gerais 

Territórios que encantam, sabores que revelam.

Minas Gerais, que transborda cultura, paisagens encantadoras e uma culinária marcante, vem ganhando destaque no cenário vitivinícola nacional. De regiões montanhosas a vales ensolarados, o estado abriga mais de 120 vinícolas que aliam tradição, inovação e muito charme. Cerca de 70% delas já recebem visitantes ou estão se preparando para isso, oferecendo experiências turísticas encantadoras que incluem degustações, passeios e contato direto com a produção. 

Minas tem surpreendido o Brasil (e o mundo) com rótulos premiados e técnicas modernas de cultivo, consolidando-se como um destino promissor para os amantes do vinho. Neste blog, convidamos você a preparar sua taça e descobrir os destinos mineiros onde o vinho é protagonista. Vamos lá?

 

Serra Da Mantiqueira- Sul De Minas

Região com Indicação de Procedência e vinhos premiados

O Sul de Minas é hoje o principal polo vitivinícola de Minas Gerais, com destaque nacional graças à técnica da dupla poda, que permite a produção de vinhos finos no inverno. A região conquistou Indicação de Procedência (IP), selo que reconhece a qualidade dos vinhos locais e seu terroir único.

Andradas - A Terra do Vinho

No Sul de Minas, Andradas se consagra como um dos principais polos vinícolas do estado. Em suas vinícolas abertas à visitação, é possível conhecer os bastidores da produção, degustar diferentes rótulos e até fazer um passeio de balão sobre os vinhedos. 

Vinícolas:

  • Beloto
  • Muterle
  • Marcon
  • Stella Valentino
  • Casa Geraldo

Legenda: Andradas - Lucas de Godoy; Siomara Bonafé Costa; Rodrigo Henrique Barrotte  

 

São Gonçalo do Sapucaí

Com um terroir montanhoso e clima perfeito para a produção de vinhos finos, a região vem ganhando destaque nacional graças à técnica da dupla poda, que permite a colheita das uvas no inverno, resultando em rótulos mais elegantes e estruturados. A vinícola Bárbara Eliodora oferece visitas guiadas, degustações especiais e uma vista privilegiada das montanhas da Serra da Mantiqueira, proporcionando uma experiência completa para os amantes do vinho.

 

Bom Sucesso

Em Bom Sucesso, um destino emergente,  a vinícola Alma Gerais oferece um dia inteiro de experiências como Tour pela vinícola, degustação de vinhos mineiros e almoço de 3 passos no Wine Bar Flutuante.

 

Ijaci

 Às margens do Lago do Funil e com paisagens naturais encantadoras, Ijaci conta a vinícola Tenuta Giarolla  que geram vinhos com a técnica inovadora da dupla poda preservando porém a tradição milenar de viticultura Italiana.

 

Caldas

No entorno da antiga Estrada Real, duas vinícolas dividem as atenções:

  • Vinícola Estrada Real, que produz o rótulo famoso Primeira Estrada, e
     
  • Vinícola Carvalho Branco.
     

As duas  se unem em perfeita sintonia para oferecer uma experiência completa aos apaixonados por vinho e natureza, que incluem visitação, degustação e passeios pelo vinhedo. Uma ótima parada para quem circula pela região do Circuito das Águas.

 

Três Pontas 

A cidade abriga vinhos reconhecidos internacionalmente, como os da vinícola Maria Maria, que já recebeu medalhas no International Wine Challenge. Os visitantes podem agendar uma experiência completa, com tour pela propriedade e almoço harmonizado. A experiência turística, porém, acontece na cidade de Boa Esperança, onde está o espaço da vinícola, incluindo degustações guiadas e harmonizadas.Um luxo rural imperdível! 

 

Legenda: São Gonçalo do Sapucaí - Lucas de Godoy

 

Cordilheira do Espinhaço, Alto Jequitinhonha e Campo das Vertentes

Com altitude elevada, clima seco e projetos de resgate da vitivinicultura, essa região revela rótulos surpreendentes e experiências de tirar o fôlego.

Santana dos Montes 

Próxima a Belo Horizonte, Santana dos Montes mistura vinhos, natureza e história. Com reservas de Mata Atlântica e vinícolas em expansão, é um destino encantador para quem busca tranquilidade, rusticidade e boa bebida, como na vinícola Dos Montes, intimista, com adega à meia-luz e degustação das uvas cultivadas ali mesmo, como merlot, shiraz e cabernet franc. Fica dentro da Fazenda Guarará, a seis quilômetros do Hotel Fazenda da Chácara, que serve os vinhos produzidos localmente.

 

Tiradentes

Além das visitas às vinícolas, Tiradentes oferece experiências que vão além do vinho, como cavalgadas entre os vinhedos e eventos culturais e folclóricos que enriquecem ainda mais a viagem. A cidade abriga a unidade de experiências da Vinícola Luiz Porto, que tem investido na modernização sem abrir mão do charme da produção artesanal.

Embora os vinhedos e a produção estejam localizados em Cordislândia, é em Tiradentes que a vinícola recebe os visitantes para uma verdadeira imersão no mundo do vinho. Por lá, é possível participar de visitas guiadas, conhecer os bastidores da produção de vinhos finos e finalizar o passeio com uma degustação em um ambiente que une perfeitamente história, charme e sabor.

 

Diamantina

Pouca gente sabe, mas Diamantina, além de seu patrimônio histórico, diamantes e serenatas, também vem se destacando na produção de vinhos finos. Com altitudes elevadas e clima favorável, a cidade oferece experiências que aliam tradição, inovação e paisagens marcantes. As vinícolas locais proporcionam visitas guiadas, passeios entre vinhedos e degustações, em uma verdadeira imersão na história e no futuro do vinho mineiro.

Vinícolas:

  • Quinta do Campo Alegre
  • Quinta D’Alva
     

 

Grão Mogol

Situada na Cordilheira do Espinhaço, Grão Mogol abriga a vinícola familiar Vale do Gongo, reconhecida pela qualidade das uvas e dos vinhos produzidos, além de sua atuação na produção de sucos e uvas in natura. Os visitantes podem agendar uma experiência especial na Casa Velha, um espaço romântico e intimista, ideal para degustar os rótulos da vinícola harmonizados com pratos finos, em um ambiente que valoriza os sabores e o charme da região.

 

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Onde o vinho encontra o Cerrado e a Rota do Café

 

Patos de Minas 

Localizadas em Patos de Minas, na região do Cerrado Mineiro, as vinícolas Casa Bruxel e Alma Rios oferecem experiências que vão muito além da produção de vinhos. Ambas se destacam por unir o enoturismo à cultura local, proporcionando momentos que combinam história, sabores e paisagens. Além disso, as duas fazem parte da Rota do Café, trazendo uma proposta que harmoniza o universo dos vinhos com a tradição cafeeira da região.

O clima típico do Cerrado, com inverno seco e solo arenoso de excelente drenagem, favorece o cultivo das uvas e resulta em rótulos de altíssima qualidade, que vêm conquistando apreciadores de várias partes do Brasil.

  • Casa Bruxel - Fazenda Chuá: Visita guiada ao cafezal e aos vinhedos; Degustação harmonizada de cafés especiais e vinhos da casa; Workshops de degustação
  • Alma Rios: Tour pelos vinhedos e pela enoteca; Visitação ao mini zoo, perfeito para famílias; Degustação de rótulos próprios e eventos gastronômicos; Workshop “Vinhos do Cerrado Mineiro”, com aprofundamento no terroir da região

 

Uberaba 

A vinícola Arpuro é a primeira vinícola do Triângulo Mineiro com enoturismo. Localizada a 40 km de Uberaba e 60 km de Uberlândia, a vinícola oferece uma experiência sensorial completa, com visita aos vinhedos, degustação de rótulos selecionados por uma sommelier e um pôr do sol inesquecível no Cerrado Mineiro.

 

Outros destinos e vinícolas em ascensão

Com a expansão do setor, novas vinícolas estão surgindo em municípios fora dos circuitos tradicionais, mas com enorme potencial.

Destaques:

  • Itabira – Terra Rubra Vinhos

  • Itanhandu – Fazenda Serra que Chora

  • Jacutinga – Vinha Duarte Vitivinicultura Ltda, Vinícola Pioli

  • Jequitibá – Vinícola Vertente da Colina

  • Lima Duarte – Vinícola Garcia de Paula

  • Ouro Preto – Quinta Caminhos de Vila Rica e Quinta de Glaura
     
  • Bichinho/Prados – Quinta do Canário e Trindade
     
  • Capitólio –  Quinta do Carcará
  • Passos – Quinta do Canário

  • Patos de Minas – Vinícola Alma Rios, Vinícola Casa Bruxel

  • Piranguçu – Vinícola Ferreira (IGR Caminhos da Mantiqueira)

  • Ritápolis – Quinta da Juliana, Vinhedo Samarias

  • São Bento do Sapucaí – Vinícola Raízes

  • São João da Mata – Vinhos Casa Rodrigo

  • Senador José Bento – Vinícola Alma Mineira

  • Serra do Salitre – Vinícola Família Balerini

  • Serro – Quinta da Lapa, Vinícola Quinta da Lapa

 

A maioria dessas propriedades ainda está em expansão, mas já oferecem receptivo turístico ou estão se preparando para isso.

 

Dica final: não vá só pela taça. Vá pela experiência.

Seja você um enófilo experiente ou alguém que ainda confunde cabernet com caramelo, o enoturismo em Minas oferece algo especial: paisagens encantadoras, cultura rica, acolhimento mineiro e, claro, vinhos que surpreendem até os paladares mais exigentes.

Bora brindar ao que Minas tem de melhor? 

Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!

Sobre o Autor

Larissa Carvalho

Futura turismóloga, apaixonada por explorar novas culturas e descobrir cada cantinho do mundo, mas ainda mais apaixonada pelo meu estado, Minas Gerais!

Comentários

O que eu procuro em Minas?